Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Introdução


A Integração Office via Progress permite a leitura e geração de documentos, possibilitando a apresentação de relatórios e planilhas ricas em conteúdo. A estrutura de integração suporta duas plataformas distintas, Microsoft Office e LibreOffice, permitindo assim uma alternativa de utilização OpenSource. São várias as possibilidades de criação de documentos, alguns exemplos são:

  • Geração de dados em forma de listagem em planilhas para aplicação de filtros e classificações.
  • Criação de planilhas com tabelas dinâmicas relacionadas a dados exportados.
  • Apresentação de dados via gráfico.
  • Geração de relatórios personalizados com imagens, bordas, preenchimento, etc, através de listagem em planilha.
  • Preenchimento de documentos modelos através de processador de texto (Word / Writer).

Esta funcionalidade está disponível para utilização conforme apresentado no quadro abaixo:

Informações
titleMatriz de Evolução
Versão / ReleaseFuncionalidade
12.1.6Datasul - EMS 2
12.1.6Datasul - EMS 5
12.1.7Datasul - HCM

Configuração


Por padrão a plataforma utilizada de geração dos documentos Office é o Micrososft Office. Para habilitar a utilização da plataforma LibreOffice é necessário adicionar a seguinte informação no arquivo de configuração do sistema (datasul_framework.properties):

Dica

Para a melhor performance da solução deverá ser utilizado na configuração do ambiente ou o parâmetro Progress -q (http://knowledgebase.progress.com/articles/Article/P12659) ou adicionar a pasta do foundation "office/interfac/DLLOffice" como primeira entrada no Propath.

Nota

 A integração com a plataforma OpenSource LibreOffice está disponível apenas para ambientes Microsoft Windows, desta forma, a execução da geração dos documentos deve ocorrer neste sistema operacional.

Instalação LibreOffice


Caso se opte pela solução OpenSource LibreOffice, além da adição da informação no arquivo de configuração do sistema (datasul_framework.properties), é necessário efetuar a instalação da ferramenta em cada estação de trabalho (para acesso local) ou no servidor (em caso de acesso remoto).

A instalação do LibreOffice poderá ser obtida através do seguinte endereço: https://www.libreoffice.org/download/libreoffice-fresh/

Aviso

Sempre utilize as versões estáveis liberadas do LibreOffice. Versões em desenvolvimento poderão conter incosistências, impactando diretamente na criação dos documentos.

Versões do LibreOffice Homologadas pela TOTVS
  •  LibreOffice 4.4.4

Diferenças de comportamento (MS Office x LibreOffice)


Existem algumas situações, no qual o comportamento da suíte LibreOffice é um pouco diferente do comportamento apresentado pelo Microsoft Office, e que podem ser considerados normais. Por mais que os fabricantes das soluções tendem a manter as funcionalidades equivalentes e compatíveis, é comum alguns pontos serem diferentes:

 

  • Abertura da ferramenta LibreOffice a partir de programas Progress: em alguns casos, a janela do documento LibreOffice pode ser apresentada atrás da janela do aplicativo Progress.
  • Espaçamento em modelos construídos no MS Office e utilizados no LibreOffice: ao se utilizar um modelo salvo do MS Word junto ao LibreOffice Writer, poderá ocorrer diferenças de espaçamentos ou alinhamentos. Para ajuste deste caso, é necessário a modificação do modelo via LibreOffice de acordo com a necessidade de espaçamento e alinhamento.
  • Diferença de casas decimais entre modelos do MS Excel e LibreOffice Calc: Para planilhas modelos de cálculos utilizadas no MS Excel, ao se utilizar as mesmas no LibreOffice Calc deverá ser ajustada as casas decimais apresentadas em cada célula que compõem a saída de resultados para o aplicativo Progress. Esta situação fica mais evidente em planilhas modelos utilizadas no módulo de Aplicações e Empréstimos (APL).
  • Geração de gráficos e formatação de tabelas: poderão ocorrer diferenças visuais de formatação, tamanho e cores de gráficos e tabelas entre os documentos gerados pelas duas plataformas (MS Office x LibreOffice).

    Dica

    É possível ajustar os modelos de documentos que apresentaram diferenças visuais editando os mesmos diretamente no LibreOffice. Após efetuar os ajustes necessários salve-o com o mesmo nome e extensão para passar a utilizá-lo.

Conversão de modelos (MS Word x LibreOffice Writer)


Alguns programas Progress podem utilizar o recurso de modelos do MS Word para geração de documentos. Neste caso, o documento modelo é aberto pelo programa Progress, e o mesmo adiciona dados em campos específicos, gravando no final um novo documento preenchido. Para o correto funcionamento desta opção junto ao LibreOffice Writer, o modelo não poderá estar no formato ".doc", sendo necessária a sua conversão para o formato ".docx", através dos seguintes passos:

Nota
titleImportante

 Para o correto funcionamento do preenchimento de documentos através de modelos, deverá ser feita a conversão dos arquivos ".doc" para ".docx".


  • Abrir o arquivo ".doc" modelo pelo Microsoft Word
  • Sem efetuar alterações, salvar o arquivo com o mesmo nome, porém com a extensão "docx" (Documento do Word *.docx).
  • Adicionar o arquivo convertido na pasta do arquivo modelo original.
  • Indicar para a aplicação Progress utilizar o novomodelo convertido (docx).