Páginas filhas
  • TSS REST SERVER 1.0 - O servidor REST do TSS


CONTEÚDO

  1. Visão Geral
  2. Configuração Simplificada
  3. Configuração Detalhada
  4. Testando a Disponibilidade do TSS REST SERVER 
  5. Outras Configurações de Autenticação TSS


01. VISÃO GERAL


Visando maior segurança às APIs REST do TSS, foi implementado o servidor TSS REST SERVER, que conta com uma camada a mais de segurança, usando autenticação para todas as APIs REST do TSS.

Este documento tem o objetivo de ilustrar a configuração do TSS REST SERVER a ser realizada no arquivo appserver.ini do TSS

O TSS REST SERVER é o substituto para o REST 2.0 do Framework Protheus como configuração de REST para (e somente) o TSS.

Para isso, será necessário realizar a troca do REST 2.0 presente nos releases de TSS 12.1.2310 ou versões inferiores, para o novo TSS REST SERVER, que será oficialmente disponibilizado e sustentado na release 12.1.2410 ou superiores do TSS.

As configurações de REST presentes em releases do TSS inferiores à 12.1.2410 poderão ser mantidas mas não terão suporte a autenticação de APIs em REST.


A seguir, veremos como configurar o novo TSS REST SERVER de forma detalhada.


Importante

As configurações detalhadas aqui são de uso exclusivo no produto TSS e em releases iguais ou superiores à 12.1.2410.



02. CONFIGURAÇÃO SIMPLIFICADA


Neste capítulo iremos abordar as configurações mínimas ou simplificada para o correto funcionamento do novo TSS REST SERVER.

Para isso, basta informar as seguintes seções e chaves no arquivo de appserver.ini do TSS.

São elas:


[TSSREST_CONFIG]
Servers=TSSREST_SERVER

[TSSREST_SERVER]
Port=1323
URIs=TSSREST_URI


[TSSREST_URI]
URL=/api/tss
Instances=1,4,1,1


[JOBTSSREST]
main=TSSREST_START
environment=SPED

[ONSTART]
JOBS=JOBTSSREST
REFRESHRATE=10


Importante


Atenção à porta a ser utilizada, não poderá conflitar com nenhuma outra porta usada no mesmo appserver.ini.

O JOBTSSREST deverá ser incluído junto dos demais jobs presentes na seção [ONSTART] e, uma vez que esteja presente, o job referente ao REST 2.0 do Framework poderá ser removido.


03. CONFIGURAÇÃO DETALHADA 


Para uma configuração mais especifica das seções e chaves do TSS REST SERVER acessar: TSS REST SERVER 1.0 - Documentação Detalhada



04. TESTANDO A DISPONIBILIDADE DO TSS REST SERVER


Servidor disponível

Com o appserver.ini do TSS devidamente configurado, ao inicializar o serviço do TSS (appserver.exe), após mais ou menos 10 segundos da inicialização, serão impressos alguns logs no arquivo de console.log, informando o status da criação do(s) servidor(es) REST do TSS REST SERVER, conforme imagens a seguir:

Subida do TSS REST SERVER com sucesso:

Indicativo da(s) URL(s) do(s) TSS REST SERVER mapeado(s):

Cada URL poderá ser informado como endereço de URL em um browser/navegador, para verificação da disponibilidade do serviço REST do(s) servidor(es) do TSS REST SERVER:

Esta imagem somente será apresentado se o arquivo index.html estiver presente na pasta indicado na seção URIs . Caso contrário será apresentada a seguinte tela:


Em ambos os casos o servidor TSS REST SERVER está em funcionamento.


Servidor indisponível


Caso haja algum problema ao subir o servidor TSS REST SERVER, ao tentar informar a URL no navegador/browser será exibida a seguinte mensagem:


Isto significa que houve um problema na subida do TSS REST SERVER e as APIs não serão disponibilizadas para uso. A causa pode estar na configuração errônea do appserver.ini ou alguma tipo de conflito porta ou URI informados.


05. OUTRAS CONFIGURAÇÕES DE AUTENTICAÇÃO TSS