Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

Plano de Saúde - SIGAPLS

Segmento Executor

Saúde

Projeto

M_SAU_PLS003

IRM

PCREQ-6464

Requisito

PCREQ-6468

Subtarefa

PCSFV-2

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

O requisito tem como finalidade permitir que seja possível solicitar, via portal do beneficiário, inclusão de produto opcional para o grupo famíliar / grupo empresarial.

Além da possibilidade de solicitar a inclusão de opcionais, deverá existir uma tela para aprovação da solicitação, bem como incluir anexo e também opção de imprimir um formulário de inclusão ou exclusão do produto opcional.

Definição da Regra de Negócio

 A regra de negócio será dividida em duas partes: Portal e Remote

PORTAL

  1. No portal do beneficiário, deverá ser possível ao beneficiário / empresa solicitar produtos opcionais ao seu plano de saúde.
    1. Somente o beneficiário titular poderá solicitar produtos opcionais para ele e para sua família.
    2. A empresa poderá solicitar produtos opcionais para seus funcionários via portal empresa.
  2. O portal deverá considerar como produto opcional somente os produtos saúde vinculados a um Grupo de produtos do tipo opcional.
    1. O vínculo entre Produto e Grupo de Produtos é feito pelo campo BI3_GRUPO.
    2. Por padrão, o grupo do tipo opcional cadastrado na rotina de Grupos de produto tem o código 002 mas podem existir outros grupos com o campo BE5_TIPO = 2 (Opcionais) que devem ser considerados.
    3. A rotina de Grupos de produtos utiliza a tabela BE5 e está localizada em Atualizações->Produto Saúde->Grupo de Produto (PLSA250).
  3. Como os produtos poderão ser classificados, para os produtos opcionais somente, deverá existir um menu para solicitação de opcional para cada classificação dos produtos.
    1. Deverá ser utilizada a mesma Web Function e o mesmo .APH para esses menus, a classificação será passada via parâmetro HttpGet na Url de chamada da página no portal.
      1. A Web Function terá o nome PPLSOLOP, se não for passada nenhuma classificação na Url, o portal deverá abrir uma página com todos os opcionais cadastrados, do contrário, deverá filtrar os opcionais pela classificação passada por parâmetro.
        1. Como chamar a Web Function sem parâmetro: W_PPLSOLOP.APW
        2. Como chamar a Web Function com parâmetro: W_PPLSOLOP.APW?cClass=01  supondo, logicamente que '01' represente uma classe de produto vinculada à um produto opcional.
          1. Para pegar o valor do parâmetro dentro da Web Function: HttpGet->cClass
        3. A validação da solicitação de opcional, quando for específica de cada classe de produto será feita por pontos de entrada que não serão contemplados nessa Especificação.
      2. O título do formulário deverá também ser tratado dentro da Web Function de acordo com a classificação do produto. Por padrão será  “Solicitação de Opcional”.
        1. Exemplo: a classificação de produto tem a descrição "Opcional Odontológico", então o título do formulário será "Opcional Odontológico".
  4. A tela de solicitação de opcionais deverá ser criada usando a classe WCHTML e deverá ser composta por:
    1.  uma consulta F3 "Matrícula" de beneficiário se o usuário logado for uma empresa, pois geralmente há um grande número de beneficiários vinculados a uma empresa, essa consulta deverá retornar Matrícula e Nome do beneficiário em um campo "Nome" texto normal não editável.
      1. Lembrando que não é uma consulta padrão SXB, é uma consulta de portal, feita em javascript.
      2. No .APH PPLCHACPR tem uma F3 de beneficiários, basta seguir o mesmo exemplo.

        oMatUsu:=WCComponent():New("F","Field_MATUSU","Matricula", "26","21")
        oMatUsu:setJSKeyPre("return TxtBoxFormat(this, event,'9999.9999.999999.99-9');")
        oMatUsu:setJsFF3("return ChamaPoP('W_PPLSXF3.APW?cFunName=PLSF3BA1&F3Nome=Field_MATUSU&F3CmpDes=Field_MATUSU,Field_NOMUSR','jF3','yes');")
        oMatUsu:setJSBlur("fCheckMat(this);")
        oMatUsu:setObrigat(.T.) 

    2. um combobox "Beneficiário" de beneficiários em que o "value" da option seja a matrícula do beneficiário e o texto da option seja o nome, esse combo será apenas se o usuário logado for um beneficiário, assim sendo, os outros beneficiários a ele vinculados serão apenas seus familiares, portanto um número pequeno de beneficiários.
    3. um campo data "Data adesão" que será carregado com a data do sistema e não deverá ser editável.
    4. um campo data "Data Limite" que será obrigatório e corresponde a data em o opcional será bloqueado. (usar o datepicker do Jquery)
      1. Criar o componente como foi criado no exemplo acima, mas olhar as propriedades existentes no WCComponent para usar somente o necessário.
        Para usar o datepicker basta setar a propriedade 'data' do componente utilizando:
               oDataLim:setData(.T.) 
    5. um grid de opcionais com a primeira coluna sendo checkboxes para ser possível selecionar o opcional.
      1. deverá ser possível selecionar mais de um opcional para cada beneficiário selecionado e então clicar no botão inserir.
      2. Para criar uma grid, utilize o .APH PPLCHABOL como exemplo. Ele usar uma Web Function chamada PPLGETDGRI que chama o método Web Service getDadGrid que executa uma User Funcion passada por HttpGet para a Web Function, essa User Function deverá ficar localizada no fonte PPLSRDBRW e deverá fazer um Select na tabela BI3, filtrando os produtos vinculados a grupos de produto do tipo Opcional e se houver classificação de produto vinculada, deverá acrescentar como filtro também.    
    6. um grid de beneficiários que será populado cada vez que o usuário do portal clicar em "Inserir".
      1. Se for selecionado n opcionais, deverão ser adicionadas n linhas.
      2. Para adicionar 1 ou N linhas de uma vez na grid, vai ser necessário criar uma nova função, que fique genérica de preferência, mas pode-se utilizar como base a função JavaScript fMntIteGen que fica no arquivo jspls.js.
  5. Cada vez que o usuário clicar em Inserir, para incluir o beneficiário e seus opcionais na grid de beneficiários, o sistema deverá validar:
    1. Se já existe o produto opcional inserido para o beneficiário na grid. Se já existir, não deve adicionar novamente e notificar o usuário com uma mensagem.
    2. Se já existir o produto opcional cadastrado e em vigência para o beneficiário. Se já existir, não deve adicionar e deve aparecer uma mensagem.
  6. Quando o usuário clicar em confirmar a solicitação, se houver algum ponto de entrada para validação de regras específicas de classificação de produto, eles deverão ser executados, caso todas validações retornem .T. , deverá ser gravada uma solicitação de adição de opcionais ( que será criada no Protheus ) e também deverá ser gerado um protocolo para acompanhamento da solicitação ao beneficiário.
  7. Se houver documentos necessários vinculados à adição do Opcional, ao confirmar a solicitação, o usuário será redirecionado para uma tela de anexo de documentos onde serão adicionados os documentos por beneficiário, o usuário não será obrigado a anexar os documentos, mas a solicitação será gravada com status "Pendente de documentação".
    1. Será apenas uma solicitação gerada para todos os beneficiários e seus opcionais.
  8. Se não houver documento vinculado a adição do opcional ou o usuário adicionar todos os documentos necessários, gravar a solicitação com status "Em análise".
  9. O usuário poderá consultar o status da solicitação feita com o protocolo recebido quando a solicitação foi confirmada no portal.
    1. Nessa tela o usuário poderá anexar os possíveis documentos faltantes.
    2. Somente deverá ser possível anexar documentos nas solicitações com status "Pendente de documentação".
    3. O status "Pendente de documentação" deverá ser por Opcional também para que seja possível vincular os documentos de cada beneficiário. 

Remote

  1. Os produtos do SIGAPLS são cadastrados na tabela BI3, em Atualizações->Produto Saúde->Produto Saúde (PLSA800).
    1. Nesse cadastro deverá ser criado um campo BI3_CLASSE, para vincular o produto saúde à uma classificação de produto.
      1. Não será necessário desenvolver esse cadastro de classificação de produto pois já existe um cadastro no SIGAPLS que se chama Classificação de Produtos, tabela (BY4), localizado em: 
        Atualizações->Produto Saúde->Classificação de Produto (PLSA251).
  2. A solicitação gerada no portal deverá ser gravada na tabela BBA (Cabeçalho da solicitação) e B7L (log de alterações) e a análise da solicitação será feita de maneira semelhante a análise de solicitação de alteração de dados cadastrais da Rede de Atendimento, rotina PLSA814.
    1. A tabela BBA deverá ser criada, veja os campos necessários na parte de Dicionário de dados desta especificação.
    2. Deverá ser criada a rotina de análise da solicitação de opcionais.
      1. Deverá
      A rotina de Análise de solicitação de opcionais deverá
      1. ser criada em MVC.
      2. Utilize a rotina PLSA814 como base para a criação desta nova.
      3. A tabela BBA será o cabeçalho da solicitação.
      4. A tabela B7L será os itens
    3. Apenas a tabela BBA deverá ser criada, veja os campos necessários na parte de Dicionário de dados desta especificação.
    4. Se a solicitação de cada opcional for aprovada, os dados do beneficiário e do opcional devem ser gravados na tabela BF4 - Opcionais dos usuários e deve mudar o status para Deferido.
    5. Se a solicitação não for aprovada, deverá apenas mudar o status da solicitação para Indeferido.
  3. Deverá ser criado um campo na tabela BF4 chamado BF4_DATSOL que vai gravar a data em que foi solicitado o opcional, mas só será gravado se a análise da solicitação for aprovada.
  4. No campo já existente BF4_DATBAS deverá ser gravada a data em que a solicitação foi aprovada.
  5. No campo já existente BF4_DATBLO deverá ser gravada a data em que o opcional será bloqueado, esta data poderá ser alterada na análise da solicitação.
  6. Deverá ser criado um parâmetro MV_MOTOPC que deverá gravar o código de motivo de bloqueio de opcional padrão para quando a atingir a data limite do opcional, ser gravado este código na tabela BF4 (Opcionais de usuários).


 

 

<Na tabela abaixo informe quais são as rotinas envolvidas, o tipo de operação, a opção de menu e se necessário uma breve descrição das regras de negócio relacionadas a rotina>.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

[ACAA040 – Parâmetros]

[Alteração]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA050 – Negociação Financeira]

[Envolvida]

[Atualizações -> Acadêmico-> Tesouraria]

-

[ACAA060 – Cadastro de Pedidos]

[Criação]

[Atualizações -> Acadêmico-> Cadastros]

-

 

Exemplo de Aplicação:

  • Criar o campo “% Mínimo Espécie” (AAA_PERESP) onde o usuário informará o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação.
  • Criar o campo “Referência Mínima para Cálculo” (AAA_REFCAL) onde o usuário informará um dos 4 valores disponíveis para pagamento das mensalidades  como a referência mínima para calcular o débito total do aluno.
  • Criar o parâmetro MV_ACPARNE que definirá se as informações de “% Mínimo Espécie” e “Referência Mínima para Cálculo” serão obrigatórias.
  • O parâmetro MV_ACPARNE deve ter as seguintes opções: 1=Obrigatório e 2=Opcional. Deve ser inicializado como opcional>.

 

Tabelas Utilizadas

  • SE2 – Cadastro de Contas a Pagar
  • FI9 – Controle de Emissão de DARF>.

Opcional

Protótipo de Tela

 

<Caso necessário inclua protótipos de telas com o objetivo de facilitar o entendimento do requisito, apresentar conceitos e funcionalidades do software>.

 

Protótipo 01

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Opcional

Fluxo do Processo

 

<Nesta etapa incluir representações gráficas que descrevam o problema a ser resolvido e o sistema a ser desenvolvido. Exemplo: Diagrama - Caso de Uso, Diagrama de Atividades, Diagrama de Classes, Diagrama de Entidade e Relacionamento e Diagrama de Sequência>. 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

(Opcional)

Grupo de Perguntas

 

<Informações utilizadas na linha Protheus>.

 

Nome: FINSRF2

X1_ORDEM

01

X1_PERGUNT

Emissão De

X1_TIPO

D

X1_TAMANHO

8

X1_GSC

G

X1_VAR01

MV_PAR01

X1_DEF01

Comum

X1_CNT01

'01/01/08'

X1_HELP

Data inicial do intervalo de emissões das guias de DARF a serem consideradas na seleção dos dados para o relatório 

 

(Opcional)

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

(Opcional)

Estrutura de Menu

 

<Informações utilizadas na linha Datasul>.

 

Procedimentos

 

Procedimento

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Módulo

 

 

 

Programa base

 

 

 

Nome Menu

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Release de Liberação

 

 

 

 

 

 

Programas

 

Programa

 

 

 

Descrição

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

(Max 40 posições)

Nome Externo

 

 

 

Nome Menu/Programa

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

(Max 32 posições)

Nome Verbalizado[1]

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

(Max 254 posições)

Procedimento

 

 

 

Template

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

(Verificar lista de opções no man01211)

Tipo[2]

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Consulta/Manutenção/ Relatório/Tarefas

Interface

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

GUI/WEB/ChUI/Flex

Categoria[3]

 

 

 

Executa via RPC

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Registro padrão

Sim

Sim

Sim

Outro Produto

Não

Não

Não

Visualiza Menu

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Query on-line

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Log Exec.

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Rotina (EMS)

 

 

 

Sub-Rotina (EMS)

 

 

 

Localização dentro da Sub Rotina (EMS)

 

 

 

Compact[4]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Home[5]

Sim/Não

Sim/Não

Sim/Não

Posição do Portlet[6]

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

0 – Top Left

1 – Top Right

2 – Bottom Left

3 – Bottom Right

Informar os papeis com os quais o programa deve ser vinculado

 

 

 

 

Cadastro de Papéis

<O cadastro de papéis é obrigatório para os projetos de desenvolvimento FLEX a partir do Datasul 10>.

<Lembrete: o nome dos papeis em inglês descrito neste ponto do documento, devem ser homologados pela equipe de tradução>.

 

Código Papel

(máx 3 posições)

Descrição em Português*

 

Descrição em Inglês*

 


[1] Nome Verbalizado é obrigatório para desenvolvimentos no Datasul 10 em diante.

[2] Tipo é obrigatório para desenvolvimento no Datasul 10 em diante

[3] Categorias são obrigatórias para os programas FLEX.

[4] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[5] Obrigatório quando o projeto for FLEX

[6] Obrigatório quando o projeto for FLEX

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

...