Histórico da Página
...
A Advertência I200 é a soma das partidas do lançamento a crédito, caso tenha diferença do valor informado, no registro do Lançamento Contábil. Ela ocorre devido ao fato do validador interpretar as informações do lote contábil por operação/processo, que não era validado.
Observação
A advertência informa ainda que os lançamentos de quarta fórmula (vários débitos para vários créditos) devem se referir a um mesmo fato contábil.
E necessário verificar se os lançamentos informados se referem ao mesmo fato, caso positivo, oriento que entre em contato com a Receita Federal e verifique como é feita a validação desta advertência.
Fatos contábeis são ocorrências que alteram, qualitativa e/ou quantitativamente, o patrimônio.
Esta validação ocorre porque em um mesmo lançamento (I200) aparecem várias (I250) contas debitadas e várias contas creditadas. Na resolução CFC-1299/10 , ao utilizar esta modalidade de lançamentos só pode se referir a um único fato contábil.
Se observar, esta orientação já está na Resolução:
Lançamento contábil
1. O lançamento contábil deve ter como origem um único fato contábil e conter:
(a) um registro a débito e um registro a crédito; ou
(b) um registro a débito e vários registros a crédito; ou
(c) vários registros a débito e um registro a crédito; ou
(d) vários registros a débito e vários registros a crédito, quando relativos ao mesmo fato contábil.
Esta advertência seria apenas para fazer a verificação se os lotes estão corretos. É apenas para chamar a atenção em relação ao fato de um lançamento ter várias contas debitadas e várias contas creditadas, pois não tem como o PVA validar se pertencem ao mesmo fato contábil, ou seja como Como é apenas uma advertência não é impeditivo para o envio do arquivo à Receita, sendo este item avaliado apenas para a próxima entrega.