Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Informações Gerais

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAPLS - Plano de Saúde

Segmento Executor

Saúde

Projeto

M_SAU_PLS002

IRM

PCREQ-5682

Requisito

PCREQ-6229

Subtarefa

PCSFL-193

Release de Entrega Planejada

12.1.8

Réplica

Não

País

(x) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

Não aplicável

Objetivo

A presente especificação visa detalhar o processo de preenchimento automático da autorização de um reembolso protocolado e deferido.

Desta maneira, após análise e deferimento de um protocolo, o sistema permitirá que a autorização seja gerada com os dados do protocolo preenchidos automaticamente, aumentando a eficiência do sistema e diminuindo esforço do operador, otimizando o processo e minimizando inconsistências.

 

Definição da Regra de Negócio

Um reembolso de procedimento/medicamento é efetuado quando uma autorização é gerada. Essa autorização de reembolso pode ser gerada a partir de um protocolo incluído anteriormente.

As regras de negócio a seguir descrevem as alterações necessárias nas rotinas de Protocolo de Reembolso e Autorização de Reembolso para possibilitar a abertura e preenchimento das informações da autorização automaticamente após o Deferimento do Protocolo. 


Regras de Negócio

  1. Realizar alteração na função PBOWFinal() presenta na rotina PLSA001A - Protocolo de Reembolso para:

    1. Validações do status "Status <BOW_STATUS>":
      1. Permitir os próximos somente se o status for Deferido;
      2. Permitir o status Deferido somente se ao menos 1 dos itens for aprovado;
      3. Quando todos os itens do protocolo forem reprovados (isto é, glosados - B1N_IMGSTA = DISABLE), o status atribuído ao protocolo deve ser Indeferido;
      4. Caso a ação de reprovação seja desfeita (isto é, o item volte a ficar ativo - B1N_IMGSTA = ENABLE), o status atribuído ao protocolo deve ser Deferido
    2. Validar permissão para o usuário Aprovar Reembolso no cadastro de Operador verificando o conteúdo do campo existente "Aprova Reembolso? <BX4_APREEM>" (1=Sim; 0=Nao)
      1. Caso o conteúdo do campo BX4_APREEM seja 1, será exibida mensagem de questionamento “Deseja realizar a autorização do reembolso?
        1. Aplicar regra de negócio 2.
      2. Caso o conteúdo do campBX4_APREEM seja 2, não será exibida a mensagem pois não existe permissão para este usuário gerar aprovação do reembolso.
    3. Independente do usuário que confirmar a ação, sempre verificar a permissão para aprovação do reembolso através do campo BX4_APREEM. Em casos que outro usuário com permissão confirme alterações posteriormente ao primeiro usuário, a autorização deve ser gerada.

  2. Após selecionar "Sim" na mensagem da Regra 1.B, o sistema abrirá a tela de PLSA001 - Autorização de Reembolso com as informações referentes ao protocolo já preenchidas. Realizar as alterações:Os itens das grids "Eventos", "Composição" e "Críticas" podem sofrer alterações através de ponto de entrada. Realizar alterações na grid para manipulação nas grids de acordo com o as alterações realizadas pelos pontos de entrada.

    1. Executar a função existente PLSGERAUT(), cuja função é exibir a tela de Autorização de Reembolso. Essa função já executa a rotina PL001MOV("BOW",Recno(),9). Os dados enviados por parâmetro identificam a chamada da tela pela rotina de Protocolo de Reembolso. Essa rotina preenche o campo “Num. Protocolo <B44_PROTOC>” com o valor obtido na tela anterior - PLSA001A - Protocolo de Reembolso, além de preencher o restante dos campos a partir do gatilho do protocolo.
    2. Preencher a grid "Eventos" com todos os itens existentes - fazer "while" de todos os registros - na B1N (campo B1N_PROTOC) e que sejam relacionados ao protocolo da BOW(campo BOW_PROTOC) proveniente da tela PLSA001A - Protocolo de Reembolso:
      1. Preencher automaticamente o campo “Cod. Proced. <B45_CODPRO>”, e ativar os gatilhos desse campo através da função RUNTRIGGER() (http://tdn.totvs.com.br/pages/viewpage.action?pageId=6815032);
    3. Popular a grid de "Composição" - Tabela B47.
    4. Popular a grid de "Críticas" - Tabela B46.
      1. Realizar ajustes na rotina de crítica (PLSA090PRO()) para exibir todos os itens existentes no protocolo de reembolso (atualmente, esse tratamento é feio feito para uma única crítica em um único item);
      2. Ajustar a rotina de crítica para (PLSA090PRO()) para possibilitar a autorização da crítica forçada de diversos itens de um mesmo protocolo.

    5. Realizar cálculo dos valores e atribuir valores aos campos M->B44_VLRPAG, M->B44_VLRGLO e M->B44_VLABF. Após calcular o valor dos campos para todos os itens do protocolo, preencher os totalizadores (elementos "say") da tela PLSA001 - Autorização de Reembolso (preenchimento já realizado através da função P001Vld(), verificar necessidade de alteração com múltiplos itens do protocolo).


  3. Os itens das grids "Eventos", "Composição" e "Críticas" podem sofrer alterações através de ponto de entrada. Realizar alterações na grid para manipulação dos registros de acordo com as alterações realizadas pelos pontos de entrada.

     

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

PLSA001A

Alteração

Atualizações -> Atendimento -> Protocolo de Reembolso

1, 2

PLSA001

Alteração

Atualizações -> Atendimento -> Autorização de Reembolso

1, 2

 

Tabelas Utilizadas

  • BX4 - Operadores x Instituições
  • B44 - Cabeçalho Reembolso
  • B45 - Itens do Reembolso
  • B46 - Críticas do Reembolso
  • B47 - Sub-itens do Reembolso

Protótipo de Tela 

  1. Mensagem de confirmação para gerar a autorização de reembolso preenchida com os dados do protocolo.



  2. Tela "Autorização de Reembolso" com o protocolo preenchido ao iniciar.

Fluxo do Processo