Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Digitação de Guias no Portal do Prestador

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PPLDIGGUIAS

Digitação de Guias no Portal

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA090

Rotina de Atendimento

WSPLSXFUN 

WebService
WSPLSXMOVWebService

Cadastros Iniciais:

Definição de regras em Usuários do Portal

Parâmetro(s):

MV_PLSDIGP

Requisito (ISSUE):Informe o requisito relacionado (Issue).

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados.

Tabelas Utilizadas:

BSO - Usuario Portal x Prestador
BCI - Protocolo de Entrega de Guias 
BD5 - Processamento de Contas
BE4 - Internações 

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Versões/Release:

12.1.7
Versão Expedida:

12.1.7

Descrição

Criação de nova rotina no Portal do Prestador, onde é possível a realização de digitação de guias retroativas, ou seja, de guias de atendimento já realizados.

Contudo, nos casos onde é necessário haver liberação - como guias SADT e Internação - ainda é necessário previamente realizar a liberação no portal e lançar posteriormente a autorização.

 

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o seguinte parâmetro:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDIGP

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.

 

Procedimento para Utilização

 

Usuários do Portal - Definição de Acesso

  1. Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não utilziado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, com o valor 7585 (isto é apenas um exemplo).

  2. Primeiramente, necessitamos definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

  3. O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.
  4. Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
  5. Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

    Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

    Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

  6. Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão


  1. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.
  2. Após o acesso, deverá clicar em Principal / Digitação de Guias.
  3. s
  4. df
  5. fs
  6. df
  7. sd
  8. f
  9. sdf
  10. sd
  11. f
  12. d
  13. f
  14. d
  15. f

     

 

Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.

 

 

  1. Image Added
  2. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias (desde que o usuário possa acessar a rotina). Nesta tela, é possível a inserção de exames, consulta e geração de PEGs - Protocolo de Entrega de Guia.
  3. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.

    Image AddedImage Added
  4. A tela é a mesma do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações. A diferença é no campo da Data da Solicitação, que fica aberto para edição, respeitando a quantidade de dias que pode retroagir, conforme cadastro de Usuário no Portal no item anterior. 
  5. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.
  6. No final do processo, a guia estrá com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada.
  7. Contudo, existem diferenças para a Guia SADT e Internação.
    1. Como a Guia SADT prevê uma liberação para após ocorrer a execução dos procedimentos solicitados - devido as regras contratuais e outras da Operadora - o prestador deverá obrigatoriamente lançar a liberação no ato do atendimento e armazenar o número da liberação, pois após este processo, dentro do prazo, poderá lançar a autorização normalmente pela Digitação de Guias.
    2. Caso o prestador não siga este procedimento, poderá realizar uma série de procedimentos que o beneficiário não tem acesso ou já atingiu o limite de uso ou demais situações definidas no plano. Logo, para evitar estes transtornos, quando o atendimento dor SADT, executar o atendimento normal da liberação, pois terá certeza de quais estão liberados para o beneficiário.
    3. No tocante a Guias de Internação, sempre é necessário executar a internação no Portal, para considerar que o paciente está internado. Como no caso da SADT, será necessário lançar a guia de Internação, executar a Internação e depois, com o número de autorização, lançar demais itens da evolução na digitação de guias.
    4. No caso da SADT e Internação, com o número de autorização em mãos, basta apenas seguir de 2 a 5 presentes neste tópico. Ou seja, deverá clicar em Digitação de Guias, selecionar a RDA, o tipo de Guia (SADT ou Internação) e entrar com a matrícula do beneficiário e após, clicar em Incluir. De acordo com a guia selecionada, será exibido o layout da guia em tela e no campo Nro Guia Prestador, entrar com o número de autorização gerado no processo de liberação.
    5. O sistema irá buscar os dados da solicitação e basta apenas entrar com os dados da execução. O mesmo ´processo que ocorre hoje no Atendimento.
      Image Added

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

  1. Caos o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Excluir a guia digitada.
  2. Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:
    1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada;
    2. Selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia; 
    3. Definir os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação
  3. f
  4. sdf
  5. sd
  6. f
  7. d
  8. f
  9. d
  10. f


 

 

Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab