Home

TOTVS | Plataformas e tecnologias

Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
56294-Como utilizar o processo de Emissão da NF-e Manual no EMS
56294-Como utilizar o processo de Emissão da NF-e Manual no EMS

FAQ: 56294-Como utilizar o processo de Emissão da NF-e Manual no EMS?
Produto:Datasul
Versão:1
Sintoma
56294-Como utilizar o processo de Emissão da NF-e Manual no EMS?
Causa
Como utilizar o processo de Emissão da NF-e Manual no EMS?
Solução

O EMS permite a geração da notas fiscais eletrônicas de forma Manual utilizando o Software Emissor NF-e do SEFAZ/SP.

Utilizando essa parametrização o EMS irá gerar um arquivo TXT em diretório préviamente parametrizado com todas as informações necessárias da NF-e, após deverá ser realizado a importação desse arquivo gerado pelo programa do SEFAZ/SP.

O que é o Software Emissor NF-e?

O Software Emissor NF-e é um programa que, após instalado na máquina do contribuinte, permite a emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) para a correspondente Secretaria de Fazenda Estadual (SEFAZ).

O Software compreende a geração do arquivo da Nota Fiscal eletrônica, meios para realizar a assinatura com o Certificado Digital que o contribuinte possuir e a sua transmissão para a SEFAZ relacionada. Também permite o gerenciamento das NF-e's e o cancelamento das mesmas, a impressão do Documento Auxiliar da Nota Fiscal eletrônica (DANFE) para a circulação das mercadorias e outras funcionalidades acessórias para facilitar a criação da NF-e, tais como os cadastros de clientes, produtos e transportadoras.

Onde encontrar esse Software Emissor NF-e?

O mesmo se encontra no site so SEFAZ de São Paulo (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/).

Os manuais de Instalação e Utilização também poderão ser encontrados no site do SEFAZ de São Paulo (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/manuais.html).

O que eu devo parametrizar no EMS para gerar esse processo?

Para a emissão da NF-e utilizando o processo Manual do EMS segue as mesmas parametrizações de emissão como o processo automático. Basicamente a única diferença é a "Transmissão" que ao invés de ser utilizando um Aplicativo de Transmissão (TSS, Integrator, entre outros) utiliza a Transmissão Manual, gerando o arquivo da nota fiscal eletrônica no diretório definido.

CD0403 – Manutenção de Estabelecimento, na pasta NF-e, deve ser verificados os seguintes parâmetros.

.

» LAYOUT   
Marcar como SEFAZ, dessa forma a nota fiscal eletrônica será gerada no padrão SEFAZ. 
   
» TRANSMISSÃO   
Marcar TRANSMISSÃO MANUAL, determinando dessa formar que o sistema deve gerar um arquivo TXT, permitindo que essa mensagem seja enviada manualmente por intermédio do software emissor de NF-e disponibilizado pela SEFAZ/SP. IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de layout SEFAZ. 
   
» VERSÃO LAYOUT   
Inserir a versão do layout a ser considerada para geração do arquivo da nota fiscal eletrônica no layout SEFAZ. IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de layout SEFAZ. Somente as versões tratadas pelo EMS são consideradas como válida. 
   
» DIRETÓRIO   
Selecionar o diretório a ser utilizado para geração dos arquivos TXT da nota fiscal eletrônica, para posterior envio manual por intermédio da aplicação disponibilizada pela SEFAZ/SP. IMPORTANTE: Esse campo somente é habilitado quando selecionado a opção de Transmissão Manual. 

As demais parametrizações para emissão da NF-e segue o processo de emissão da Nota Fiscal Eletrônica no Sistema, conforme "FAQ 55.699 - Quais os parâmetros utilizados para a emissão da NF-e? ".

CD0606 – Natureza de Operação (pasta geral), o modelo do documento deve ser igual a 55, para todas as naturezas que devem gerar NF-e.

.

CD0904 – Atualização Unidade de Federação (campo UF IBGE), deve ser o código IBGE da UF.

.

CD0330 – Manutenção de Cidades (campo código IBGE), deverá estar informado o código do IBGE da cidade.

.

CD0181 – Manutenção de Pais (campos “sem bloqueio, advertência e com bloqueio”), deverá ser informado se o cadastro de endereço, o mesmo será validado conforme novo algoritmo de busca de endereço ou não, existindo as opção de validação acima.

Informar também qual é o código do Pais Siscomex, no caso de Brasil, é o 1058.

.

Conforme campo assinalado no CD0181 (Manutenção de País), caso um endereço seja informado em um formato que o EMS não entenda, após confirmar o cadastro no programa CD0704 (Manutenção de Clientes), o sistema apresentará erro abaixo:

Erro 17006: Formato do endereço do cliente inválido (não foi possível identificar no endereço informado os componentes Logradouro e Número do endereço).

Abaixo segue formatos de endereços validos para EMS - CD0704 (Manutenção de Clientes) 

AV. PRESIDENTE COSTA E SILVA, 1178 - SALA 5
AV. GETÚLIO VARGAS 1178 TÉRREO
MARGINAL DA VIA ANCHIETA, KM 23
RUA MARECHAL DEODORO NR. 251
RUA VISCONDE DE MAUA N.1890 ED. SENTRA
AV ANTONIO DE CARVALHO 2600/3108
AV. TEODOMIRO DA FONSECA, 2173 BL1
RODOVIA BR 101 - KM29 - IGARASSU
RUA XV DE NOVEMBRO AP. 121 Nr 415
AV. BANDEIRA GOMES S/N - ED.MEDSERV
RUA 1650, NR 900, BLOCO 2

CD0704 – Manutenção de Clientes (pasta fiscal), o parâmetro (Recebe NF-e), deverá estar marcado.

.

FT0114 – Consulta Série X Estabelecimento (campo “emite Nota Fiscal Eletrônica”), este parâmetro somente será validado quando o campo (Produção) da pasta Integração do programa CD0403 estiver marcado. Enquanto o parâmetro (Homologação) estiver marcado estará sendo realizada a emissão simultânea e o campo (Emite Nota Fiscal Eletrônica), não estará sendo validado.

.

Realizando toda a parametrização acima ao emitir uma nota fiscal com a série marcada para "Emitir Nota Fiscal Eletrônica" e confirmar a nota fiscal, será gerado um arquivo no diretório definido no CD0403.

.

E ao consultar a nota fiscal no FT0904 no campo "Situação NF-e" ficará com o status de "NF-e Gerada".

.

Após a geração do arquivo da nota fiscal eletrônica no diretório o mesmo deverá ser importado pelo Software Emissor NF-e do SEFAZ/SP. IMPORTANTE: Maiores dúvidas como realizar esse procedimento acessar o site do SEFAZ/SP (http://www.emissornfe.fazenda.sp.gov.br/).

Após a Autorização da NF-e no SEFAZ como atualizar o status da NF-e no EMS?

Ao retornar a Autorização da Emissão da NF-e no Software Emissor NF-e do SEFAZ/SP, deverá acessar o FT0909 e seguir as instruções conforme abaixo.

FT0909 - Monitor de Integração do EMS, acessar o botão FT0909 (FT0909A) marcar as opções desejadas. Na seqüência acionar o botão de filtro ao lado (FT0909B).

.

.

.

Após este procedimento realizado, o usuário deverá acionar o botão Atualiza (Seta Azul), e as informações serão apresentadas em tela.

.

Ao encontrar a nota fiscal na listagem do programa FT0909, selecionar a mesma e clicar no botão "Situação".

.

Na tela aberta deverá ser selecionado a situação do retorno do SEFAZ, informar a nova chave gerada pelo Software Emissor NF-e do SEFAZ/SP, e informar o número do protocolo gerado na autorização da NF-e.

.

Ao realizar esse procedimento o status da NF-e passará para Uso Autorizado e será liberado a nota fiscal para realizar as demais integrações com os demais módulos.

.

Outras FAQs Relacionadas:
FAQ 55.699 - Quais os parâmetros utilizados para a emissão da NF-e?
FAQ 56.273 - Como funciona a Impressão Danfe?