Para que um lançamento possa ser recebido através da sessão de caixa o operador deverá primeiramente realizar a Pesquisa de Lançamentos e selecionando os registros que serão pagos. Avançando para a tela de recebimento, irá definir uma ou mais formas de pagamento cadastrados/ativos.
Caso selecione um valor inferior ao total a ser recebido, será apresentado automaticamente o valor restante até o valor ser zerado.
A seguir vamos detalhar o comportamento das formas de pagamento disponíveis, considerando os tipos primitivos.
Nesse ponto será demonstrado o comportamento para recebimento em dinheiro e outros meios com tipo primitivo diferentes de cartão, cheque ou PIX.
Após a seleção dos lançamentos a receber e adicionar as formas de pagamento com os tipos mencionados anteriormente, o operador deve acionar a opção "Confirmar Pagamento". Nesse momento o sistema irá realizar a baixa e atualizará as informações do lançamento.
A partir da integração com o TOTVS Pagamento Digital é possível realizar recebimentos do contas a receber com PIX.
Para realizar o recebimento com PIX, ao abrir a sessão de caixa deve ser marcado o parâmetro Habilitar PIX, e ao fazer a baixa deve ser selecionado um meio de pagamento cadastrado com o tipo primitivo Pagamento Instantâneo (PIX).
TOTVS Pagamento Instantâneo/Pagamento Digital
Para que seja possível realizar o pagamento com PIX é necessário que tenha sido realizada a Parametrização do TOTVS Pagamento Instantâneo / TOTVS Pagamento Digital.
Para facilitar o recebimento de parcelas a receber, a Sessão de Caixa foi integrada com a solução SiTef da Software Express, validando a baixa de lançamentos a receber com cartões de Crédito e Débito, com transações através do SiTef em integração com PinPad, permitindo a emissão de comprovantes não fiscais.
Para utilizar esse tipo de pagamento, é necessário que o estabelecimento utilize a solução SiTef, comercializada pela Bematech, integrada a um PinPad, conectado ao terminal para realizar as transações.
Importante
A instalação do SiTef e as DLLs de interface de integração do SiTef para utilizar o Pinpad, são de responsabilidade da Software Express. As DLLs de interface de integração devem ser inseridas dentro da pasta onde o RM.exe se encontra.
Observação: Deve se atentar aos terminais para se inserir as DLLs, pois as configurações podem ser de 32 e 64 bits.
Para ver as parametrizações específicas do PinPad e do TEF acesse a página onde está a Parametrização do Novo Módulo de Caixa e veja as orientações que estão em Etapa | TEF e TEF Filial.
Além dessas configurações, é possível configurar as opções de parcelamento com Cartão de Crédito.
Nesse ponto será demonstrado o comportamento para recebimento com cartão, podendo ser Débito ou Crédito.
Após a seleção dos lançamentos a receber o operador deve adicionar as formas de pagamento, no caso de pagamentos por Cartão de Crédito ele pode informar o parcelamento.
Parcelamento
Para os recebimentos por Cartão de Débito, o processo é similar ao de pagamento em dinheiro ou outros, pois não há a seleção de parcelas. Após adicionar as formas de pagamento, o operador deve selecionar a opção "Confirmar Pagamento".
Caso esteja parametrizada a integração com o SiTef o sistema fará a comunicação com o PinPad e iniciará o processo de integração, a seguir veremos como se dá o processo de baixa com essa integração e também como é que é feita a baixa com cartão sem ela.
Integração SiTef
Para Configurar o TEF veja a documentação de Parametrização do Novo Módulo de Caixa tanto os Parâmetros Gerais | TEF, como os Parâmetros da Sessão de Caixa | Permissão definidos em sua abertura.
No Novo Módulo de Caixa o recebimento com cheque pode ser executado selecionando os meios de pagamento Cheque ou Cheque Pré-datado na nova tela de recebimentos como demonstrado a seguir:
Para essas opções ao escolher a opção "Confirmar Pagamento" o sistema apresentará a mesma tela de recebimento com cheque que é exibida no processo de Baixa.
Lançamento(s) com recebimento/pagamento via cheque
Não será possível realizar a baixa de lançamento(s) com recebimento/pagamento via cheque através do Novo Módulo de Caixa. Logo, esse(s) lançamento(s) não serão exibidos na tela de pesquisa quando forem pesquisados.
Nova tela de Recebimento com Cheque
A funcionalidade de recebimento com cheque realizada através do novo modulo de caixa tem previsão de migração para PO-UI nas próximas releases.
Para tornar o processo de recebimento mais fluido, é possível utilizar a tela de recebimento do Novo Módulo de Caixa através da visão de lançamentos integrada aos módulos da Linha RM. Essa funcionalidade estará disponível para o cliente que habilitar o uso do Novo Módulo de Caixa em sua base.
Estando habilitado o Novo Módulo de Caixa, para o usuário tenha uma Sessão de Caixa Aberta e a mesma esteja Ativada, quando o mesmo acessar a visão de lançamentos integrada aos módulos da Linha RM ele verá um novo ícone que permite realizar os recebimentos.
Quando temos a listagem de lançamentos financeiros na visão de lançamentos, é possível selecionar mais de um registro, ao clicar no ícone "Recebimento de Pagamento" é aberta uma janela com o processo de recebimento da Sessão de Caixa, onde o usuário deve selecionar os meios de pagamento, adicioná-los e ao final usar a opção Confirmar Pagamento. O processo será iniciado de acordo com o meio selecionado, como demonstrado nas abas desse documento.
No exemplo a seguir temos a demonstração do recebimento do financeiro de um movimento do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, bem como, da tela final confirmando o recebimento com sucesso.
Para refletir o status do recebimento no lançamento, após o recebimento o usuário deve clicar no ícone (atualizar), então o lançamento terá o status atualizado.
A integração da contabilização dos recebimentos pelo Novo Módulo de Caixa é feita de forma que as intercorrências não gerem uma paralisação no processo do recebimento, a partir dessa nova versão ao realizar um recebimento em que houver diferença na contabilidade, a baixa será realizada e a contabilização será feita posteriormente.
Essa alteração foi feita considerando que o Operador do Caixa na maioria das vezes não é o mesmo responsável por avaliar a contabilização dos lançamentos e que o cliente que está efetivando o pagamento não pode ser afetado por qualquer intercorrência no processamento das integrações que são feitas posteriores à baixa sistêmica.
Por isso, quando há uma falha na contabilização o processo é finalizado na ponta do Operador e do Cliente, mas o sistema faz novas tratativas que permitem o ajuste posterior dessa contabilização:
- O primeiro tratamento feito é que o lançamento tem seu tipo contábil alterado para "Baixa a Contabilizar" e pode ser contabilizado através do processo "Contabilizar lançamentos baixados".
- O sistema cria automaticamente um job para a contabilização a ser executado logo em seguida, esse job pode ser verificado através da visão de Jobs (menu Ambiente | Processos | Gerenciamento de Jobs).
- Ao encerrar a nova sessão de caixa através da tela da própria sessão no Novo Módulo de Caixa, é exibida uma mensagem informando que alguns lançamentos não tiveram suas baixas contabilizadas.
- No log da sessão de caixa visível através do Gerenciar Caixas também haverá um registro informando que alguns lançamentos não tiveram suas baixas contabilizadas.
DICA
Como acompanhar e realizar a contabiliação das baixas que apresentaram problemas ?
- Contabilizar
Para contabilizar as baixas e visualizar a necessidade de ajuste contábil é necessário executar o processo Contabilizar Itens de Baixa.
Este processo pode ser agendado conforme a necessidade da empresa, com a possibilidade de informar uma lista de emails que será notificada quando o mesmo for executado.
- Acompanhar
Na tela de Baixas realizadas de lançamentos, é possível realizar filtros por período de data conforme a necessidade de acompanhamento, e por tipo contábil que representam que a contabilidade de baixa ainda não foi realizada.
Quando mais de um lançamento são selecionados para pagamento, é possível definir a forma como os valores dos lançamentos serão consumidos. Há duas opções, proporcional ao valor líquido e na ordem dos lançamentos a partir do campo Referência (identificador do lançamento). Para configurar acesse o Assistente de Implantação de Processos passo Contas a Receber → Caixa → Módulo de Caixa → Gerais, opção Forma do Rateio dos Valores na Baixa.
- Proporcional ao Valor Líquido: os valores, para cada meio de pagamento, serão rateados de forma proporcional ao valor líquido de cada lançamento.
- Ordem dos lançamentos por Referência: os valores, para cada meio de pagamento, serão consumidos do lançamento de menor referência para o de maior. A ordem de aplicação dos meios de pagamentos informados é: Sitef, cartão manual, dinheiro, Pix, cheque.