Árvore de páginas

Ressuprimento do Estoque

Proporcionar condições aos usuários do EMS de obterem maiores vantagens nas negociações de compras com seus respectivos fornecedores, diminuindo o risco de ficar sem quantidade ideal de matéria-prima no estoque.

Visão Geral

Uma administração de estoques adequada à política empregada pela empresa pode trazer resultados muito interessantes para o processo de controle de materiais como um todo, principalmente nas áreas diretamente relacionadas à Administração de Materiais, como: Compras, Recebimento, Controle de Qualidade e o próprio Controle dos Estoques. Nesse caso, a figura do Administrador de Materiais passa a influenciar ativamente no processo.  O mesmo poderá tomar decisões em relação aos itens que realmente devem ser comprados na data e quantidade sugerida pelo sistema, os que até então seriam encaminhados ao departamento de Comprasou se será necessário esperar uma próxima oportunidade para providenciar a aquisição do mesmo.

Nesse processo serão descritas as principais características e parametrizações do sistema EMS. Dessa forma, o ressuprimento de estoque dos itens de demanda independente será utilizado obtendo maiores vantagens nas negociações de compras com os respectivos fornecedores, diminuindo o risco de ficar sem quantidade ideal de matéria-prima no estoque.

O ressuprimento do estoque para itens comprados de demanda independente pode ser definido por estabelecimento, de três maneiras diferentes:

  • Manual.

  • Periódico.

  • Ponto de Encomenda.

 

Nota:

Serão levados em consideração somente os itens de demanda independente que não são obsoletos, e que possuam a opção de geração de ordens de compra de maneira automática.

 

As principais funções que influenciam diretamente no ressuprimento do estoque são:

  • Manutenção Estabelecimento Estoque (CD0611): nessa função serão definidos os estabelecimentos principal e padrão, as contas contábeis, e as definições das classes ABC dos itens;
  • Manutenção Item x Estabelecimento (CE0330): nessa função serão definidos os tipos de ressuprimento, selecionada a frequência de fornecimento, informada a criticidade de compras e estocagem, o ponto de encomenda e data do último ressuprimento. O sistema procura primeiramente nesse cadastro, a existência do relacionamento do item x estabelecimento, para utilizar as informações necessárias para a geração da ordem. Caso essas informações não existam, serão procurados os saldos do item em todos os estabelecimentos. Os mesmos serão comparados com os dados correspondentes ao item (lote econômico, ponto de encomenda, etc), para finalmente gerar a ordem de compra;
  • Função Atualização Frequências (CD0518): nessa função serão definidos os tipos de frequências, as datas de referências e intervalos de dias utilizados quando da geração das ordens de compras para o item, conforme selecionado na função Manutenção Item x Estabelecimento (CE0330), previamente informada. Essa função será utilizada quando do ressuprimento periódico;
  • Manutenção de Itens do Estoque (CE0106): nessa função serão definidos os tipos de ressuprimento, a frequência de fornecimento, a criticidade de compras e estocagem, o ponto de encomenda e data do último ressuprimento. O sistema procura primeiramente nesse cadastro, a existência do relacionamento do item x estabelecimento, para utilizar as informações necessárias para a geração da ordem. Caso essas informações não existam, serão procurados os saldos do item em todos os estabelecimentos. Os mesmos serão comparados com os dados correspondentes ao item (lote econômico, ponto de encomenda, etc), para finalmente gerar a ordem de compra;
  • Manutenção de Itens de Materiais (CD0138): nessa função será definido o prazo médio de ressuprimento do fornecedor, assim como o prazo médio para o ressuprimento de compras por ponto de encomenda.

 

A diferença básica entre os métodos de reposição, pelo ponto de encomenda e periódica, é que no primeiro a ordem de reposição é acionada quando o estoque atual atinge um determinado nível e a quantidade a comprar é sempre fixa. No segundo, a ação da reposição é informada periodicamente, em intervalos fixos de compra para quantidades que variam.

Entretanto essa diferença só será verificada quando a demanda, o período de espera, ou ambos parâmetros oscilam a taxas probabilísticas. Quando esses fatores são constantes, as quantidades de reposição calculadas tanto por um quanto por outro se equivalem.

Os atrasos ou as antecipações do prazo de entrega de um item contribuem para desequilibrar qualquer modelo de estoque. Nesse caso, é importante que a empresa possua um acompanhamento eficiente das aquisições realizadas, a fim de manter o tempo de demora da obtenção do material dentro dos parâmetros estabelecidos.

Já o ressuprimento manual foi implementado para clientes com a necessidade de utilizar a função de implementar solicitações de materiais para ressuprimento de estoque, sendo que um material com essa característica não será considerado quando da geração das necessidades de compras pelo algoritmo periódico, nem pelo ponto de encomenda.

Conceitos

Consumo Previsto

Consumo Previsto Projetado

Criticidade de Compra e Estocagem

Definição de Parâmetros para Ressuprimento Diferenciados para Item x Estabelecimento

Definição do Tipo de Ressuprimento de Estoques do Item

Fator de Ponderação

Fator de Refugo

Geração das Necessidades de Compras

Horizonte Fixo

Lote Econômico

Ressuprimento de Estoque para Materiais de Demanda Independente

Ressuprimento Manual

Ressuprimento Periódico

Ressuprimento por Ponto de Encomenda

Ruptura do Estoque

Saldo Disponível para Ressuprimento de Estoques

Tempo de Reposição

Tipo de Demanda no Estoque

Conteúdo Relacionado :

HOW TO:

How To - Ressuprimento de Estoques

Neste vídeo você irá aprender como realizar o ressuprimento de estoques por ponto de encomenda.
Será possível avaliar a situação de cada item, inclusive os dados da formula de ponto de encomenda.
Podemos também visualizar graficamente a projeção do estoque.


  • Sem rótulos