Para que um lançamento possa ser recebido através da sessão de caixa o operador deverá primeiramente realizar a Pesquisa de Lançamentos e selecionando os registros que serão pagos. Avançando para a tela de recebimento, irá definir uma ou mais formas de pagamento cadastrados/ativos.

Caso selecione um valor inferior ao total a ser recebido, será apresentado automaticamente o valor restante até o valor ser zerado.




A seguir vamos detalhar o comportamento das formas de pagamento disponíveis, considerando os tipos primitivos.

    Nesse ponto será demonstrado o comportamento para recebimento em dinheiro e outros meios com tipo primitivo diferentes de cartão, cheque ou PIX.

    Após a seleção dos lançamentos a receber e adicionar as formas de pagamento com os tipos mencionados anteriormente, o operador deve acionar a opção "Confirmar Pagamento". Nesse momento o sistema irá realizar a baixa e atualizará as informações do lançamento.



    Quando o recebimento for em dinheiro e o valor apresentado ao Operador for maior que o valor do lançamento, o valor de troco será exibido na tela e também no log da Sessão do Caixa.

    A partir da integração com o TOTVS Pagamento Digital é possível realizar recebimentos do contas a receber com PIX. 

    Para realizar o recebimento com PIX, ao abrir a sessão de caixa deve ser marcado o parâmetro Habilitar PIX, e ao fazer a baixa deve ser selecionado um meio de pagamento cadastrado com o tipo primitivo Pagamento Instantâneo (PIX).

    TOTVS Pagamento Instantâneo/Pagamento Digital

    Para que seja possível realizar o pagamento com PIX é necessário que tenha sido realizada a Parametrização do TOTVS Pagamento Instantâneo / TOTVS Pagamento Digital.



    Para facilitar o recebimento de parcelas a receber, a Sessão de Caixa foi integrada com a solução SiTef da Software Express, validando a baixa de lançamentos a receber com cartões de Crédito e Débito, com transações através do SiTef em integração com PinPad, permitindo a emissão de comprovantes não fiscais.

    Para utilizar esse tipo de pagamento, é necessário que o estabelecimento utilize a solução SiTef, comercializada pela Bematech, integrada a um PinPad, conectado ao terminal para realizar as transações.

    Importante

    A instalação do SiTef e as DLLs de interface de integração do SiTef para utilizar o Pinpad, são de responsabilidade da Software Express. As DLLs de interface de integração devem ser inseridas dentro da pasta onde o RM.exe se encontra.

    Observação: Deve se atentar aos terminais para se inserir as DLLs, pois as configurações podem ser de 32 e 64 bits.

    Para ver as parametrizações específicas do PinPad e do TEF acesse a página onde está a Parametrização do Novo Módulo de Caixa e veja as orientações que estão em Etapa | TEF e TEF Filial.

    Para possível utilização do SITEF com Terminal Server, é necessário que seja realizado configurações na conexão da Área de Trabalho Remota, compartilhado as configurações dos dispositivos e recursos locais de porta, para que o RM realize a comunicação com o PinPad.

    Importante:

    As dlls e drive do PinPad e o drive da impressora devem estar no ambiente 'Client'.

    A impressão dos comprovantes não fiscais emitidos na baixa com SiTef foram homologadas nas impressoras:

    • Térmica: Bematech MP-4200 TH;
    • Matricial: Bematech MP-20 MI.

    O PinPad homologado para a transação:

    • Gertec PPC900 LCM12 1 SAM SBLT USB GR.
    • Com todas as características e exigências internacionais para pin pads seguros, o PPC 900 trabalha com diversos tipos de criptografia e está homologado pelas operadoras de cartão de crédito e débito no Brasil para o TEF.

    Além dessas configurações, é possível configurar as opções de parcelamento com Cartão de Crédito.

    O pagamento com a solução SiTef, possibilita o parcelamento dos lançamentos, permitindo definir o Valor mínimo de Parcela e o Número máximo de Parcelas, de acordo com a parametrização do sistema. Esta opção está disponível nos parâmetros do Financeiro: Ambiente | Parâmetros | TOTVS Gestão Financeira | Etapa 02.02.02.01 - Manutenção de Baixas / Aba Baixa a Receber.

    Valor mínimo por parcela - Define o valor mínimo por parcela ao informar um meio de pagamento com cartão de crédito.

    Número máximo de parcelasDefine o número máximo de parcelas ao informar um meio de pagamento com cartão de crédito.

    Para lançamentos baixados com cartão de crédito parcelado, a baixa cria Itens de baixa na quantidade de parcelas selecionadas no processo.

    Nesse ponto será demonstrado o comportamento para recebimento com cartão, podendo ser Débito ou Crédito.

    Após a seleção dos lançamentos a receber o operador deve adicionar as formas de pagamento, no caso de pagamentos por Cartão de Crédito ele pode informar o parcelamento.

    Parcelamento

    Para o pagamento com o Cartão de Crédito através do Módulo de Caixa serão considerados os parâmetros informados nesse mesmo documento na aba Configurações SiTef | Configurações de Parcelamento. Lembrando que, a opção de parcelamento não está habilitada para a opção Cartão de Débito.

    Para os recebimentos por Cartão de Débito, o processo é similar ao de pagamento em dinheiro ou outros, pois não há a seleção de parcelas. Após adicionar as formas de pagamento, o operador deve selecionar a opção "Confirmar Pagamento".

    Caso esteja parametrizada a integração com o SiTef o sistema fará a comunicação com o PinPad e iniciará o processo de integração, a seguir veremos como se dá o processo de baixa com essa integração e também como é que é feita a baixa com cartão sem ela.

    Integração SiTef

    Para Configurar o TEF veja a documentação de Parametrização do Novo Módulo de Caixa tanto os Parâmetros Gerais | TEF, como os Parâmetros da Sessão de Caixa | Permissão definidos em sua abertura.

    Vamos apresentar uma demonstração do recebimento com a integração com o SiTef e a comunicação com o PinPad.

    Iniciada a transação, são enviadas informações referentes ao pagamento, exibindo as mensagens retornadas pelo SiTef para o operador do caixa, e visualizadas na tela de comunicação com o PinPad. Na conclusão da transação de cartão, o processo de baixa será finalizado, efetivando os pagamentos realizados com cartão. Ao fim da baixa o sistema armazena os seguintes campos referente ao SiTef:

    • Identificador de transação (TID);
    • Bandeira do cartão;
    • Data e hora da transação;
    • Status da transação;
    • Código do estabelecimento;
    • Meio de pagamento;
    • Número de parcelas do pagamento;
    • Código da coligada;
    • Modelo Transação;
    • NSU do SiTef;
    • NSU adquirente;
    • Código da rede autorizada;
    • Código autorização emissor de cartão.


    Em caso de Erro na Transação

    Caso ocorra algum erro no processo de baixa do lançamento financeiro, a transação SiTef não será mais cancelada e o erro será registrado no histórico da transação, no anexo "Histórico de Transações" localizado no menu "Movimentações Bancárias - Transações". Neste caso, o pagamento será efetivado junto a operadora e o lançamento financeiro ficará com o campo BAIXAPENDENTE igual a 'Pendente Sitef' até que a ocorrência exibida no log da baixa seja resolvida. Ao corrigir o problema que impediu a baixa do lançamento, será necessário executar o processo Ajustar Transação, localizado no menu "Movimentações Bancárias - Transações", para que a baixa seja realizada com sucesso e o status da transação relacionada atualize de "Pagamento confirmado" para "Pagamento Concluído". Vale ressaltar que, considerando que o ambiente esteja configurado em N camadas, o processo de ajuste de transação pode ser agendado, evitando a intervenção do usuário para tal.

    Nos lançamentos bloqueados por "Pendente Sitef", no processo de alteração, serão permitidos modificar os campos Departamento, Centro de Custo, Tabelas Opcionais, Data de Competência, Rateio por centro de custo, Rateio por departamento e Campos complementares.

    Os comprovantes da transação serão impressos após o processo, e após a autenticação mecânica caso esteja parametrizado.

    Vamos apresentar uma demonstração do recebimento quando não há a integração com o SiTef e a comunicação com o PinPad.

    No Novo Módulo de Caixa o recebimento com cheque pode ser executado selecionando os meios de pagamento Cheque ou Cheque Pré-datado na nova tela de recebimentos como demonstrado a seguir:

    Para essas opções ao escolher a opção "Confirmar Pagamento" o sistema apresentará a mesma tela de recebimento com cheque que é exibida no processo de Baixa.



    Lançamento(s) com recebimento/pagamento via cheque

    Não será possível realizar a baixa de lançamento(s) com recebimento/pagamento via cheque através do Novo Módulo de Caixa. Logo, esse(s) lançamento(s) não serão exibidos na tela de pesquisa quando forem pesquisados.

    Nova tela de Recebimento com Cheque

    A funcionalidade de recebimento com cheque realizada através do novo modulo de caixa tem previsão de migração para PO-UI nas próximas releases.

    Para tornar o processo de recebimento mais fluido, é possível utilizar a tela de recebimento do Novo Módulo de Caixa através da visão de lançamentos integrada aos módulos da Linha RM. Essa funcionalidade estará disponível para o cliente que habilitar o uso do Novo Módulo de Caixa em sua base.

    Estando habilitado o Novo Módulo de Caixa, para o usuário tenha uma Sessão de Caixa Aberta e a mesma esteja Ativada, quando o mesmo acessar a visão de lançamentos integrada aos módulos da Linha RM ele verá um novo ícone que permite realizar os recebimentos.

    Quando temos a listagem de lançamentos financeiros na visão de lançamentos, é possível selecionar mais de um registro, ao clicar no ícone "Recebimento de Pagamento" é aberta uma janela com o processo de recebimento da Sessão de Caixa, onde o usuário deve selecionar os meios de pagamento, adicioná-los e ao final usar a opção Confirmar Pagamento. O processo será iniciado de acordo com o meio selecionado, como demonstrado nas abas desse documento.

    No exemplo a seguir temos a demonstração do recebimento do financeiro de um movimento do TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, bem como, da tela final confirmando o recebimento com sucesso.

    Para refletir o status do recebimento no lançamento, após o recebimento o usuário deve clicar no ícone (atualizar), então o lançamento terá o status atualizado.


    A integração da contabilização dos recebimentos pelo Novo Módulo de Caixa é feita de forma que as intercorrências não gerem uma paralisação no processo do recebimento, a partir dessa nova versão ao realizar um recebimento em que houver diferença na contabilidade, a baixa será realizada e a contabilização será feita posteriormente.

    Essa alteração foi feita considerando que o Operador do Caixa na maioria das vezes não é o mesmo responsável por avaliar a contabilização dos lançamentos e que o cliente que está efetivando o pagamento não pode ser afetado por qualquer intercorrência no processamento das integrações que são feitas posteriores à baixa sistêmica.

    Por isso, quando há uma falha na contabilização o processo é finalizado na ponta do Operador e do Cliente, mas o sistema faz novas tratativas que permitem o ajuste posterior dessa contabilização:

    • O primeiro tratamento feito é que o lançamento tem seu tipo contábil alterado para "Baixa a Contabilizar" e pode ser contabilizado através do processo "Contabilizar lançamentos baixados".
    • O sistema cria automaticamente um job para a contabilização a ser executado logo em seguida, esse job pode ser verificado através da visão de Jobs (menu Ambiente | Processos | Gerenciamento de Jobs).

    • Ao encerrar a nova sessão de caixa através da tela da própria sessão no Novo Módulo de Caixa, é exibida uma mensagem informando que alguns lançamentos não tiveram suas baixas contabilizadas.
    • No log da sessão de caixa visível através do Gerenciar Caixas também haverá um registro informando que alguns lançamentos não tiveram suas baixas contabilizadas.


    DICA

    Como acompanhar e realizar a contabiliação das baixas que apresentaram problemas ? 

    • Contabilizar

    Para contabilizar as baixas e visualizar a necessidade de ajuste contábil é necessário executar o processo Contabilizar Itens de Baixa.
    Este processo pode ser agendado conforme a necessidade da empresa, com a possibilidade de informar uma lista de emails que será notificada quando o mesmo for executado.

    • Acompanhar

    Na tela de Baixas realizadas de lançamentos, é possível realizar filtros por período de data conforme a necessidade de acompanhamento, e por tipo contábil que representam que a contabilidade de baixa ainda não foi realizada.



    Quando mais de um lançamento são selecionados para pagamento, é possível definir a forma como os valores dos lançamentos serão consumidos. Há duas opções, proporcional ao valor líquido e na ordem dos lançamentos a partir do campo Referência (identificador do lançamento). Para configurar acesse o Assistente de Implantação de Processos passo Contas a Receber → Caixa → Módulo de Caixa → Gerais, opção Forma do Rateio dos Valores na Baixa.

    • Proporcional ao Valor Líquido: os valores, para cada meio de pagamento, serão rateados de forma proporcional ao valor líquido de cada lançamento.
    • Ordem dos lançamentos por Referência: os valores, para cada meio de pagamento, serão consumidos do lançamento de menor referência para o de maior. A ordem de aplicação dos meios de pagamentos informados é: Sitef, cartão manual, dinheiro, Pix, cheque.



    • Sem rótulos