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O TOTVS Developer Studio foi construído constru�do sob a plataforma
Eclipse (acessado em Maio/2015)Luna. Que é uma ferramenta de uso geral configurável configur�vel e extensível extens�vel para várias v�rias tarefas. Caso você voc� tenha familiaridade com o Eclipse, verá ver� que o funcionamento do TOTVS Developer Studio é praticamente o mesmo de quando o utilizamos para desenvolvimento em Java ou outras linguagens por ele suportadas.

Se você não voc� n�o conhece o Eclipse, passaremos aqui as informações informa��es primordiais, para que possa utilizar o TOTVS Developer Studio e caso queira se aprofundar, recomendamos a leitura de Eclipse Luna Documentation (acessado em Maio/2015).

Atentar que algumas informações disponíveis informa��es dispon�veis nesta documentação documenta��o podem não n�o existir ou ser diferentes no comportamento ou em algum detalhe em função fun��o das especificidades do ambiente Protheus e neste caso, será ser� aqui tratado.

Para obter material sobre o Eclipse em sue idioma, efetue uma busca em sítios s�tios de buscas, que h� farto material disponibilizado por terceiros.

O TOTVS Developer Studio é uma ferramenta de desenvolvimento integrada (IDE), fornecendo ao desenvolvedor ou administrador TOTVS uma vasta gama de funcionalidades, tais como edição edi��o de programas, execuçãoexecu��o, depuraçãodepura��o, administração administra��o de produtos TOTVS e muitas outras funcionalidades.

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Na parte superior da janela principal, você voc� tem várias opções v�rias op��es de menu, que dão d�o acesso as principais funcionalidades do TDS e logo abaixo a barra de ferramentas, que lhe dará dar� acesso as funcionalidades mais utilizadas e esta pode variar bastante dependendo do contexto em que você voc� se encontra.

Sugerimos que você voc� abra cada um dos menus e leia as opções op��es oferecidas de forma a se familizar-se com elas e algums seus termos, mas sem acionar nenhuma opção op��o apresentada. Sobre a barra de ferramentas, passeie com o mouse e veja as dicas que são apresentadas.associadas.

Barra de status

Na parte inferior da janela principal, temos a barra de status que é utilizada para nos fornecer informaçõesinforma��es adicionais, tais como seleção sele��o e estado do elemento corrente. Também Tamb�m podemos encontrar algumas funcionalidades a disposiçãodisposi��o. Da mesma forma que a barra de ferramentas, esta pode variar bastante conforme o contexto em que se encontra.

Entre

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a barra de ferramentas e de status

Esta região é regi�o � onde ocorre toda a ação a��o do TDS. Editores, diálogosdi�logos, assistentes, são s�o apresentados nesta regiãoregi�o.

Adicionais

O TDS é extensível � extens�vel e customizável customiz�vel e isso ocorre através atrav�s de adicionais (plugings). Estes adicionais podem ser feitos por nósn�s, pela organização organiza��o Eclipse ou terceiros. A principio qualquer adicional construído constru�do para o Eclipse Luna, pode ser utilizado no TDS sem problemas.

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Vis�es

O ambiente de trabalho contém cont�m uma coleção cole��o de elementos com abas. Tipicamente, as visões são vis�es s�o utilizadas para navegação hierárquica navega��o hier�rquica em um modelo de documentos ou opçõesdados, podendo ou n�o ser agrupados a para atender determinada funcionalidade.

Os elementos em destaque na tela acima, são s�o exemplo de algumas visõesvis�es. Dependendo dos adicionais instalados, o TDS pode chegar a mais de uma centena (ou mais) de visõesvis�es.

Para ter acesso a outras visões vis�es e com isso a mais funcionalidades, acione o menu @Janela Janela | Mostrar Visões Vis�es | Outras..."@. Selecione a visão vis�o desejada e confirme.

A visão vis�o selecionada será ser� apresentada na tela principal.

Todas as visões são acopláveisvis�es s�o acopl�veis, ou seja, você voc� pode arrastáarrast�-las pelo título t�tulo e posicionáposicion�-las onde achar melhor, além al�m de serem redimencionáveis redimencion�veis arrastando-se as suas bordas.Também Tamb�m pode fechar uma visão vis�o que não n�o tenha mais interesse, acionando o que aparece ao lado do título t�tulo ao posicionar o ponteiro do mouse sobre ele.

Identifica��o

No topo da vis�o, voc� tem a identifica��o %(mark)A% dela e do lado direito uma botoneira, tamb�m denominada "Barra de Ferramentas da Vis�o" %(mark)B% que tamb�m pode aparecer logo abaixo da identifica��o.

Barra de ferramentas

Ela contem uma s�ria de a��es associadas a vis�o e normalmente se aplicam a elementos selecionados na �rea de visualiza��o %(mark)C% ou na �rea em si, como por exemplo visual, dados a exibir, filtros, entre outras.

Os tr�s bot�es mais a direita Image Added s�o comuns a maioria das vis�es e suas a��es s�o:

  • Menu da vis�o, apresenta um menu suspenso com op��es relacionadas a vis�o;
  • Minimizar, reduz a um tamanho m�nimo a vis�o (ou grupo delas) gerando uma barra de acesso r�pido;
  • Maximizar, utiliza o maior espa�o poss�vel para a vis�o;
  • Restaurar, ao minimizar a vis�o este bot�o toma op��o ao de minimizar e ao ser aciona, retorna a visualiza��o anterior.

Menu de contexto

A maioria das vis�es possui menu de contexto associado a seus elementos e pode ser acessado acionando-se o bot�o direito do mouse (ou o esquerdo se estiver configurado a invers�o de bot�es). As op��es deste menu variam de acordo com o elemento sobre o o qual foi ativado.

Perspectivas

São S�o utilizadas para você voc� customizar o leiaute da área �rea principal, organizando as visões vis�es de forma a atender melhor as suas necessidades e gosto.

Perspectivas

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pr�-definidas

Os adicionais, costumam vir com perspectivas prépr�-definidas com as visões vis�es mais comuns a determinadas tarefas. No canto superior a direita, repare que h� uma série s�rie de denominaçõesdenomina��es. Estas são s�o as perspectivas abertas e a rebaixada é a corrente.

Você Voc� pode trocar rapidamente entre elas, acionando o mouse sobre a perspectiva desejada. Caso ela não n�o esteja abertanesta lista, acione o primeiro botão bot�o em destaque ou acione o menu @Janela Janela | Abrir Perspectiva | Outras...@. Selecione a deseja desejada e confirme.

Após Ap�s selecionar uma perspectiva, repare que o leiaute foi modificado, sendo apresentado outras visões vis�es ou em posição posi��o diferente.

Nota

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Persist�ncia do visual

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- Ao efetuar

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modifica��es na perspectiva, estas

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s�o salvas automaticamente

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na finaliza��o do TDS e recuperadas

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assim que reiniciado.

Criando as suas

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pr�prias perspectivas

Selecione uma perspectiva que esta mais próxima pr�xima das suas necessidades. Adicione, feche, reposicione ou redimencione as visõesvis�es. Se encerrar o TDS neste momento, o novo leiaute será ser� salvo na perspectiva atual. Antes de sair, pode salvar esse novo leiaute em uma perspectiva customizada. 

Dica

Menu de contexto - Praticamente, todos os elementos visuais do TDS podem ter

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a��es vinculadas a ele e

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est�o acess�veis acionando-se o

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bot�o direito (ou o esquerdo, se seu ambiente

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gr�fico estiver configurado para trabalhar com

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bot�es invertidos) do mouse sobre ele.

Acione o menu de contexto sobre o botão bot�o da perspectiva corrente e acione @Salvar Salvar Como...@. Informe um novo nome e confirme.

Se você voc� acionar o menu de contexto da perspectiva, veja que h� outras opçõesop��es:

  • ReiniciarRedefinir, reinicia a perspectiva com as definições defini��es originais.
  • Fechar, fecha a perspectiva, removendo da barra de seleçãosele��o.
  • Mostrar texto, ativa e desativa a apresentação apresenta��o dos nomes das perspectivas na barra de seleçãode sele��o.

Assistentes

Image Added

Em muitos procedimentos o TDS utiliza assistentes para conduz�-lo na execu��o de tarefas. Em linhas gerais, um assistente � composto:

  • �rea de identifica��o %(mark)A%, que cont�m o t�tulo e breve descri��o sobre a finalidade do assistente. Mensagem que impedem a execu��o, tamb�m s�o apresentadas nesta �rea.
  • �rea de trabalho %(mark)B%, contem solicita��es ao usu�rio, de forma que o que TDS possa completar a tarefa.
  • Botoneira %(mark)C%, com os bot�es de acionamento de ajuda sobre o assistente, bot�es de navega��o entre os passos (Voltar e Avan�ar), confirma��o da execu��o (Concluir) e cancelamento da solicita��o (Cancelar). Os bot�es s�o habilitados e desabilitados conforme as necessidades da tarefa. Por exemplo, o Pr�ximo ficar� dispon�vel somente se houver mais passos e se o passo atual estiver correto. O Concluir, ficar� dispon�vel quando todos os passos obrigat�rios forem finalizados e o Cancelar, fica dispon�vel a todo momento.