Páginas filhas
  • O que fazer para que os empréstimos sejam apresentados na aba "Empréstimos" na rotina 117?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Orientamos que o processo de empréstimo no Winthor deve ser seguido conforme orientação abaixo:

Empréstimo

  • Realizar o lançamento de empréstimo.
  • Rotina 524 - Cadastrar Caixa/Banco
  • Cadastrar o Caixa/Banco pela rotina 524:
  • Banco Tipo “Empréstimo/Mútuo/Cob.Desconto”, marcar a opção “Exibir no Fluxo de Caixa”.
  • Rotina 632 – Transferir Numerários
  • Realizar a transferência de numerário do valor do empréstimo contraído;
  • Banco de Origem: - Banco Tipo “Empréstimo/Mútuo/Cob.Desconto”.
  • Banco de Destino: - Banco Tipo “Banco”.

Rotina 631-Lançar Despesas ou Recitas

Lançar as despesas contratuais pela rotina 631 no caixa/banco que foi contraído o empréstimo.

Neste momento o saldo do caixa/banco irá bater com o saldo da conta no extrato do banco.

Obs: Lembramos que o valor de juros pago referente cada parcela deve ser lançado através da rotina 631 no ato do pagamento das parcelas no caixa/banco que está sedo retirado o valor para pagar a parcela.

Para se ter o controle de vencimento das parcelas, orientamos que as parcelas podem ser lançadas pela rotina 749 conforme orientação abaixo;

  • Rotina 749 – Inclusão de Lançamentos no Contas a Pagar
  • Realizar o lançamento das parcelas no contas a pagar informando:
    • A Conta Gerencial cadastrada;
    • Tipo de Parceiro, “Outro”;
    • Quantidade de parcelas referentes ao parcelamento do empréstimo.

Obs: ESTE LANÇAMENTO PELA ROTINA 749, É APENAS PARA CONTROLE FINANCEIRO.

1- No dia do pagamento de cada parcela, o valor da parcela a ser paga que foi inclusa pela rotina 749 deve ser excluída pela rotina 750.

2-Realizar a transferência via rotina 632, debitando o caixa/banco de onde está saindo o valor para pagamento da parcela(Obs: O valor de juros da parcela deve ser incluso pela rotina 631 no caixa/banco que está saindo o valor ref. O pagamento).


Ex: Transferência via rotina 632:
Banco de Origem: - Banco que está saindo o valor pagamento da parcela”.
Banco de Destino: - Banco Tipo “Empréstimo/Mútuo/Cob.Desconto”.

Após realizar este processo será deduzido o valor da parcela no saldo do caixa”Empréstimo/Mútuo/Cob. Desconto” na rotina 604 e também na aba “Empréstimo da rotina 117”.


Obs: LEMBRAMOS QUE SE AS PARCELAS INCLUSAS PELA ROTINA 749 FOREM BAIXADAS PELO PROCESSO DE BORDERO/CHEQUE É NECESSÁRIO REALIZAR A INCLUSÃO DE UMA RECEITA PELA ROTINA 631 PARA AMORTIZAR O SALDO DO CAIXA=EMPRÉSTIMO/MÚTUO/COB.DESCONTO, PORQUE SE NÃO O VALOR DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO IRÁ FICAR ERRADO. PORQUE VOCE JÁ TEM O VALOR DO EMPRESTIMO NO SEU PASSIVO E O CREDITO TAMBÉM JÁ ENTROU NO SEU ATIVO, E SE BAIXAR A PARCELA QUE FOI INCLUSA PELA ROTINA 749 O VALOR DA PARCELA TMABÉM IRÁ ENTRAR NO ATIVO DEBITANDO O SALDO DO CAIXA QUE FOR BAIXADO.

OBS: OS LANÇAMENTOS REALIZADOS PELA ROTINA 749 SÓ IRÁ COMPOR A ROTINA 117 QUANDO FOREM LIQUIDADOS/BAIXADOS, POR ISSO ANTES DE SEREM BAIXADOS/LIQUIDADOS NÃO INTERFEREM NO PATRIMÔNIO LIQUIDO, PORQUE AINDA NÃO FORAM CONSOLIDADAS.

 

Este campo informativo tem a função de mostrar os empréstimos realizados em entre outras empresas. Este campo existe tanto no ativo quanto no passivo e pode controlar o montante que se empresta (Ativo) e o montante que se pega emprestado (Passivo).

            Para que os empréstimos apareçam na rotina 117 – Boletim Financeiro, é necessário ter um banco ‘Empréstimo’ cadastrado. Desta forma, quando se empresta um determinado valor, este montante deve ser transferido do banco onde o dinheiro saiu (Origem), para o banco de empréstimo (Destino).  O Boletim Financeiro irá debitar o valor do Saldo Banco e creditar no Saldo Empréstimo/Mútuo, no lado do Ativo, o que não altera o Patrimônio Líquido. Quando se pega emprestado, o montante deve ser transferido do banco de empréstimo (Origem) para o banco que o dinheiro vai entrar (Destino). Neste caso, o Boletim Financeiro irá debitar o valor do Saldo Empréstimo/Mútuo do passivo e creditar o banco destino no ativo, o que também não vai alterar o Patrimônio Líquido. O PL somente será alterado no caso de recebimento ou pagamento de juros, que deve ser lançado como uma receita ou despesa respectivamente na rotina 631.