Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

ontexto de negócio:

Esta página tem como objetivo detalhar os modelos de integração disponíveis para as linhas de produto TOTVS integrarem com o produto TAF ( Totvs Automação Fiscal ).

Para que se torne mais efetivo o entendimento citado nessa página é altamente recomendável que antes de iniciar você acesse o link abaixo e conheça todo o escopo do produto:

TAF Home

 

Existem dois modelos de integração disponíveis para integração com o TAF, a integração Online e a integração Banco a Banco, conforme abaixo:

  1. Integração Online:
    Neste cenário o ERP envia as informações em real time para o TAF, ou seja, no momento em que o usuário confirma a operação no ERP o TAF já é atualizado automaticamente. 
    Este cenário somente é disponível para quando o ERP utilizar a mesma base (Dicionário de Dados/RPO) do produto TAF.

  2. Integração Banco a Banco:
    Neste cenário utiliza-se conexão banco-a-banco para realizar a integração das informações. Este conceito utiliza a própria ferramenta DBAcces/TopConnect. Com isso, a aplicação grava em uma tabela compartilhada e sob seu domínio, ou seja, no mesmo database, o XML criado por sua rotina de integração. Após gravá-lo, o TAF através de suas rotinas de monitoramento, processará os XMLs disponíveis e transportará para uma tabela de controle dentro de seu ambiente de processamento (TAF).

 

Sistemas Envolvidos

Qualquer ERP( Totvs e não Totvs ) é elegível de integração com o TAF, basta desenvolver a mensagem de integração baseada no Layout Único de Integração.

Para geração do E-Social o layout de integração com o TAF é o mesmo Layout disponibilizado pela Receita Federal e pode ser encontrado na página abaixo:

Layout Taf - eSocial


Integração

O Layout Único de Integração. do TAF tem como objetivo possuir a maior quantidade de informações para a geração das mais variadas obrigações acessórias, ou seja, o Layout foi elaborado de forma lógica, garantindo que de apenas uma integração diversas obrigações possam ser geradas dentro do TAF.

Além do Layout Único de Integração existe também escopos onde o TAF utiliza o próprio Layout da obrigação disponibilizada pelo Fisco para integração com os ERP´s, como por exemplo o e-Social.

 

Abaixo temos uma tabela demonstrando quais escopos utilizam o Layout Único do TAF e quais utilizam o próprio Layout da Receita.

 

EscopoLayout ÚnicoLayout da Receita

Informações Fiscais ( Ex: Sped Fiscal )

SimNão

Informações Contábeis ( Ex: Escrituração Contábil Fiscal )

SimNão

Informações Trabalhistas ( Ex: E-Social )

NãoSim


Tendo em mente a tabela acima vamos detalhar agora os modelos de integração existentes:

  1. Integração Online:
    Neste modelo de integração o ERP irá utilizar uma API disponibilizada pelo TAF que será a responsável por ler o conteúdo da mensagem enviada, interpretar e gravar as informações no banco de dados retornando ao ERP caso ocorra algum problema, todas as funções disponíveis para a integração Online estão disponíveis na página abaixo:
    Processo de desenvolvimento - eSocial

  2. Integração Banco a Banco:

Neste modelo de integração o ERP irá gravar a mensagem de integração em uma tabela compartilhada do seu banco de dados e o TAF irá realizar a leitura dessa informações para integração, conforme abaixo:

 

I. Conhecendo a tabela compartilhada:

A tabela compartilhada é criada após a execução da Wizard Inicial do TAF( Sempre executada no primeiro acesso ao TAF ), no banco do ERP seu nome será TAFST1, e ela possui os seguintes campos:

 

      • TAFFIL (Caracter): Código da Empresa/Filial do ERP, o código informado nesse campo depois será amarrado a filial do TAF que receberá as informações na integração;
      • TAFCODMSG (Caracter): Informa o tipo da mensagem que será gravada na linha, podendo ser 1 para arquivo texto ou 2 para XML;

      • TAFSEQ (Caracter): Quando a mensagem enviada superar 1MB, deve ser quebrada em duas linhas na tabela, nesse cenário esse campo deve ser incrementado com um sequencializador, iniciando em '001';

      • TAFTPREG (Caracter): Nome do Layout que será integrado, podendo ser tanto do Layout Totvs quando o nome do próprio registro de acordo com o Layout da Receita Federal;

      • TAFKEY (Caracter): Chave do registro, a ser gerada de acordo com regra gerada pelo ERP para posterior recuperação da informação;

      • TAFMSG (Caracter): Mensagem a ser enviada para o TAF

      • TAFSTATUS (Caracter): Status do registro na tabela, sempre que gravado pelo ERP deve ser gravado como "1", o TAF seta para "3" quando o registro já foi integrado;

      • Os demais campos são de controle do TAF


II. Exemplo da tabela TAFST1 populada:

 

Regra de Execução da Integração para o E-Social

Quando é enviado para o TAF um XML do eSocial o mesmo é submetido a uma regra que define se a operação será realizada ou não dentro do TAF, sempre que o retorno for negativo a Origem receberá um retorno com o erro, seja via gerenciador de integração ( Integração Banco a Banco ) ou um array com os erros encontrados ( Integração OnLine )

Acesse a página abaixo para mais detalhes do comportamento da integração para o E-Social:

Comportamento da Integração TAF - eSocial

 

Escopo

Descreva, dado o contexto, qual o escopo de atuação da integração. Cite as áreas/perfis de usuários e funções impactadas. Se existe uma parte do contexto de negócio que a integração não tenta resolver, deixe explícito.

 

Defina exatamente o que a integração FAZ, o que ela NÃO FAZ e a sua finalidade.

[O conteúdo poderá estar disponível na ferramenta PMS – Painel de Gestão de Projetos, opção Plano do Projeto]

 

Como são os processos os que serão integrados, mas com uma visão geral e não só o ponto de integração caso contrário a homologação [ou outro que pegar o documento] não saberá do que se trata no sistema vertical, de forma sucinta, como funciona e o(s) ponto(s) de integração.

 

Citar a responsabilidade de cada produto.

 

Descrever com mais detalhes sobre o que será integrado (mas não ser especialista nas entidades/processos, pois suas particularidades serão descritas posteriormente) incluindo diagramas, prints, imagens, etc o que for interessante para auxiliar o entendimento.

 

Interessante aqui a inclusão de diagramas, imagens, lógicas, fluxo(s) do(s) processo(s) o que considerar interessante e agregador ao documento e ao escopo.