Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

Plano de Saúde - SIGAPLS

Segmento Executor

Saúde

Projeto

M_SAU_PLS003

IRM

PCREQ-6464

Requisito

PCREQ-6468

Subtarefa

PCSFV-2

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não

País

( x ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Objetivo

O requisito tem como finalidade permitir que seja possível solicitar, via portal do beneficiário, inclusão de produto opcional para o grupo famíliar / grupo empresarial.

Além da possibilidade de solicitar a inclusão de opcionais, deverá existir uma tela para aprovação da solicitação, bem como incluir anexo e também opção de imprimir um formulário de inclusão ou exclusão do produto opcional.

Definição da Regra de Negócio

 A regra de negócio será dividida em duas partes: Portal e Remote

PORTAL

  1. No portal do beneficiário, deverá ser possível ao beneficiário / empresa solicitar produtos opcionais ao seu plano de saúde.
    1. Somente o beneficiário titular poderá solicitar produtos opcionais para ele e para sua família.
    2. A empresa poderá solicitar produtos opcionais para seus funcionários via portal empresa.
  2. O portal deverá considerar como produto opcional somente os produtos saúde vinculados a um Grupo de produtos do tipo opcional.
    1. O vínculo entre Produto e Grupo de Produtos é feito pelo campo BI3_GRUPO.
    2. Por padrão, o grupo do tipo opcional cadastrado na rotina de Grupos de produto tem o código 002 mas podem existir outros grupos com o campo BE5_TIPO = 2 (Opcionais) que devem ser considerados.
    3. A rotina de Grupos de produtos utiliza a tabela BE5 e está localizada em Atualizações->Produto Saúde->Grupo de Produto (PLSA250).
  3. Como os produtos poderão ser classificados, para os produtos opcionais somente, deverá existir um menu para solicitação de opcional para cada classificação dos produtos.
    1. Deverá ser utilizada a mesma Web Function e o mesmo .APH para esses menus, a classificação será passada via parâmetro HttpGet na Url de chamada da página no portal.
      1. A Web Function terá o nome PPLSOLOP, se não for passada nenhuma classificação na Url, o portal deverá abrir uma página com todos os opcionais cadastrados, do contrário, deverá filtrar os opcionais pela classificação passada por parâmetro.
        1. Como chamar a Web Function sem parâmetro: W_PPLSOLOP.APW
        2. Como chamar a Web Function com parâmetro: W_PPLSOLOP.APW?cClass=01  supondo, logicamente que '01' represente uma classe de produto vinculada à um produto opcional.
          1. Para pegar o valor do parâmetro dentro da Web Function: HttpGet->cClass
        3. A validação da solicitação de opcional, quando for específica de cada classe de produto será feita por pontos de entrada que não serão contemplados nessa Especificação.
      2. O título do formulário deverá também ser tratado dentro da Web Function de acordo com a classificação do produto. Por padrão será  “Solicitação de Opcional”.
        1. Exemplo: a classificação de produto tem a descrição "Opcional Odontológico", então o título do formulário será "Opcional Odontológico".
  4. A tela de solicitação de opcionais deverá ser criada usando a classe WCHTML e deverá ser composta por:
    1.  uma consulta F3 "Matrícula" de beneficiário se o usuário logado for uma empresa, pois geralmente há um grande número de beneficiários vinculados a uma empresa, essa consulta deverá retornar Matrícula e Nome do beneficiário em um campo "Nome" texto normal não editável.
      1. Lembrando que não é uma consulta padrão SXB, é uma consulta de portal, feita em javascript.
      2. No .APH PPLCHACPR tem uma F3 de beneficiários, basta seguir o mesmo exemplo.

        oMatUsu:=WCComponent():New("F","Field_MATUSU","Matricula", "26","21")
        oMatUsu:setJSKeyPre("return TxtBoxFormat(this, event,'9999.9999.999999.99-9');")
        oMatUsu:setJsFF3("return ChamaPoP('W_PPLSXF3.APW?cFunName=PLSF3BA1&F3Nome=Field_MATUSU&F3CmpDes=Field_MATUSU,Field_NOMUSR','jF3','yes');")
        oMatUsu:setJSBlur("fCheckMat(this);")
        oMatUsu:setObrigat(.T.) 

    2. um combobox "Beneficiário" de beneficiários em que o "value" da option seja a matrícula do beneficiário e o texto da option seja o nome, esse combo será apenas se o usuário logado for um beneficiário, assim sendo, os outros beneficiários a ele vinculados serão apenas seus familiares, portanto um número pequeno de beneficiários.
    3. um campo data "Data adesão" que será carregado com a data do sistema e não deverá ser editável.
    4. um campo data "Data Limite" que será obrigatório e corresponde a data em o opcional será bloqueado. (usar o datepicker do Jquery)
      1. Criar o componente como foi criado no exemplo acima, mas olhar as propriedades existentes no WCComponent para usar somente o necessário.
        Para usar o datepicker basta setar a propriedade 'data' do componente utilizando:
               oDataLim:setData(.T.) 
    5. um grid de opcionais com a primeira coluna sendo checkboxes para ser possível selecionar o opcional.
      1. deverá ser possível selecionar mais de um opcional para cada beneficiário selecionado e então clicar no botão inserir.
      2. Para criar uma grid, utilize o .APH PPLCHABOL como exemplo. Ele usar uma Web Function chamada PPLGETDGRI que chama o método Web Service getDadGrid que executa uma User Funcion passada por HttpGet para a Web Function, essa User Function deverá ficar localizada no fonte PPLSRDBRW e deverá fazer um Select na tabela BI3, filtrando os produtos vinculados a grupos de produto do tipo Opcional e se houver classificação de produto vinculada, deverá acrescentar como filtro também.    
    6. um grid de beneficiários que será populado cada vez que o usuário do portal clicar em "Inserir".
      1. Se for selecionado n opcionais, deverão ser adicionadas n linhas.
      2. Para adicionar 1 ou N linhas de uma vez na grid, vai ser necessário criar uma nova função, que fique genérica de preferência, mas pode-se utilizar como base a função JavaScript fMntIteGen que fica no arquivo jspls.js.
  5. Cada vez que o usuário clicar em Inserir, para incluir o beneficiário e seus opcionais na grid de beneficiários, o sistema deverá validar:
    1. Se já existe o produto opcional inserido para o beneficiário na grid. Se já existir, não deve adicionar novamente e notificar o usuário com uma mensagem.
    2. Se já existir o produto opcional cadastrado e em vigência para o beneficiário. Se já existir, não deve adicionar e deve aparecer uma mensagem.
  6. Quando o usuário clicar em confirmar a solicitação, se houver algum ponto de entrada para validação de regras específicas de classificação de produto, eles deverão ser executados, caso todas validações retornem .T. , deverá ser gravada uma solicitação de adição de opcionais ( que será criada no Protheus ) e também deverá ser gerado um protocolo para acompanhamento da solicitação ao beneficiário.
  7. Se houver documentos necessários vinculados à adição do Opcional, ao confirmar a solicitação, o usuário será redirecionado para uma tela de anexo de documentos onde serão adicionados os documentos por beneficiário, o usuário não será obrigado a anexar os documentos, mas a solicitação será gravada com status "Pendente de documentação".
    1. O usuário poderá anexar um arquivo compactado com todos os documentos ou anexar vários documentos.
    2. Será apenas uma solicitação gerada para todos os beneficiários e seus opcionais.
  8. Se não houver documento vinculado a adição do opcional ou o usuário adicionar todos os documentos necessáriospelo menos um documento, gravar a solicitação com status "Em análise".
  9. O usuário poderá consultar o status da solicitação feita com o protocolo recebido quando a solicitação foi confirmada no portal.
    1. Nessa tela o usuário poderá anexar os possíveis documentos faltantes.
    2. Somente deverá ser possível anexar documentos nas solicitações com status "Pendente de documentação".O status "Pendente de documentação" deverá ser por Opcional também para que seja possível vincular os documentos de cada beneficiário. 
    3. Após o usuário anexar os documentos, o status geral da solicitação deverá ser alterado novamente para "Em análise"
    4. O status deverá ser também por Opcional, pois a aprovação na tela de análise de solicitação de adição de opcionais ( que será criada no Protheus ) será por item.
  10. Todas as telas que utilizam seleção de beneficiários com consulta F3 devem ser alteradas para combobox quando for portal do beneficiário, se for portal empresa, permanecem as consultas F3.

Remote

  1. Os produtos do SIGAPLS são cadastrados na tabela BI3, em Atualizações->Produto Saúde->Produto Saúde (PLSA800).
    1. Nesse cadastro deverá ser criado um campo BI3_CLASSE, para vincular o produto saúde à uma classificação de produto.
      1. Não será necessário desenvolver esse cadastro de classificação de produto pois já existe um cadastro no SIGAPLS que se chama Classificação de Produtos, tabela (BY4), localizado em: 
        Atualizações->Produto Saúde->Classificação de Produto (PLSA251).
  2. A solicitação gerada no portal deverá ser gravada na tabela BBA (Cabeçalho da solicitação) e B7L (log de alterações) e a análise da solicitação será feita de maneira semelhante a análise de solicitação de alteração de dados cadastrais da Rede de Atendimento, rotina PLSA814 BBP (Opcionais da solicitação).
    1. Deverá ser criada a rotina de análise da solicitação de opcionais.
      1. Deverá ser criada em MVC.
      2. Utilize a rotina PLSA814 como base para a criação desta nova.
      3. A tabela BBA será o cabeçalho da solicitação.
      4. A tabela B7L será os itens.
        1. A tabela B7L é mais complexa, então, segue os campos e para que servem:
          1. B7L_FILIAL - Filial do sistema
          2. B7L_SEQUEN - Sequencial da tabela
          3. B7L_ALIAS - Alias que foi alterado - Neste campo deverá gravar BF4 pois é a tabela de Opcionais dos Usuários
          4. B7L_CAMPO - Campo que foi alterado - Neste campo deverá gravar cada campo da tabela BF4 para podermos fazer a migração dos dados
          5. B7L_ALIACH - Alias chave - Aqui será gravado BBA para vincular a tabela com o cabeçalho
          6. B7L_CHAVE - Chave - Chave da solicitação que também deverá ser usada para gerar o protocolo
          7. B7L_VLANT - Valor anterior do campo - Sempre irá ficar em branco, pois neste caso é apenas Inclusão de registros
          8. B7L_VLPOS - Valor posterior do campo - Irá sempre gravar o que foi informado em cada campo do portal
          9. B7L_GRAVAD - Gravado? - Indica se o registro já foi replicado para a tabela informada em B7L_ALIAS
          10. B7L_TIPO - Tipo de alteração - 1 = Inclusão;2 = Alteração e 3 = Exclusão - Sempre deverá gravar "1" neste caso
          11. B7L_RECREG - Recno do registro - também será um campo gravado em branco pois será apenas inclusão de registros
          12. B7L_DATA - Data da inclusão do registro na tabela
          13. B7L_HORA - Hora da inclusão do registro na tabela
          14. B7L_USER - Usuário que fez a solicitação
          15. B7L_CHVREG - Chave do registro - Como a B7L trata os registros campo a campo, é necessário saber quais campos pertencem a qual registro, funciona como um agrupador de registros.
      5. A tabela B4H já existe e servirá para gravar o histórico da solicitação. 
        1. Por exemplo: o analista da solicitação tentou entrar em contato com o beneficiário que solicitou o opcional e não obteve retorno, então ele poderá preencher esse histórico.
      6. A tabela B4G já existe e serve para gravar os passos da solicitação.
      7. A tabela B5G também já existe e serve para vincular os passos com a solicitação.
      Apenas a tabela BBA deverá ser criada, veja os campos necessários na
      1. BBP gravará os opcionais solicitados.
      2. Veja os campos necessários em cada tabela na parte de Dicionário de dados desta especificação.
        1. A tabela BBA deverá ter um campo de Observação para o analista da solicitação preencher e, quando o beneficiário consultar a solicitação, se este campo estiver preenchido ele poderá visualizar no portal.
          1. O ícone para visualizar a Observação deve aparecer se, e somente se o campo de Observação estiver preenchido.
          2. Se o usuário entrar na tela de análise e não modificar o valor do campo da observação, o sistema deverá exibir uma mensagem do tipo Sim/Não para notificá-lo de que o campo não foi alterado.  
        2. A tabela BBP irá gravar o código do opcional, a matrícula do beneficiário, data de adesão e data limite, deverá possuir um campo para incluir uma observação sobre o item e também um campo de status do item para ser visualizado no portal.
          1. Os status do item serão: Aprovado, Rejeitado e Pendente de documentação.
    2. Se a solicitação de cada opcional for aprovada, os dados do beneficiário e do opcional devem ser gravados na tabela BF4 - Opcionais dos usuários e deve mudar o status dos aprovados para Aprovado.
    3. Após a solicitação aprovada ser replicada para a tabela BF4 o sistema deverá mudar o status da mesma para Processado.
    4. Se a solicitação não for aprovada, deverá apenas mudar o status da solicitação para Reprovado.
    5. Se a solicitação de cada opcional for rejeitada, deverá apenas mudar o status dos opcionais rejeitados solicitação para Rejeitado.
    6. Quando o analista da solicitação confirmar a tela, o status da solicitação deve ficar Processado se não houver nenhum item com Pendencia de documentação, e ainda deve ser exibida uma mensagem do tipo Sim/Não para verificar se o usuário deseja mesmo finalizar a solicitação, se for clicado em "Sim", mudar o status geral da solicitação para Processado, se for clicado em "Não" mudar o status geral da solicitação para Em Análise
      1. Se houver itens com Status "Pendente de documentação" e o usuário confirmar a solicitação o sistema deverá exibir um alerta ao usuário avisando que a solicitação ainda está em aberto pois há itens com falta de documentação.
    7. Quando a solicitação for finalizada, deverá ser gravada com Status Processado.
      1. Uma solicitação só pode ser alterada para Processado somente quando não houver nenhum item com Status Pendente de documentação.
      2. Não será possível alterar uma solicitação processada.
      3. Quando uma solicitação for finalizada, os opcionais aprovados devem ser replicados para a tabela BF4.
      4. Os status gerais da solicitação são: Em análise, Pendente de documentação (quando houver itens pendentes de documentação) e Processado (finalizada)
  3. Deverá ser criado um campo na tabela BF4 chamado BF4_DATSOL que vai gravar a data em que foi solicitado o opcional, mas só será gravado se a análise da solicitação for aprovada.
  4. No campo já existente BF4_DATBAS deverá ser gravada a data em que a solicitação foi aprovada.
  5. No campo já existente BF4_DATBLO deverá ser gravada a data em que o opcional será bloqueado, esta data poderá ser alterada na análise da solicitação.
  6. Deverá ser criado um parâmetro MV_MOTOPC que deverá gravar o código de motivo de bloqueio de opcional padrão para quando a atingir a data limite do opcional, ser gravado este código na tabela BF4 (Opcionais de usuários).
  7. ESPECIFICAR SOBRE AS INTERAÇÕESA rotina de perfil de acesso (PLSA008) deverá ser readaptada para atender o portal empresa.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

PLSA250 - Grupos de produto

Envolvida

Atualizações->Produto Saúde->Grupo de Produto

Portal - 2

PLSA251 - Classificação de produto

Envolvida

Atualizações->Produto Saúde->Classificação de Produto

Remote - 1.i

PLSA800 - Produto Saúde

Alteração

Atualizações->Produto Saúde->Produto Saúde

Remote - 1

PLSA816 - Passos da AnáliseEnvolvidaAtualizações->Rede de Atendimento->Passos da AnáliseRemote - 2.a.IV

Tabelas Utilizadas

  • BE5 – Grupos de produto
  • BY4  Classificações de produto
  • BI3    Produto Saúde
  • BF4 – Opcionais dos usuários
  • B7L –  Log de alterações
  • B4H – Histórico da alteração
  • B4G – Passos da análise
  • B5G – Passo X Análise
  • BBA – Cabeçalho Solicitações Beneficiários

Protótipo de Tela

  

Protótipo 01 - Tela de Solicitação de Opcional - Portal Empresa


Protótipo 02 - Tela de Solicitação de Opcional - Portal Beneficiário


Protótipo 03 - Anexo de Documentos


Protótipo 04 - Consulta de solicitações 


Protótipo 05 - Interação de solicitações

 

Protótipo 06 - Tela da Análise de solicitação - FOLDER USUARIOS - ALTERAR O PROTOTIPO DEPOIS

Protótipo 06 - Tela da Análise de solicitação - FOLDER OPCIONAIS -  ALTERAR O PROTOTIPO DEPOIS

Protótipo 06 - Tela da Análise de solicitação - FOLDER DOCUMENTOS - ALTERAR O PROTOTIPO DEPOIS

Protótipo 09 - Banco de conhecimento - ALTERAR O PROTOTIPO DEPOIS


Fluxo do Processo

 

Opcional

Dicionário de Dados

 

Arquivo ou Código do Script: AAA – Negociação Financeira / *Versao=CP.2014.12_03*/

  

Índice

Chave

01

<FI9_FILIAL+FI9_IDDARF+FI9_STATUS>

02

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_EMISS+FI9_IDDARF>

03

<FI9_FILIAL+FI9_FORNEC+ FI9_LOJA+FI9_PREFIX+FI9_NUM+FI9_PARCEL+FI9_TIPO>

Campo

<AAA_PERESP>

Tipo

<N>

Tamanho

<6>

Valor Inicial

<Varia de acordo com o tipo informado. Por exemplo, quando o campo “tipo” for date, neste campo pode ser informado uma data>. 

Mandatório

Sim (  ) Não (  )

Descrição

<Referência Mínima para Cálculo>

Título

<Ref.Calc.>

Picture

<@E999.99>

Help de Campo

<Informar o % que o aluno pagará em dinheiro. Esse % poderá ser alterado durante a negociação>

 

 

Consulta Padrão

<Informações utilizadas na linha Protheus>

 

Consulta: AMB

Descrição

Configurações de Planejamento

Tipo

Consulta Padrão

Tabela

“AMB”

Índice

“Código”

Campo

“Código”; ”Descrição”

Retorno

AMB->AMB_CODIGO

 

 

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

...