Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Datasul

Módulo Materiais

 

Segmento Executor

Manufatura

Projeto1

 D_MAN_MI001

IRM1

PCREQ-5928

 

Requisito1

 

PCREQ-5929

Subtarefa1

 

Chamado2

 

Release de Entrega Planejada

12.1.9

Réplica

 

País

(  ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

( x ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 

 D_MAN_MI001

Objetivo

 Adequar as rotinas exclusivas da localização Estados Unidos, para que as mesmas possam ser executadas corretamente a partir da release 12.1.9 do produto Totvs Datasul.

Realizar implementações para o produto internacional nos Módulos de Materiais para melhor utilização dos clientes.

Definição da Regra de Negócio

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

RE3001AlteraçãoTarefas-
RE0994AlteraçãoTarefas-
RE4001Alteração

Tarefas

-

RE0103AlteraçãoCadastros-
RE3201AlteraçãoTarefas-
RE3205AlteraçãoTarefas-


Rateio de Fretes para Documentos de Entrada 

 

Objetivo: efetuar o rateio de fretes para documentos de entrada que não utilizem o conceito de despesas para as cotações da ordem. Permitir que esta despesa componha o custo do item. Esta alteração irá valer para todo o produto internacional.

Alterações:

Parametrizar o sistema para considerar ou não o rateio de despesas como custo do item. Alterar o programa RE0103 para incluir o novo parâmetro "Considera Despesas Como Custo do Item" abaixo do parâmetro "Integra WMS". Este novo parâmetro deverá ser apresentado e habilitado somente quando o país for diferente de Brasil. Salvar a informação no param-estoq.char-2,74,1. Quando marcado, este parâmetro considerará como custo do item as despesas de frete e seguros informada para o item da nota fiscal, e somente quando não houver despesa informada para a ordem/pedido de compra ou se tratar de uma nota avulsa (sem pedido de compra).

RE3001 - efetuar o rateio das despesas de fretes informada no cabeçalho da nota. Incluir os campos item-doc-est.valor-frete-me e item-doc-est.despesas-me no programa RE3001B, folder Valores. Calcular automaticamente o valor proporcional do frete e das despesas totais da nota, conforme o valor do item da nota informado. Como não sabemos o valor total de mercadoria neste momento, o cálculo será feito da seguinte forma:

·         Primeiro item digitado: irá assumir todo o valor de frete e despesa informado para a nota.

      Segundo item digitado em diante: irá refazer o cálculo proporcionalmente ao valor de cada item da nota, para todos os itens.

OBS: caso os valores das despesas ou do frete de qualquer item tenham sido alterados manualmente, não será refeito o cálculo proporcional. Neste caso, o usuário deverá fazer a divisão dos valores para cada item.

Exemplo:

Valores informados no cabeçalho do documento:

Frete: 100

Seguro: 200

Embalagem: 300

Outras Despesas: 400

 

Inclusão do primeiro item (ABC).

Valor do item ABC: 200

Valor do frete item ABC: 100

Valor das despesas item ABC: 1000

Neste caso, os valores são levados integralmente para o item ABC.


 

   Inclusão do segundo item (DEF):

               Valor do item DEF: 300

               Valor do frete item DEF: 60

               Valor das despesas do item DEF: 600

 

Valor do item ABC: 200

Valor do frete item ABC: 30

Valor das despesas item ABC: 400

 

               Neste caso, os valores de todos os itens serão recalculados com base no total de mercadorias das nota (500). O mesmo procedimento será feito para os demais itens incluídos na nota fiscal.

               O recálculo apenas não será efetuado, caso seja informado manualmente os valores para os itens, ou seja, se o usuário informar que para o item ABC o valor do frete é de 15, e este valor não for o que seria calculado proporcionalmente pelo sistema, não será feita a sobreposição do valor. Neste caso o usuário deverá efetuar a divisão das despesas manualmente entre os itens da nota.

Ao confirmar a inclusão/alteração do item, os campos item-doc-est.valor-frete e item-doc-est.despesas devem ser atualizados com o valor na moeda 0, tal e qual é feito para os demais campos da aba Valores.

 

Importante: o rateio das despesas deve ser efetuado apenas quando o parâmetro “Considera Despesas Como Custo do Item” estiver selecionado, o parâmetro “Considera Despesas” dos Parâmetros de Compra estiver desmarcado ou o parâmetro marcado mas sem a informação do pedido e ordem de compra para o item da nota.

Esta verificação é necessária pois uma vez existindo o tratamento de despesas para Compras, estas despesas são informadas na cotação e serão levadas automaticamente para o item da nota, compondo o seu custo.

 

RE0994: Incluir os campos item-doc-est.valor-frete-me e item-doc-est.despesas-me no programa RE0994B, folder Compras. Apresentar os valores conforme cadastrado no RE3001, porém permitir alteração.

Ao atualizar o documento, somar os valores da despesa para apresentar corretamente no programa RE0994C, nas colunas referentes ao “Total Fatura” e “Total Calculado”. As despesas serão apresentadas na linha “Valor Despesas”. Incluir um botão no RE0994, para executar o programa RE3001K, que irá efetuar o rateio das despesas para os itens selecionados na fatura. 

 

RE4001: Este programa utiliza a mesma viewer do RE3001 para efetuar o cadastro dos itens da nota. Portanto, a alteração descrita para este programa automaticamente refletirá no RE4001, bastando testar as alterações.

 

Considerar imposto de valor agregado como parte do custo do produto

 

Objetivo: considerar que o valor dos impostos do tipo valor agregado sejam considerados como parte do custo do item.

Esta alteração será válida para o produto padrão internacional, e não apenas para o país EUA.

 

Alterações:
Parametrizar o sistema para indicar se os impostos do tipo valor agregado devem ser considerados ou não como parte do custo do item. Para tanto, será incluído o parâmetro “Considera Imposto como Custo do Produto” no programa RE0103. Salvar a informação no param-estoq.char-2,75,1. 

RE1005: a atualização do documento deverá ser alterada para considerar o parâmetro anterior, no momento de gerar a movimentação do estoque. Para tanto, alterar a include re1005.i07 para que, quando o parâmetro “Considera Imposto como Custo do Produto” estiver marcado, verifique a tabela impto-item-docto, todos os impostos do tipo “imposto de valor agregado” e somar na variável de-tot-mat o valor do imposto.

Na atualização do contas a pagar, deverá ser alterada a include Re9340.i3 para que não gere duplicado o valor do título. Para tando, deve-se eliminar a tabela tt-impto-tit-pend-ap do imposto de IVA quando o parâmetro estiver marcado.

 

Conversão: para a conversão da versão 2.04B para o Totvs 12, deverá ser criada a tabela impto-item-docto sempre que o campo item-doc-est.cod-tax estiver diferente de 0. Isto é necessário pois na versão do legado não é utilizada a tabela de impostos do item da nota. Efetuar uma validação para que o imposto informado esteja cadastrado na tabela tipo-tax.

 

Permitir Alteração de Duplicatas

Objetivo: permitir a geração, modificação e exclusão de duplicatas para as notas fiscais de entrada. Esta alteração será válida para o produto padrão internacional e não apenas para o país EUA.

Alterações:

Criar o folder Duplicatas no programa RE3001, logo após o folder de Itens.

Este folder será exatamente igual ao existente no folder Duplicatas do RE1001, e executará o mesmo programa de inclusão e alteração (re1001c). Incluir os botões Gerar, Impostos e Gerar Impto, com as mesmas lógicas.

Este folder e botões somente devem ser habilitados quando a nota fiscal for fatura (docum-est.nff = yes). Quando for um remito, as duplicatas devem ser atualizadas pelo RE0994.

 

RE0994: criar o botão Duplicatas na barra de botões principal, antes do botão calcular. Criar um novo programa que será executado neste botão. Este programa deverá conter o cabeçalho do documento gerado e o browse de duplicatas idêntico ao do Re3001.

RE4001: este programa apenas permite efetuar documentos de saída para o internacional, desta forma não será necessário alterar para incluir o folder de duplicatas.

 

Alterações RMA e RGA

 

Os programas abaixo precisam ser revisados e testados para adequação ao Totvs 12.

Alterações que devem ser consideradas:

·         Estabelecimento: aumento do campo de 3 para 5 posições. Alterar campos em tela e relatórios para que as novas posições sejam apresentadas.

·         Lote: aumento do campo de 10 para 40 posições. Alterar campos em tela e relatórios para que as novas posições sejam apresentadas.

·         Localização do Estoque (cod-localiz): aumento do campo de 10 para 20 posições. Alterar campos em tela e relatórios para que as novas posições sejam apresentadas.

·         Conta contábil: substituição do campo único de conta contábil para os campos de conta contábil e centro de custo, ambos com 20 posições.

·         Campos livres: alterar para considerar os novos campos cadastrados.

 

Os programas abaixo fazem parte da funcionalidade de RMA e/ou RGA e devem ser testados e alterados conforme observações ao lado. Verificar também as orientações anteriores e adequar os programas conforme o caso. Alguns destes programas já estão no diretório do Totvs 12, outros ainda não. Os que já estão, efetuar um “merge” caso exista alguma correção efetuada na versão 2.04B, ou 2.06B. Cuidar para levar apenas correções.

 

RE0103: parâmetros. Ok, testar

RE0101: parâmetros. Ok, testar

RE3203: ocorrências rma/rga. Ok, testar

Z02in712: zoom ocorrências. Ok, testar

RE3233: impressão ocorrências. Ok, testar

Re4001 (re3001a, re4001b): devoluções. Ok, testar

Re1701, re1701b: consulta de documentos. Ok, testar

RE1501: relatório de documentos para o internacional. Verificar os campos de estabelecimento, contas, e lote, tanto na tela quanto na impressão do relatório. Todas as classificações.

Re0511: relatório de itens devolvidos por RGA. Alterar estabelecimento

Re3202: parâmetros rma. Alterar estabelecimento

Z01in711: zoom parâmetros rma. Alterar estabelecimento

Re3232: impressão parâmetros rma. Alterar estabelecimento

Re3201: inclusão de RMA. Alterar estabelecimento. Verificar também: re32011, re32012, re32013,

                Re3205 – item rma – alterar contas, estabelecimento, lote. A conta no legado estava sendo salva no campo rma-item.cod-livre-2,1,17. Incluir os campos novos de conta e centro de custo na tela e atualizar nos campos rma-item.ct-codigo e rma-item.sc-codigo.

Z02in714: zoom rma. Ok, testar

Z01in714: zoom rma. Alterar estabelecimento

Re3271: listagem rma. Alterar estabelecimento, conta, verificar se imprime lote

Re3261: consulta rma. Alterar estabelecimento, conta, lote

Re3265: consulta detalhe item rma. Alterar estabelecimento, conta, lote

Re3001: recebimento materiais com rma – re3001e, re3001f. Alterar estabelecimento – cd4327b.p

Cq0210, Cq0309, Cq0301, Cq0211, Cq0203: cq com rma. Efetuar testes conforme especificação “eng_RMA_RGA.doc”.

Re3299: estatísticas rma – alterar estabelecimento

OBS: para maiores informações sobre este processo de RMA e RGA, pode ser consultada a especificação abaixo:

\\joaquina\pastahst\Roadmap 2014-2015\Mercado Internacional\Localização_EUA\EMS2\Material de Consulta\Localizacao EUA\eng_RMA_RGA.doc

 

Os campos livres abaixo devem ser substituídos em todos os programas que forem utilizados:

rma.cod-livre-1,5,16 à utilizar rma.cod-nota-fisc-ncredito
rma.cod-livre-1,21,5 
à utilizar rma.cod-ser-ncredito

rma.cod-livre-1,4,1 à utilizar rma.log-ped-rma

rma-item.cod-livre-2,1,17 à utilizar rma-item.ct-codigo e rma-item.sc-codigo

 

Conversão:

Tabela RMA-ITEM:

Unificação de conceitos da 2.04B para 12: rma-item.cod-livre-1,1,17. Campos novos: rma-item.ct-codigo e rma-item.sc-codigo.

Tabela RMA:

rma.cod-livre-1,5,16 à utilizar rma.cod-nota-fisc-ncredito
rma.cod-livre-1,21,5 
à utilizar rma.cod-ser-ncredito

rma.cod-livre-1,4,1 à utilizar rma.log-ped-rma

 

Protótipo de Tela

 Protótipo 01 - RE0103

 

Protótipo 02 - 

Protótipo 03 -


Protótipo 04 -

 

 

 

 

 

 

 

Fluxo do Processo

Não se aplica.

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.