Páginas filhas
  • Como cadastrar uma figura tributária?

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Para cadastrar uma figura tributária vá na rotina 212, e selecione a opção “Cadastros” – “ Manutenção de Figura Tributária” e clique em “Avançar”, clique em “Pesquisar”.

Irá aparecer uma tela para ser incluído as Figuras Tributárias ou para que as já incluídas possam ser alteradas.

 siga os procedimentos abaixo:

1) Acesse a rotina 212 - Cadastrar Tributação Entrada Mercadoria a partir da versão 22.10.27, caixa Cadastros marque a opção Manutenção de Figura Tributária e clique Avançar;

2) Preencha os campos e filtros conforme necessidade e clique Pesquisar;

3) Clique a linha com a seguinte frase: Clique Para incluir basta clicar na linha “Clique aqui para adicionar uma nova linha”, linha e preencha os dados de acordo com tributação a tributação que está sendo cadastrada, lembrando que estes dados deverão ser verificados com o contador responsável pela empresa.

Ao terminar é só clicar com as seta do teclado para baixo.

Agora é vincular esta figura tributária a seu tipo de tributação.

ser cadastrada e conforme orientação do contador de sua empresa;

4) Pressione a seta para baixo e clique Avançar;

As tributações que utilizam figura são: 5) Na tela inicial da rotina 212 marque a opção de tributação desejada (Tributação pro NCM/Figura Tributária, Tributação  Tributação de Produto/Figura Tributária e Tributação ou Tributação por figura tributária para entradas de importação.

Selecione o tipo de tributação: Tributação pro NCM/Figura Tributária ou Tributação de Produto/Figura Tributária e clique em “Avançar”, e depois em “Pesquisar”.

Depois clique em “Clique aqui para adicionar uma nova linha”:

);

6) Clique Avançar;

7)  Preencha os campos e filtros conforme necessidade e clique Pesquisar;

8) Clique a linha com a seguinte frase: Clique aqui para adicionar uma nova linha e preencha os dados conforme segue, de acordo com a orientação do seu contador:

  • Se estiver marcada a opção Tributação pro NCM/Figura Tributária:

...

  • informe o NCM que será vinculado

...

  • à figura tributária.
  • Caso esteja marcada a opção Tributação de Produto/Figura Tributária:

...

  • informe o código do produto

...

  • que será vinculado

...

  • à figura tributária.

Os campos "Filial", "Tipo fornec.", "Uf Fornec." e "Cód figura" são obrigatórios, preencha-os.

9) Preencha os campos Filial, Tipo Fornec., UF Fornec. e Cód Figura;

Observação: para a opção Tributação No caso da Tributação por figura tributária para entradas de importação, é será necessário preencher informar também os seguintes campos "Cod. NCM", "Cód Filial", "Cód. País Origem", "e Cód . Figura" e 'Cód Porto" são obrigatórios.

Ao terminar clique com a seta do teclado para baixo e sua figura já está cadastrada, para terminar clique em “Avançar”.

Port..

10) Pressione a seta para baixo e clique Avançar.


Importante: o campo Existe um campo para  Cod. Exceção PIS/COFINS, este campo deve ser preenchido se este produto ou NCM (NCM dependendo do seu tipo de tributação) tiver uma exceção, esta exceção sobrepõe os campos correspondentes a tributação. Para cadastrar uma exceção, entre na rotina 212 selecione “Cadastro PIS/COFINS” campo “Exceções de PIS/COFINS”, e clique em “Avançar” e depois em “Pesquisar” clique na linha “Clique siga as orientações abaixo:

1) Na tela inicial da rotina 212, caixa Cadastro PIS/COFINS e Transportadora, marque a opção Exceções de PIS/COFINSclique Avançar;

2) Preencha os filtros conforme necessidade e clique Pesquisar;

3) Na planilha Cadastro de Exceções clique a linha com a seguinte frase: Clique aqui para adicionar uma nova linha”, e preencha o campo “Descrição linha e preencha a coluna Descrição Exceção PIS/COFINS;

4) Com a exceção criada selecionada, na planilha Parâmetros PIS/COFINSclique a linha com a seguinte frase: Clique COFINS”, depois, clique na parte de baixo ainda selecionado a Exceção criada na parte de cima na linha “Clique aqui para adicionar uma nova linha” e coloque linha e informe as tributações e configurações referentes a exceção, e no final clique na setinha para baixo do teclado. Pronto sua exceção já está pronta para ser utilizada.

OBS.: Fique atento as mensagens caso apareça, ela irá te informar os campos que faltaram ser preenchidos.

OBS2.: Lembrando que os dados referentes aos cadastros deverão ser verificados com o contador ou pessoa responsável na empresa.

exceção;

5) Pressione a seta para baixo e clique Avançar.