LIBERAR PERÍODO DE ESTORNO

Objetivo

Gerar integração de períodos de estorno com o backoffice PROTHEUS permitindo abater o movimento original liberando os saldos para posteriores consumos no contrato.

Problemas Encontrados

 

Com funciona o estorno no PROTHEUS

Pedido de compra enviado pelo TOP com a situação de faturado (nota de entrada registrada)

Criar um pedido de venda no modulo Faturamento com o tipo devolução, necessário informar no item do pedido de venda a nota e o item de devolução. Ao criar o tipo devolução o sistema permite informar um fornecedor.

Pedido de venda enviado e faturado no PROTHEUS (nota de venda registrada)

Criar uma nota fiscal no compras do tipo devolução. Informar no item da nota de devolução o número da nota e o item da NF de origem.  Ao criar o tipo devolução o sistema permite informar um um cliente.

 

Conclusão

Conforme o detalhamento nos tópicos acima, falta a definição do código de movimento para o estorno. Com relação ao cliente e fornecedor pode ser o mesmo do contrato se procedermos com a utilização do(s) processo(s) de devolução do PROTHEUS.

Hoje não temos como identificar a nota relacionado ao período normal (origem) ao enviar o pedido do estorno. Porém, conseguimos identicar o pedido do período (origem) que esta sendo estornado e podemos enviar nas tags "OrderId" e "OrderItem" (vide  XSD Item da ORDER) que existem no item da ORDER. Nesta caso sugiro adicionarmos uma tag para identificar o tipo de pedido o que possibilitaria ao PROTHEUS determinar o que fazer no recebimento, seguindo o fluxo para efetivar o estorno. Valido somente para pedidos faturados. Os não faturados devem ser cancelados.

Alterar o processo de cancelamento se permitido.

Outro forma para tratamento é criação de uma mensagem específica e processo para tratamento do envio e cancelamento da mesma.

XSD Item da ORDER