Impressora de Cheques - BUG DO MILENIO
A maioria das impressoras de Cheques Especiais foi confeccionada para a impressão de apenas dois dígitos no ano da Data na Impressão do Cheque. Algumas impressoras, cujos modelos foram fabricados recentemente, permitem configurar na própria impressora a quantidade de dígitos a serem impressos. Outras, permitem esta implementação via software, e algumas ainda dependem da substituição da EPROM (Chip de memória) da Impressora para permitir a impressão do ano com 4 dígitos.
Quando conectamos uma impressora de cheques especiais em um microcomputador, para que, através dele possamos acionar a impressão do cheque, nos utilizamos de um programa para enviar os dados para a impressora. Cada modelo de impressora existente no mercado está preparada para receber os dados do cheque a ser impresso de uma maneira diferente, referente não só quanto a formatação das informações mas quanto ao método de comunicação com a impressora.
A maioria das impressoras permite que o programa envie as informações necessárias para a impressão do cheque diretamente para a impressora, em um formato pré-definido pelo fabricante do equipamento. Outras impressoras precisam de um programa residente em memória do fabricante da mesma para fazer a "intermediação" entre o programa específico e a impressora.
Em ambos os casos, caso a impressora ou o driver estiverem preparados apenas para receber do micro a data com dois dígitos, o fato do programa enviar a data para a impressora com 4 dígitos pode fazer com que o cheque não seja impresso, ou seja impresso com uma data inválida.
Devido à forma diferenciada de envio dos dados e características de impressão serem específicas para cada marca e modelo de impressora, os fabricantes das impressoras estão tomando as providências cabíveis à impressão com 4 dígitos. Em paralelo, a SIGA está tomando as soluções cabíveis à compatibilização do Siga Advanced com as atualizações que estão sendo feitas pelos fabricantes das impressoras.