Índice


       


Objetivo


       O objetivo deste documento é auxiliar na configuração do Smart Client RM e da atualização automática (TOTVS Update) dos servidores e do próprio Smart Client. 

Introdução


        O TOTVS Update é utilizado para realizar atualizações automáticas no ambiente 3 Camadas, seja Client (Smart Client) ou Server (Host). O TOTVS Update é utilizado para atualizar o ambiente, já o SmartClient, é utilizado para instalar o sistema para comunicação via HTTP. Para configurar o SmartClient é necessária a configuração do TOTVS Update, pois os dois compartilham o servidor de Atualização. 

         O Smart Client RM nada mais é que o mesmo RM.exe utilizado nos ambientes locais e três camadas, e utiliza protocolo TCP ou HTTP para se comunicar com o servidor de aplicação, o Host.


Atenção!

O TOTVS Update não foi projetado para atualização dos Portais RM (Ex: Corpor.Net, Portal Educacional, FrameHTML).

O TOTVS Update não é um instalador RM, trata-se de uma configuração realizada no RM.

Observação

Não é possível utilizar o Smart Client ou TOTVS Update para funcionalidades ainda em Delphi.

        Como funciona:

O TOTVS Update atualiza automaticamente o ambiente de acordo com a versão de uma máquina específica, utilizada como "Servidor de atualização".
O Servidor de atualização é uma instalação Server do RM, portanto é necessário atualizar manualmente, através de um instalador, o "Servidor de Atualização" com a versão que será replicada para outras estações.
É necessário reiniciar os serviços Host do RM no Servidor de Atualização, para que os novos arquivos sejam disponibilizados para o SmartClient receber as atualizações.

        Exemplo: TOTVS Update é utilizado para atualizações automáticas do sistema RM entre Releases (Ex.: 12.1.12 para 12.1.13) e Patchs (Ex.: 12.1.12.111 para 12.1.12.112) em ambientes 3 camadas.

        O "Servidor de atualização" pode ser o próprio ou um dos servidores de aplicação, ou seja, onde estará sendo executado o HOST que irá responder pelo Smart Client RM.

(informação) Ao realizar a instalação inicial no "Servidor de atualização" utilize a camada "Server".

Como configurar 


Importante

Para uma melhor estabilidade e gestão de configuração do ambiente, sugerimos que utilizem o configurador global. Mais informações podem ser acessadas clicando aqui.

       A partir da versão 12.1.22 pode-se configurar o TOTVS Update durante a instalação da BibliotecaRM:

Na instalação da BibliotecaRM 12.1.22 foi implementado a opção de Configuração do TOTVS UPDATE.

A opção para configurar o TOTVS Update ficará localizada na tela de Configurações do instalador e  somente será habilitada quando o tipo de instalação for N camadas, de acordo com o tipo de camada selecionada, conforme imagem abaixo:

Tipos de Instalação:

  • Ambiente N Camadas Client

Após marcar a opção para configurar o TOTVS Update, será necessário informar o nome do servidor e porta do servidor de atualização. Assim, a instalação atualizará o arquivo RM.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServer" value="host:porta"/>, onde o host e porta informados na tela serão informados no valor desta TAG.

  • Ambiente N Camadas -> Servidor de Aplicação (AppServer)

Após marcar a opção para configurar o TOTVS Update, a instalação atualizará o arquivo RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServerEnabled" value="true"/>. e também atualizará o arquivo RM.exe.config com a propriedade <add key="UpdateServer" value="host:porta"/>, onde o host e porta informados na tela serão informados no valor desta TAG.

No caso de uma instalação que possua múltiplos hosts, apenas o primeiro host terá seus arquivos de configuração alterados.


Observação:

A configuração do TOTVS Update não estará disponível para o tipo de camada Servidor de Processos (JobServer) ou para Ambiente Local. Lembrando que o AppServer e JobServer são atualizados manualmente, via instalador.


         Veja como configurar o TOTVS Update manualmente: Para que o TOTVS Update funcione é necessário alterações no arquivo .Config de acordo com a camada que receberá atualizações.
 

    Para habilitar o serviço de atualização insira a tag <add key="UpdateServerEnabled" value="true"/> no arquivo RM.Host.Service.exe.Config, no caminho: C:/TOTVS/CorporeRM/RM.net e reinicie o serviço do HOST.

    Ainda no servidor de atualização, é preciso inserir a tag <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> no arquivo RM.exe.Config.

    (informação) Veja o exemplo dos arquivos de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config e RM.exe.config

    O servidor de aplicação pode ser utilizado como servidor de atualização, entretanto neste cenário, onde a maquina de app é a mesma de atualização, não se deve realizar a configuração de atualização do server com as tags abaixo no arquivo RM.Host.Service.exe.config:

    <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

    <add key="UpdateStartTime" value="HH:mm"/> - Informe o horário que o servidor iniciará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.
    <add key="UpdateEndTime" value= "HH:mm"/> - Horário que o servidor finalizará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

    Tal apontamento é desnecessário, pois a atualização desta máquina deverá ser realizada manualmente.

    Para que um ambiente Server seja atualizado é necessário inserir no arquivo RM.Host.Service.exe.Config, no caminho C:\totvs\CorporeRM\RM.net, as tags:

    <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.

    <add key="UpdateStartTime" value="HH:mm"/> - Informe o horário que o servidor iniciará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

    <add key="UpdateEndTime" value= "HH:mm"/> - Horário que o servidor finalizará a busca por atualizações no Servidor de Atualização.

    (informação) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config

    (informação) A partir da versão 12.1.13 o instalador do sistema, oferece a opção de instalação como JobServer ou AppServer. O Servidor de atualização pode ser configurado como JOB ou APP, pois nenhuma dessas opções interferem em sua execução.

    Exemplo, em um ambiente N camadas os servidores seriam JobServer, Aplicação e Atualização.

    (aviso) ATENÇÃO:

    Não é recomendado a utilização do Servidor de Atualização como JobServer ou AppServer. Indicamos sua exclusividade para as atualizações.



    (informação) Ao encontrar atualizações disponíveis, o serviço RM.Host.Service.exe será finalizado para que as atualizações sejam realizadas.
    Finalizadas as atualizações o serviço será reiniciado.
    É necessário reiniciar o serviço para que os novos arquivos sejam disponibilizados para o SmartClient receber as atualizações.

    (aviso) ATENÇÃO:

    Caso exista(m) usuário(s) ou serviço(s) utilizando o ambiente, ele(s) serão desconectado(s)!

    Quando o Host estiver rodando com o usuário "NETWORK SERVICE" será necessário utilizar um usuário de rede ou da máquina com privilégios necessários para gerenciar os serviços, pois o RM.Update não tem permissão suficiente para subir novamente o serviço do Host.

    :





    (informação) O servidor de aplicação pode ser utilizado como servidor de atualização, entretanto neste cenário, onde a maquina de app é a mesma de atualização, não se deve realizar a configuração de atualização do server com as tags <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização utilizará.



    (informação) Quando o ambiente utilizar balanceamento nativo, com múltiplos hosts (host1, host2), as tags do Totvs Update devem ser configuradas apenas no config de um dos hosts. Exemplo: RM.Host.Service.exe.config, RM.Host.Service1.exe.config ou  RM.Host.Service2.exe.config. Não se deve realizar a configuração em todos os configs, pois não existe balanceamento para o Totvs Update.

    Caso o Sistema RM já esteja instalado no Servidor de Atualização, utilize o passo a passo contido no link abaixo:

       Configuração para simular 3 camadas - JobServer

    Para que um ambiente Client seja atualizado é necessário inserir no arquivo RM.exe.Config, no caminho: C:\totvs\CorporeRM\RM.net, a tag:

    <add key="UpdateServer" value="host:porta"/> - Informe o nome da máquina e porta que o HOST do Servidor de Atualização está utilizando.


    (informação) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.exe.config

    Enquanto o Sistema RM estiver atualizando, o serviço RM.Host.Service.exe será finalizado. Assim todos os usuários serão desconectados do sistema.

    Ao iniciar o aplicativo RM.exe será exibida a tela de verificação de atualização do sistema.

    Caso haja alguma alteração de versão, release ou patch do Sistema RM no Servidor de Atualização, o sistema irá iniciar o processo de atualização e depois abrirá normalmente.

    Para download do RM.exe (smart client), basta acessar o link conforme exemplo abaixo:

    http://Servidor_na_nuvem:8051/wsUpdate

    (informação) Composição do link: Http://<endereço do host>:porta(8051 por default)/wsUpdate;

    A tag UpdateServerEnabled deve estar configurada = true, caso contrário o acesso a este link será desabilitado pelo Host.


    Ambientes que utilizam SSL

    Em ambientes que utilizam SSL o link muda para:

    https://Servidor_na_nuvem:8051/wsUpdate/Index


    Caso não consiga acessar o link, verifique se a porta está liberada. Para isso, execute o seguinte comando no cmd do Server:

    netsh http add urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService

    Será apresentada a tela a seguir, clique em "Aqui":

    Tela de Download do Client SmartClient:

    A partir da versão 12.1.2209 será apresentada a tela abaixo, nesse caso, clique em "Download":

                                     

    Após fazer o download do arquivo e execute-o. Será iniciada a instalação do Sistema RM.

    Instalador do SmartClient:

    Observação

    • Caso já exista instalação do Sistema RM no computador Client ou TS, faça a desinstalação do mesmo.
    • É necessária a configuração do Servidor de Atualização (TOTVS Update) para utilizar o TOTVS SmartClient.
    • O executável baixado não deve ser renomeado, para o correto funcionamento do Smart Client.


    Caso a tela abaixo seja apresentada, siga os passos a seguir:

    Página de erro SmartClient

    1. Acesse os serviços do Windows(Painel de Controle/ Ferramentas Administrativas/ Serviços), clique com o botão direito sobre RM.Host.Service, depois em Propriedades.

      Serviços do Windows











    2. Na aba Logon marque a caixa Conta do Sistema Local e depois clique em OK.

    Propriedade do serviço RM.Host.exe

    A tag <add key="UpdateLogEnabled" value="true" /> pode ser habilitada nas estações que serão atualizadas. Desta forma ao executar o TOTVS Update será gerado o arquivo de log "_updatelog.txt", na pasta do RM contendo informações da atualização.

    Para otimizar o processo de instalação/atualização através do TOTVS Update é possível definir uma pasta compartilhada na rede que será utilizada como cache dos arquivos baixados do servidor de atualização.

     Para habilitar o cache, é necessário adicionar uma nova chave no arquivo de configuração do Host (RM.Host.Service.exe.config).

      <add key="UpdateCachePath" value="\\SERVIDOR\PASTA"/>

    Quando esta opção é ativada, o cliente irá primeiro verificar se o arquivo a ser atualização já foi baixado por outro cliente e em seguida fará a cópia do mesmo a partir desta pasta da rede.

    Para o correto funcionamento, todos os clientes deverão ter acesso de escrita e leitura nesta pasta compartilhada.

    Caso o arquivo não tenha sido baixado, o primeiro cliente que fizer o download do servidor irá fazer a atualização do arquivo na pasta de cache para que outros clientes que forem fazer a atualização busquem o arquivo nesta pasta.

    Observações

    • Caso o cliente não tenha acesso a esta pasta, o arquivo será baixado do servidor normalmente.
    • A atualização do client, só será executada caso o serviço de host do servidor de atualização esteja ativo, independente de existir ou não arquivos de atulaização no diretório compartilhado.
    • A tag para utilização do cache de download deve ser adicionada apenas no arquivo de configuração do host do servidor de atualização. Não é necessário adicionar a tag nos clientes.

    (informação) Veja o exemplo do arquivo de configuração para este cenário: RM.Host.Service.exe.config

    Observação

    Para a execução de TLS 1.1 e 1.2 no Windows 7 é necessário adicionar os registros abaixo, visto que são os protocolos de comunicação ativos atualmente e que por padrão não são ativos na versão Windows7:

    Windows Registry Editor Version 5.00

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.1\Client]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.1\Server]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.2\Client]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    [HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Control\SecurityProviders\SCHANNEL\Protocols\TLS 1.2\Server]
    "DisabledByDefault"=dword:00000000

    Arquivo disponível para download: Arquivo.reg

    Observação

    O TOTVS Update atualizará os ambientes de acordo com a versão instalada/utilizada no Servidor de atualização.
    É necessário reiniciar os serviços Host do RM no Servidor de Atualização, para que os novos arquivos sejam disponibilizados para o SmartClient receber as atualizações.

    Download do SmartClient

    O processo de atualização do Smart Client é seguro e não causará dano algum a(s) máquina(s) envolvida(s) nesse processo. Caso algum antivírus instalado na(s) máquina(s) envolvida(s) aponte o RM.exe (Smart Client) como ameaça, inclui-a o executável na lista de exceções do antivírus, caso o download tenha sido bloqueado pelo anti-vírus, ou simplesmente prossiga com a execução, caso o antivírus não tiver bloqueado o download do instalador.

    Para minimizar a taxa do antivírus apresentar o arquivo como risco, a partir da release 12.1.28 e dos patches 12.1.27.169 e 12.1.26.214 , mantemos a assinatura digital do instalador e o arquivo baixado do Smart Client terá no seu nome o domínio + porta de download, se informados na URL do wsUpdate. 

    Exemplo do nome do arquivo:

    • Executável baixado: "RM.Install localhost..8051.exe"

    Importante: O executável baixado não deve ser renomeado, para o correto funcionamento do Smart Client.

    Configuração para Acesso Externo


            Existem duas formas de realizar a configuração do Smart Client para acesso externo:

    • 1º Configuração:

            Publicar o servidor de App e de Atualização, Em seguida no arquivo de configuração, informe o endereço externo na tag "updateserver" e no "host", conforme exemplo no print abaixo:

    • 2º Configuração:

            Realizar a configuração de Gerenciador de config global no ambiente conforme documentação Gerenciador de Config        

            Segue abaixo, print com exemplo do conteúdo do arquivo após a configuração do config global:

    Para saber mais sobre como configurar o Totvs Update para acesso local e remoto, clique aqui.



    Problemas de comunicação com o servidor de atualização

    A partir da versão 12.1.2306 foi adicionada uma funcionalidade para auxiliar na atualização e utilização do sistema quando ocorrer algum tipo de problema ou erro na comunicação com o servidor de atualização.

    Caso o servidor esteja fora do ar no momento da inicialização do RM, será apresentada uma tela para que o usuário decida o que fazer, "Tentar Novamente" e repetir o processo de atualização ou descartar a atualização e abrir o RM na versão anterior.


    "Sim" para Tentar Novamente ou "Não" para abrir o RM na versão anterior.




    Produto: Framework

    Versão: 12.1.18 ou superiores

    Processo: Smart Client RM e Totvs Update