Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Produto:

Solucoes_totvs
SolucaoTOTVS Varejo Supermercados PDV

Solucoes_totvs_cross
SolucaoCross

Solucoes_totvs_parceiros
SolucaoParceiros

Solucoes_totvs_parceirosexptotvs
SolucaoParcsExpsTOTVS

Linha de Produto:

Linhas_totvs
Linha Supermercados PDV

Segmento:

Segmentos_totvs
Segmento Varejo

Tipo de Documento:

Inovação

Módulo:PDV
Caminho: 
Função:Emissão de cupom fiscal
País:Brasil
Ticket:
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

Jira
serverJIRA
serverId0c783de1-186e-383b-975c-a1acd7d76cb5
keyDSUPPDVTESLA-12327

02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Restringir o recebimento de cargas de cenários tributários no Monitor e PDV conforme flag “Utiliza cenário PDV” no configurador de cenários tributários.

No cadastro do Configurador de Cenários Tributários, haverá uma opção que define se o cenário deve ou não ser exportado para o PDV (flag “Utiliza cenário PDV”). Verifique a documentação técnica relacionada.

Atualmente, o PDV e o Monitor recebem cargas independentemente dessa configuração, o que pode resultar no uso de cenários fiscais incorretos no ponto de venda


03. PRÉ-REQUISITOS


Nota

Alterações ou parametrizações incorretas podem comprometer o desempenho e causar falhas no sistema. Sempre que necessário, consulte um especialista ou a equipe responsável para garantir a configuração correta.

Ter acesso ao Monitor de PDVs.

Linhas Consinco e RMS: Estar com o Configurador de Cenários Tributários atualizado para uma das versões atuais é essencial para garantir a integridade das cargas enviadas ao PDV (Veja o aviso abaixo). 

Ter realizado as configurações de emissão de NFC-e no PDV.

Definir o tipo de ambiente de emissão da NFC-e: Homologação ou Produção.

Informações
iconfalse
titleAviso
Até 31/12/2025 essa parametrização é opcional, sendo que as regras de validação serão aplicadas exclusivamente nos documentos fiscais que contenham o preenchimento dos campos referentes ao Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), à Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) e ao Imposto Seletivo (IS). Isso significa que, se esses campos não estiverem preenchidos, as validações específicas para o IBS, CBS e IS não serão executadas.
A validade jurídica das informações dos novos tributos se dará conforme os prazos estabelecidos na legislação, independentemente de já estarem preenchidos.
Até a data de obrigatoriedade dos envios dos campos dos novos impostos, os ambientes da SEFAZ podem passar por instabilidades, alterações e/ou rejeitar documentos que estão preenchidos corretamente. Recomenda-se acompanhar notas técnicas da SEFAZ e notificações referentes ao seu estado.
Até a data de obrigatoriedade dos envios dos campos dos novos impostos, os ambientes da SEFAZ podem passar por alterações nas datas de envio de documentos em ambientes de homologação e produção. Consulte a nota técnica da SEFAZ mais recente para verificar as datas.
A partir da data em que os Regulamentos Comuns do IBS e da CBS passarem a produzir efeitos, o envio dos campos no XML se tornará plenamente obrigatório, com aplicação integral das validações e possibilidade de penalidades, devendo, a partir desse marco, o parâmetro estar ativado em todos os PDVs. As referências legais que fundamentam essa obrigatoriedade estão disponíveis no link abaixo:
https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/ato-conjunto-rfb/cgibs-n-1-de-22-de-dezembro-de-2025-677624586

...

Realizada inclusão da flag “Utiliza cenário PDV” PDV” nas cargas de cenários tributários para o PDV. Assim somente os cenários marcados com essa flag serão enviados para o PDV, reduzindo assim o trafego e armazenamento de informações que não serão necessárias.

...

DOCUMENTO(S) DE REFERÊNCIA