Histórico da Página
Composition Setup |
---|
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css |
Portuguese | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
Classe: DBTreeCria um objeto do tipo árvore de itens. TSrvObject -> TControl -> TTree -> DBTree NewMétodo construtor da classe.DBTree(): New ( [ nTop], [ nLeft], [ nBottom], [ nRight], [ oWnd], [ bChange], [ bRClick], [ lCargo], [ lDisable], [ oFont], [ cHeaders] ) --> oObjeto
oObjeto
O parâmetro cHeaders está disponível somente em builds superiores à 7.00.120420A oTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.,'Tree header') AddItemAdiciona um item ou subitem na árvore.DBTree(): AddItem ( [ cPrompt], [ cCargo], [ cRes1], [ cRes2], [ cFile1], [ cFile2], [ nTipo] ) -->
// Localiza o nível abaixo do qual // estes subitens deverão ser criados // -----------------------------------if oTree:TreeSeek("006") oTree:AddItem("Subnível 01","007", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Subnível 02","008", "FOLDER6",,,,2) endif AddTreeAdiciona um item, com nível 1, na árvore.DBTree(): AddTree ( [ cPrompt], [ lOpened], [ cRes1], [ cRes2], [ cFile1], [ cFile2], [ cCargo] ) -->
oTree:AddTree("Nível 02","010", "FOLDER6") AddTreeItemAdiciona um item, com nível 1, na árvore.DBTree(): AddTreeItem ( [ cPrompt], [ cRes], [ cFile], [ cCargo] ) -->
oTree:AddTreeItem("Novo Item","FOLDER7",,"006") BeginUpdatePrepara a árvore para receber os itens.DBTree(): BeginUpdate ( ) --> Este método é muito importante na criação do objeto para que os ajustes de criação e performance sejam realizados corretamente.
oTree:BeginUpdate() ChangeBmpAltera as imagens definidas para a árvore.DBTree(): ChangeBmp ( [ cBmp1], [ cBmp2], [ cFile1], [ cFile2], [ cCargo] ) -->
oTree:ChangeBmp("LBNO","LBTIK",,,"001") ChangePromptAltera a descrição de um item da árvore.DBTree(): ChangePrompt ( [ cPrompt], [ cCargo] ) -->
oTree:ChangePrompt("Novo Texto Item 001","001") DelItemExclui o item selecionado e, consequentemente, todos os seus subitens.DBTree(): DelItem ( ) -->
oTree:DelItem() EndTreeIndica o término da contrução da árvore.DBTree(): EndTree ( ) -->
oTree:EndTree() EndUpdateEncerra a criação dos itens.DBTree(): EndUpdate ( ) --> Este método é muito importante na criação do objeto para que os ajustes de criação e performance sejam realizados corretamente. oTree:EndUpdate() GetCargoRetorna a chave de identificação do item selecionado.DBTree(): GetCargo ( ) --> cCargo cCargo
oTree:GetCargo() GetPromptRetorna a descrição do item selecionado.DBTree(): GetPrompt ( [ lSpace] ) --> cPrompt
cPrompt
oTree:GetPrompt(.T.) // Result: "Subnível 01" IsEmptyIndica se existem itens na árvore.DBTree(): IsEmpty ( ) --> lIsEmpty lIsEmpty
oTree:IsEmpty() // Result: .F. NivelRetorna o nível do item selecionado.DBTree(): Nivel ( ) --> nNivel nNivel
oTree:Nivel() // Result: 3 Exemplo do método Nivel PTRefreshAtualiza todos os níveis da árvore.DBTree(): PTRefresh ( ) -->
oTree:PTRefresh() PTSendTreePermite realizar a construção inicial, da classe DBTree(), a partir de um array pré-definido.DBTree(): PTSendTree ( < aNodes> ) -->
Formato do array para criação dos itens da classe DBTree()
Dicas de utilização do métodoEste método foi desenvolvido para acelerar a criação da árvore. No entanto, para que funcione corretamente, é necessário seguir as seguintes regras na criação do array:
No exemplo abaixo, observe a maneira correta de alimentar o array:
// ExemploDEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo do PTSendTree" FROM 180,180 TO 550,700 PIXELIMAGE1 := "FOLDER5"IMAGE2 := "FOLDER6"aNodes := {}aadd(aNodes,{'00',"001","","Descrição Raiz",IMAGE1,IMAGE2}) // Raizaadd(aNodes,{'01',"002","","Descrição Subnível 01",IMAGE1,IMAGE2}) // Segundo nívelaadd(aNodes,{'02',"003","","Descrição Subnível 02",IMAGE1,IMAGE2}) // Terceiro nívelaadd(aNodes,{'01',"004","","Descrição Subnível 01",IMAGE1,IMAGE2}) // Segundo nívelaadd(aNodes,{'02',"005","","Descrição Subnível 02",IMAGE1,IMAGE2}) // Terceiro nível// Cria o objeto Tree e carrega os itensoTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.)oTree:PTSendTree( aNodes )ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED Visualização |
Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
cNivel | Caracter | Indica o nível que será atualizado. | X |
oTree:PTUpdateNodes( "005" )
SetDisable
Desabilita a utilização da árvore.
DBTree(): SetDisable ( ) -->
oTree:SetDisable()
SetEnable
Habilita a utilização da árvore.
DBTree(): SetEnable ( ) -->
oTree:SetEnable()
SetFlags
Habilita/Desabilita certas funcionalidades do componente.
DBTree(): SetFlags( <nFlags> ) -->
Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
nFlags | Numérico | Valor que representa a(s) funcionalidade(s) a ser(em) habilitada(s). Valores de flags podem ser somados para que mais de uma funcionalidade seja habilitada ao mesmo tempo. | X |
Comandos | Descrição |
---|---|
1 (TTREE_ISEDITABLE) | Habilita edição do texto (prompt) dos itens. |
- Este método está disponível somente em builds superiores à build 7.00.120420A
#define TTREE_ISEDITABLE 1
oTree:SetFlags( TTREE_ISEDITABLE ) // Habilita possibilidade de edição do Prompt de cada item da árvore
SetScroll
Define a barra de rolagem da árvore.
DBTree(): SetScroll ( < nTipo>, < lHabilita> ) -->
Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
nTipo | Numérico | Indica o tipo (1=horizontal e 2=vertical) da barra de rolagem. | X | |
lHabilita | Lógico | Indica se habilita (.T.) ou desabilita (.F.) a barra de rolagem. | X |
oTree:SetScroll(1,.T.) // Habilita barra de rolagem horizontaloTree:SetScroll(2,.T.) // Habilita barra de rolagem vertical
Total
Retorna o número de itens na árvore.
DBTree(): Total ( ) --> nItens
- ()
- Retorna o número de itens na árvore.
oTree:Total() // Result: 8
TreeSeek
Localiza e posiciona o cursor em um determinado elemento.
DBTree(): TreeSeek ( < cCargo> ) --> lFind
Nome | Tipo | Descrição | Obrigatório | Referência |
cCargo | Caracter | Indica a chave de identificação do elemento na árvore. | X |
- (logico)
- Retorna, verdadeiro (.T.), se o cargo for localizado; caso contrário, retornará falso (.F.)
// Localiza o Cargo 001 e posiciona o cursor// para que o segundo nível seja criado abaixo dele// -----------------------------------------------------if oTree:TreeSeek("001") oTree:AddItem("Segundo nível da DBTree","002", "FOLDER10",,,,2) endif
Propriedade | Descrição | Tipo |
aBmps | Indica o array que contêm as imagens dos itens do objeto. | Vetor |
bInit | Indica o bloco de código que será executado na inicialização do objeto. | Bloco de código |
lActivated | Indica se, verdadeiro (.T.), o objeto está ativo; caso contrário, falso (.F.). | Lógico |
lCargo | Indica se, verdadeiro (.T.), os elementos da Tree utilizarão a propriedade cCargo, do método AddItem(), que armazena uma string identificadora, para cada elemento e item da árvore; caso contrário, falso (.F.). | Lógico |
lEnable | Indica se, verdadeiro (.T.), o objeto está habilitado; caso contrário, falso (.F.). | Lógico |
lProcess | Indica se, verdadeiro (.T.), o objeto está sendo atualizado; caso contrário, falso (.F.). | Lógico |
lRefreshing | Indica se, verdadeiro (.T.), o objeto está sendo atualizado; caso contrário, falso (.F.). | Lógico |
nTotal | Indica o total de itens do objeto. | Numérico |
bPromptChanged | Indica o bloco de código, no formato {|cID, nColumn, cNewPrompt| }, que será executado quando um prompt for editado na Tree pelo usuário. O cID conterá o Cargo (valor identificador do item), nColumn a coluna e cNewPrompt o novo prompt do item. Disponível somente em builds superiores à build 7.00.120420A. | Bloco de código |
nColumns | Retorna a quantidade de colunas do objeto. Disponível somente em builds superiores à build 7.00.120420A. | Numérico |
- Caso seja informada uma quantidade menor de colunas para um item do que a quantidade determinada no construtor do objeto, as colunas serão criadas automaticamente em branco, para que o item respeite a quantidade definida no construtor. Colunas excedentes de um item serão descartadas.
- É possível definir a quantidade de colunas do objeto sem que o cabeçalho seja exibido. Para isto, basta informar somente os delimitadores, como por exemplo ";;;" para quatro colunas.
- É importante utilizar os métodos BeginUpdate(), para iniciar a criação do objeto, e EndUpdate(), ao término, para que os ajustes de performance e criação sejam realizados corretamente.
A seguir, veja o código fonte exemplo:
oTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.,,) // Cria a TreeoTree:BeginUpdate() // Prepara o objeto para receber os itensoTree:SetScroll(1,.T.) // Habilita a barra de rolagem horizontaloTree:SetScroll(2,.T.) // Habilita a barra de rolagem vertical for nX := 1 to 5 id++ cId := strZero(id,7) oTree:AddItem("Primeiro Nível: "+cId,cId, "FOLDER5" ,"FOLDER6",,,1) If oTree:TreeSeek(cId) for nY := 1 to 10 id++ cId := strZero(id,7) oTree:AddItem("Subnível:"+cId,cId, "FOLDER10",,,,2) next endif next oTree:EndUpdate() // Finaliza a criação dos itens
#include "TOTVS.CH"User Function DbTree() DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo de DBTree" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL // Cria a Tree oTree := DbTree():New(0,0,160,260,oDlg,,,.T.) // Insere itens oTree:AddItem("Primeiro nível da DBTree","001", "FOLDER5" ,,,,1) If oTree:TreeSeek("001") oTree:AddItem("Segundo nível da DBTree","002", "FOLDER10",,,,2) If oTree:TreeSeek("002") oTree:AddItem("Subnível 01","003", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Subnível 02","004", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Subnível 03","005", "FOLDER6",,,,2) endif endif oTree:TreeSeek("001") // Retorna ao primeiro nível // Cria botões com métodos básicos TButton():New( 160, 002, "Seek Item 4", oDlg,{|| oTree:TreeSeek("004")}; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 160, 052, "Enable" , oDlg,{|| oTree:SetEnable() }; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 160, 102, "Disable" , oDlg,{|| oTree:SetDisable() }; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 160, 152, "Novo Item", oDlg,{|| TreeNewIt() }; ,40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 172,02,"Dados do item", oDlg,{|| ; Alert("Cargo: "+oTree:GetCargo()+chr(13)+"Texto: "+oTree:GetPrompt(.T.)) },; 40,10,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 172, 052, "Muda Texto", oDlg,{|| ; oTree:ChangePrompt("Novo Texto Item 001","001") },; 40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 172, 102, "Muda Imagem", oDlg,{||; oTree:ChangeBmp("LBNO","LBTIK",,,"001") },; 40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) TButton():New( 172, 152, "Apaga Item", oDlg,{|| ; if(oTree:TreeSeek("006"),oTree:DelItem(),) },; 40,010,,,.F.,.T.,.F.,,.F.,,,.F. ) // Indica o término da contrução da Tree oTree:EndTree() ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED Return //----------------------------------------// Função auxiliar para inserção de item//----------------------------------------Static Function TreeNewIt() // Cria novo item na Tree oTree:AddTreeItem("Novo Item","FOLDER7",,"006") if oTree:TreeSeek("006") oTree:AddItem("Sub-nivel 01","007", "FOLDER6",,,,2) oTree:AddItem("Sub-nivel 02","008", "FOLDER6",,,,2) endifReturn