Páginas filhas
  • Guia de implementacao das APIs TOTVS

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

  • Definir práticas e padrões consistentes para todos os endpoints das APIs da TOTVS;
  • Garantir a utilização mais próxima possível das boas práticas estipuladas pelos padrões REST/HTTP;
  • Tornar os serviços da TOTVS acessíveis através de APIs facilmente compreendidas e documentadas para desenvolvedores e consumidores.

Nota
titleImportante!

prop1.prop2.prop3.Atente-se para esta documentação. Para garantir um bom desenvolvimento de APIs publicas ou privadas, é imprescindível que os passos a seguir sejam respeitados.

...


Informações
titlelimites

A API deve suportar a expansão de até dois níveis de propriedade de retorno, ex: prop1.prop2.prop3.

Nos casos em que o objeto tenha uma sub coleção é recomendável que o numero número máximo de registros dessa coleção não deve ultrapassar ultrapasse 20 registros. Se houver a necessidade de retornar de retornar mais itens deve-se , considerar criar um endpoint especifico para retornar a coleção com suporte a filtro, ordenação, etc.

Requisições Assíncronas.

Ao realizar um POST, PUT ou DELETE em um recurso que executa seu processamento de maneira assíncrona, o mesmo DEVE retornar o código 202 Accepted, com cabeçalho location apontando para um recurso temporário que permita o acompanhamento do status da requisição. 

Processando

Ao realizar o GET no recurso temporário, enquanto ainda estiver sendo processado, o mesmo DEVE retornar o código 200 e um JSON com a propriedade status definida como “pending”. Esse retorno PODE, e é uma boa prática, retornar a propriedade progress, informando o percentual de conclusão da operação solicitada.

Outra propriedade que PODE constar nesse retorno é a canCancel. Quandodefinida como “true”, significa que cancelar aquele processamento é permitido para o client. Quando inexistente, ou definida como “false”, o cancelamento não está permitido.


Bloco de código
languagejs
titleExmplo
{
        "status": "pending",
        "progress": "30%",
        "canCancel": true
}


Para cancelar a execução do processamento, quando permitido, o client deve executar DELETE no recurso temporário.

Finalizada – Erro

Ao acessar o recurso temporário que finalizou seu processamento com erros, retorna o erro adequado, conforme definido em Mensagens de Erro  e Código 4xx versus 5xx


Finalizada – Sucesso

Ao acessar o recurso temporário que finalizou seu processamento com sucesso, o mesmo DEVE retornar o código 303 (See Other) com o cabeçalho Location, apontando para endereço do real recurso criado.

A deleção do recurso temporário não é obrigatória e PODE ser feita através de DELETE do client, ou através do próprio server, após um tempo determinado para expirá-lo. Nesse segundo caso, ao tentar acessá-lo DEVE retornar 410 (Gone).

Versionamento


...