Histórico da Página
...
• O TAF( Totvs Automação Fiscal ) trata-se de uma Solução Fiscal especialista com características de consolidação de dados e layouts, tem como objetivo suportar o processo tributário permeando as Obrigações Principais e Acessórias através de Demonstrações, Apurações e Cálculos de Tributos.
2. Qual a Infra Estrutura ?
• O TAF é um produto baseado no Framework do Protheus Série T, onde contempla tudo que esta versão disponibiliza.
3. Qual a Disponibilidade ?
• Está disponível na instalação do Microsiga Protheus à partir da versão 11.50, como um módulo do ERP( 84-TOTVS Automação Fiscal ). Para torná-lo ativo, é necessário uma atualização do ambiente conforme Pré-requisitos do tópico à seguir.
• Para clientes que não utilizam o ERP Microsiga Protheus o TAF pode ser instalado como uma aplicação independente.
4. Qual é a Arquitetura ?
• Conforme gráfico abaixo, trata-se de um produto “plugável” à qualquer ERP através de uma mensagem comum( Layout TOTVS ). Os produtos TOTVS já integram nativamente.
• O TAF pode ser implantado seguindo o conceito de MÓDULO ou SEGREGADO, cujas características são:
I. TAF como Módulo do Microsiga Protheus:
• Este modelo vale quando o ambiente em que o TAF está sendo inserido já possua uma versão do Microsiga Protheus instalado, para isso é necessário seguir os procedimentos de atualização do tópico seguinte.
Quando se aplica:
• Este modelo deve ser implementado quando existir uma instalação do Microsiga Protheus conforme requisitos mínimos.( Verificar Pré-Requisitos )
II. TAF SEGREGADO ao ERP:
** ST - Shared Table( Tabela Compartilhada ) - Trata-se da interface de integração entre o TAF e o sistema legado
• Este modelo vale quando o ambiente em que o TAF está sendo inserido NÃO tenha a versão mínima do Microsiga Protheus. Para isso é necessário seguir os procedimentos do instalador do tópico seguinte.
Quando se aplica:
• Este modelo deve ser implementado quando não houver uma instalação do Microsiga Protheus conforme requisitos mínimos( 02. Entenda os Pré-Requisitos ), seja ele o próprio Microsiga Protheus em versões anteriores ao permitido ou os outros ERPs da TOTVS.
• Os outros ERPs da TOTVS já estão preparados para integrar com o TAF.
III. Ambiente On Premise x Cloud:
• No caso do ERP Microsiga Protheus estar em Cloud conectando com outros softwares on-premise da infraestrutura do cliente, deve-se avaliar com mais detalhes o modelo ideal, considerando volumetria e tecnologias envolvidas. Através desta análise podemos chegar a outra conclusão, que a melhor opção pode ser o TAF SEGREGADO.
• Volumetria: A maior movimentação a ser transferida para o TAF pode vir do ambiente on-premise e para isso, tendo o TAF em Cloud pode onerar bastante a performance das transmissões;
• Tecnologia envolvida: Deve-se avaliar também, quais as opções disponibilizadas pelos serviços de Cloud contratados para atender a transferência dos arquivos gerados no ambiente Cloud para o ambiente do cliente( on-premise ), ou vice-versa; O Protheus está preparado para gerar os arquivos necessários para importação, e o TAF por sua vez, também está preparado para importá-los, porém as transmissões dependem de um serviço independente dos produtos.
Exemplo de script a ser criado para acessar o ftp e buscar o arquivo e trazer para o TAF processar.
1) Criar o arquivo onde seu conteúdo é o script abaixo:
2) Com o arquivo criado e validado, efetuar a execução do mesmo. Sintaxe: ftp -s:<nome do arquivo de script criado>
3) Uma opção é utilizar o Agendador de Tarefas do SO para programar execuções automáticas e periódica do script.
5. Como Extrair os dados do ERP ?
• O Extrator é o responsáveis por extrair as informações do ERP que serão integradas com o TAF, estas informações são geradas através de um 01. Layout Único Atual Único, conforme abaixo:
I. Clientes que utilizam ERPs Totvs:
• Os produtos Totvs já possuem extratores nativos, para maiores detalhes sobre os extratores acesse 01. Entenda a integração com Produtos TOTVS
II. Clientes que Utilizam ERPs Não Totvs:
• Clientes que possuem outras soluções de mercado devem realizar o desenvolvimento do seu extrator, para maiores detalhes sobre como realizar este desenvolvimento
acesse 02. Entenda a Integração com Produtos NÃO TOTVS
6. Como Realizar a Integração ?
Para realizar integração com o TAF, o ERP ou software em questão deverá possuir funcionalidades de extração das informações em um layout único pré-definido.
Exemplo de utilização do Layout, identificando o registro, o seu respectivo objetivo na integração ( descrição ), o seu nível de hierarquia e relação com outros registros:
• O grupo TOTVS representado por suas marcas irá administrar as demandas de evolução dos layouts e demais ajustes.
• A integração com o TAF pode ser realizada manualmente pelo usuário através de rotina no Menu ou ser configurada para ser realizada de maneira automática (Através de Jobs de Execução), os modelos de integração disponíveis são:
I. Integração via Banco a Banco
• Neste modelo de integração o Banco de Dados do TAF e o Banco de Dados do ERP objeto da Integração se comunicam através de tabelas compartilhadas, recomendamos este modelo pois como toda a integração ocorre no Banco de dados o processo se torna mais performático.
II. Integração via Arquivo Texto
• Neste modelo de integração o usuário realiza a integração das informações através de um arquivo texto gerado pelo Extrator.
7. Quais as documentações disponíveis ?
I. Help-online:
...
II. E-Learnings na academia:
...
III. Demonstrações/Capacitações gravadas:
• Roadshow P12 - Protheus / Fiscal na Comunidade UPGRADE
IV. Academia de Vendas Fiscal:
...
V. Link divulgação comercial:
...
O objetivo deste tópico é dar um overview do TAF baseado em alguns questionamentos básicos.