Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Dica
Expandir
titleVínculo com matriz aplicada ou campus/polo

Com a tabela de preço ativa ela ficará disponível e será possível vinculá-la como default a uma matriz aplicada ou a um campus/polo da matriz aplicada. 

Esse vínculo poderá ser feito através do anexo “Tabela de preço da matriz aplicada” presente na Matriz Aplicada e, também, do anexo “Tabela de preço do campus/polo da matriz aplicada” do campus/polo da matriz aplicada. 

Informações

Dentro da Tabela de preço existe o processo Vinculo da Matriz Aplicada e Campus/Polo, nela você terá opção de vincular a Matriz aplicada e Campus/Polo ou fazer somente um deles automaticamente. 

Durante o vínculo, serão listadas todas as tabelas de preço ativas, que tenham a Matriz Aplicada de referência na tabela de preço. 

  • Caso a instituição não trabalhe com a variável de período letivo de ingresso, deve ser permitido o vínculo de uma única tabela de preço default para o Matriz ou Campus/Polo da Matriz Aplicada;
  • Se a instituição trabalhar com período letivo de ingresso como uma variável, só deverá ser permitido vincular mais de uma tabela de preço default se os períodos letivos de ingresso associados forem diferentes. 

Nesse anexo, além da inclusão de novos registros, é possível realizar a exclusão de registros já associados. 

Aviso

Após esse vínculo, não será possível excluir a tabela de preço e nem remover as matrizes aplicadas ou os períodos letivos.

Quanto à alteração, o nome e o código da tabela de preço poderão ser alterados, bem como o valor do crédito das disciplinas.

Quando é feita a inativação da tabela de preço, os vínculos dela com a Matriz Aplicada ou o Campus da Matriz se manterão, mas durante processos é feita a validação se a tabela de preços está ativa.

Nota
titleLogs

Todas as ações de inclusão e exclusão decorrentes do vínculo da tabela de preços com a matriz aplicada e o campus/polo serão registradas e disponibilizadas para consulta nos anexos: 'Log da tabela de preço da matriz' e 'Log da tabela de preço do campus/polo da matriz aplicada'.

Expandir
titleReajuste de valores

Processo deve ser utilizado para realização do reajuste de valores da tabela de preço.

O reajuste realiza a atualização dos valores das tabelas de preço selecionadas baseado em um % informado durante o processo.

O reajuste é aplicado por filial e período letivo:

  • Filial 1 - 2025/2
  • Filial 2 - 2026/1
  • Filial 3 - 20252
  • Filial 4 - 2025-2

Neste exemplo, durante o processo é necessário informar o período letivo de cada filial que tenha matriz aplicada vinculada com as tabelas de preço selecionadas. E o reajuste será aplicado a partir do período letivo informado.


Ao clicar no processo de reajuste, caso exista alguma tabela de preço, "Inativa" ou com valor de disciplina com preenchimento incompleto, selecionada um alerta será exibido informando que algumas tabelas de preço não serão listadas para o processo de reajuste.


Na tela de reajuste todos campos são obrigatórios sendo necessário que todos sejam informados para simular o reajuste e efetuar sua confirmação.


Para informar os períodos letivos por filial basta clicar sobre o campo de período letivo, será exibida a listagem de Filiais com a possibilidade de informar o período letivo para cada uma delas.


Com os campos preenchidos corretamente o botão "Simular reajuste" fica disponível.

Simulado o reajuste é possível consultar os valores por tabela de preço, todas tabelas selecionadas estão disponíveis.

Com a simulação executada, o botão "Confirmar reajuste" é habilitado possibilitando a execução.

Com o processo finalizado uma mensagem informativa de sucesso é exibida. E a coluna Data do último reajuste, na listagem de tabelas de preço é preenchida com a data do reajuste.


Regras de negócio:

  • O processo de reajuste possui permissão de acesso específica.
  • É possível realizar o reajuste de no máximo 20 tabelas de preço por vez.
  • É possível realizar o reajuste apenas de tabelas de preço ativas e com todos valores de disciplinas preenchidos.
  • O valor de reajuste apenas permite acréscimo percentual, nunca como redução.
  • O reajuste pode ser aplicado em uma ou várias tabelas de preço simultaneamente (visão multi filial).
  • O usuário deve indicar o período letivo inicial a partir do qual o reajuste terá efeito.
  • Na tela de preenchimento do período letivo, o usuário deverá indicar um período de referência para cada filial associada às matrizes aplicadas nas tabelas de preço selecionadas para o reajuste.
  • Apenas os períodos letivos ativos são listados durante a seleção por filial.
  • Caso hajam dois ou mais reajustes no mesmo período letivo para a mesma filial apenas o último reajuste será considerado.
  • Caso exista um reajuste para a tabela de preço selecionada em um período letivo, os períodos letivos anteriores não são listados nos próximos reajustes quando a mesma tabela de preço for selecionada.
  • Após a realização de um reajuste, as matrizes aplicadas vinculadas a tabela de preço são bloqueadas para modificação, tanto para tabelas de preço, quando pela edição de matriz aplicada.


    Nota
    titleLogs

    Para que um reajuste de um período letivo anterior seja aplicado ao posterior é necessário que o campo "Período letivo anterior", que fica no cadastro de período letivo seja devidamente relacionado.

    Por exemplo: uma tabela que determinou em uma disciplina em 2025/1 um valor de R$120,00 e que em 2025/2 teve um reajuste, indo para o valor de R$132,00, só irá ter o valor reajustado considerado em um contrato de um aluno que matriculou em 2026/1, se nesse período letivo o campo do período letivo anterior estiver com valor 2025/2.

    Caso não esteja preenchido ele vai considerar o valor original, caso esteja preenchido um outro período letivo anterior, ele iria considerar o último reajuste feito nesse período letivo.

...