Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
SButton
SButton

Classe: SButton

Cria um objeto do tipo botão.

TSrvObject -> TControl -> SButton


Create

Método construtor da classe.


SButton(): Create ( [ oWnd], [ nTop], [ nLeft], [ nType], [ bAction], [ alEnable], [ cMsg], [ bWhen] ) --> oObjeto


 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
oWndObjetoIndica a janela ou controle visual onde o botão será criado.  
nTopNuméricoIndica a coordenada vertical em pixels ou caracteres.  
nLeftNuméricoIndica a coordenada horizontal em pixels ou caracteres.  
nTypeNuméricoIndica a imagem do tipo (Exemplo: 1=OK e 2=Cancelar) de botão que será utilizado. Observação: Essas imagens estão carregadas no TOTVS Smart Client. Para obter o número de cada tipo de botão, consulte a tabela disponível na área "Observações".  
bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão.  
alEnableLógicoIndica se habilita(.T.)/desabilita(.F.) o botão.  
cMsgCaracterIndica a mensagem, do tipo dica de contexto (tooltip/hint), ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o botão.  
bWhenBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando a mudança de foco da entrada de dados, na janela em que o controle foi criado, estiver sendo efetuada. Observação: O bloco de código retornará verdadeiro (.T.), se o controle permanecer habilitado; caso contrário, retornará falso (.F.).  

 

oObjeto
    (objeto)
  • Retorna o objeto criado.

Veja a seguir, os tipos de botões, carregados no TOTVS Smart Client, que podem ser definidos no parâmetro .

TipoNome da imagem
 1 OK
 2 Cancelar
 3 Excluir
 4 Incluir
 5 Parâmetros
 6 Imprimir
 7 Susp. Impr.
 8 Cancelar Impressão
 9 Ordem
 10 Prioridade
 11 Editar
 12 Ouvir
 13 Salvar
 14 Abrir
 15 Visualizar
 16 Cond. Neg.
 17 Filtrar
 18 Financ.
 19 Avançar
 20 Voltar
 21 Avançar
 22 Voltar
 23 Gráfico

 


oSButton := SButton():Create(oDlg, 81, 01, 5, {||Alert('SButton 05')}, .T., 'Msg', {||.T.})

New

Método construtor da classe.


SButton(): New ( [ nTop], [ nLeft], [ nType], [ bAction], [ oWnd], [ lEnable], [ cMsg], [ bWhen] ) --> oObjeto


 

NomeTipoDescriçãoObrigatórioReferência
nTopNuméricoIndica a coordenada vertical em pixels ou caracteres.  
nLeftNuméricoIndica a coordenada horizontal em pixels ou caracteres.  
nTypeNuméricoIndica a imagem do tipo (Exemplo: 1=OK e 2=Cancelar) de botão que será utilizado. Observação: Estas imagens estão carregadas no Smart Client. Para obter o número de cada tipo de botão, consulte a tabela disponível na área "Observações".  
bActionBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão.  
oWndObjetoIndica a janela ou controle visual onde o botão será criado.  
lEnableLógicoIndica se habilita(.T.)/desabilita(.F.) o botão.  
cMsgCaracterIndica a mensagem, do tipo dica de contexto (tooltip/hint), ao posicionar o ponteiro do mouse sobre o botão.  
bWhenBloco de códigoIndica o bloco de código que será executado quando a mudança de foco da entrada de dados, na janela em que o controle foi criado, estiver sendo efetuada. Observação: O bloco de código retornará verdadeiro (.T.), se o controle permanecer habilitado; caso contrário, retornará falso (.F.).  

 

oObjeto
    (objeto)
  • Retorna o objeto criado.

Veja a seguir, os tipos de botões, carregados no Smart Client, que podem ser definidos no parâmetro .

TipoNome da imagem
 1 OK
 2 Cancelar
 3 Excluir
 4 Incluir
 5 Parâmetros
 6 Imprimir
 7 Susp. Impr.
 8 Cancelar Impressão
 9 Ordem
 10 Prioridade
 11 Editar
 12 Ouvir
 13 Salvar
 14 Abrir
 15 Visualizar
 16 Cond. Neg.
 17 Filtrar
 18 Financ.
 19 Avançar
 20 Voltar
 21 Avançar
 22 Voltar
 23 Gráfico

 


oSButton := SButton():New( 01,01,1,{||Alert('SButton 01')},oDlg,.T.,,)

 

PropriedadeDescriçãoTipo
bActionIndica o bloco de código que será executado quando clicar, com o botão esquerdo do mouse, sobre o botão.Bloco de código

 


A aparência deste objeto depende do tema (Flat, Ocean, Classic, TemaP10) que estiver em uso.


#include "TOTVS.CH"
User Function SButton()
DEFINE DIALOG oDlg TITLE "Exemplo SButton - Tema TemaP10" FROM 180,180 TO 550,700 PIXEL
// Cria relação de botões
@ 01,001 SAY 'Tipo: 1' OF oDlg PIXEL
@ 01,031 SAY 'Tipo: 2' OF oDlg PIXEL
@ 01,061 SAY 'Tipo: 3' OF oDlg PIXEL
@ 01,091 SAY 'Tipo: 4' OF oDlg PIXEL
@ 01,121 SAY 'Tipo: 5' OF oDlg PIXEL
SButton():New( 11,001,01,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 11,031,02,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 11,061,03,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 11,091,04,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 11,121,05,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
@ 31,001 SAY 'Tipo: 6' OF oDlg PIXEL
@ 31,031 SAY 'Tipo: 7' OF oDlg PIXEL
@ 31,061 SAY 'Tipo: 8' OF oDlg PIXEL
@ 31,091 SAY 'Tipo: 9' OF oDlg PIXEL
@ 31,121 SAY 'Tipo:10' OF oDlg PIXEL
SButton():New( 41,001,06,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 41,031,07,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 41,061,08,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 41,091,09,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 41,121,10,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
@ 61,001 SAY 'Tipo:11' OF oDlg PIXEL
@ 61,031 SAY 'Tipo:12' OF oDlg PIXEL
@ 61,061 SAY 'Tipo:13' OF oDlg PIXEL
@ 61,091 SAY 'Tipo:14' OF oDlg PIXEL
@ 61,121 SAY 'Tipo:15' OF oDlg PIXEL
SButton():New( 71,001,11,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 71,031,12,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 71,061,13,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 71,091,14,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 71,121,15,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
@ 91,001 SAY 'Tipo:16' OF oDlg PIXEL
@ 91,031 SAY 'Tipo:17' OF oDlg PIXEL
@ 91,061 SAY 'Tipo:18' OF oDlg PIXEL
@ 91,091 SAY 'Tipo:19' OF oDlg PIXEL
@ 91,121 SAY 'Tipo:20' OF oDlg PIXEL
SButton():New( 101,001,16,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 101,031,17,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 101,061,18,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 101,091,19,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 101,121,20,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
@ 121,001 SAY 'Tipo:21' OF oDlg PIXEL
@ 121,031 SAY 'Tipo:22' OF oDlg PIXEL
@ 121,061 SAY 'Tipo:23' OF oDlg PIXEL
SButton():New( 131,001,21,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 131,031,22,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
SButton():New( 131,061,23,{||Alert('SButton')},oDlg,.T.,,)
ACTIVATE DIALOG oDlg CENTERED
Return

Exemplo da classe SButton

Microsiga Protheus 8.11 , Microsiga Protheus 11 , Protheus 10 , TOTVS Application Server 10 , ByYou Application Server