Através deste item, estabeleça para cada almoxarifado secundário um par-estoque, que é a quantidade de cada item usado regularmente por esse almoxarifado, ou seja, o suficiente para ele operar em condições "normais".
Manter um par-estoque tem 3 propósitos:
1 – Determinar o consumo médio de cada produto em um (ou mais) pontos de venda.
2 – Estabelecer um controle visual para a administração.
3 – Diminuir a quantidade de vezes que se deve ir ao almoxarifado principal para substituir produtos.
Esta função deve ser executada com o usuário logado em um almoxarifado principal.
O resultado será uma requisição de transferência do almoxarifado principal logado para os almoxarifados secundários, onde:
QUANTIDADE SOLICITADA = PONTO DE REPOSIÇÃO – SALDO ATUAL - QUANTIDADE EM REQUISIÇÕES PENDENTES
Antes de usar esta função, verifique se no almoxarifado principal:
O almoxarifado secundário está marcado para usar par-estoque (no subitem Cadastros – Almoxarifado – Novo ).
E logado no almoxarifado secundário, verifique se:
O campo Ponto de Reposição (da tela Cadastros - Produto - Premissas para Gestão de Estoque ) foi preenchido para os produtos, para cada almoxarifado secundário onde se queira operar com par-estoque.
Obs.: É importante que haja no almoxarifado principal quantidade suficiente do produto, cuja requisição será gerada automaticamente.
Exemplos: O almoxarifado Bar tem uma determinada quantidade de bebidas, com as quais deve abrir o PDV diariamente. Já a cozinha tem os itens necessários para produzir os pratos da carta, dentro de uma quantidade já, previamente, definida e informada ao sistema.
Esta quantidade deve ser suficiente para suprir as necessidades de um período ativo de funcionamento do bar (pode ser um ou vários dias, de acordo com a capacidade de armazenamento).
Em números, se o par-estoque de coca-cola no Bar é de 100 latas, o saldo atual é de 20 e existe pedidos por 10, o sistema vai gerar uma requisição por 100 – 20 - 10 = 70 latas.