Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Processo de Regra de Times

Visão Geral do Programa

Esse processo auxilia a Empresa na administração da segurança das informações das Carteiras de Contas dos usuários. A funcionalidade de Regra de Times, permite ao usuário efetuar o cadastro da árvore hierárquica para os times de trabalho da empresa. Cada hierarquia de time pode ter usuários ou regiões associadas a ela. Os usuários de uma hierarquia de time compõem o time.

Trabalhando com a hierarquia definida pela empresa os processos do CRM, bloqueiam ou liberam os acessos as informações das contas conforme nível hierárquico do usuário.

Nessa funcionalidade, é permitido definir um líder para cada time. Essa definição é opcional, exceto para times com indicador de centralização. O usuário tem a opção de definir quais times são centralizadores. Todo time centralizador deve possuir um usuário líder, pois quando uma nova conta (cliente) ou oportunidade é cadastrada ela é direcionada para o usuário líder do time centralizador.

O usuário só pode estar associado a um nível da hierarquias e cada hierarquia de time pode ter usuários e regiões associadas à ela.

As regiões definem a área de atuação dos times, pois um time somente pode tratar clientes de suas regiões. 

O indicador de todas as regiões permite que o time tenha acesso a todas às regiões, sem que o usuário tenha que fazer a seleção de cada região. Se esse indicador estiver selecionado, ao incluir uma nova região no sistema o time terá automaticamente acesso à ela.

Na função Hierarquia de Times, o usuário tem a opção de suspender hierarquia. Basta assinalar a opção Suspender. 


O processo de Regra de Times trabalha com 3 conceitos:
  • Regra: A Regra define quem terá acesso as informações da Conta, considerando o Responsável da conta e seu nível na hierarquia para liberar ou Bloquear acesso. Desta forma quanto mais alto o nível do usuário na hierarquia mais acessos este terá, pois possuirá acesso a todas as contas sobre sua responsabilidade e também as contas dos usuário dos níveis inferiores na hierarquia.
  • Exceção UsuárioContaQuando uma conta possuir vários representantes, o principal fica como responsável pela conta e os demais podem ser adicionados como Exceção usuário da Contaexceção para conta, desta forma estes passam a ter acesso a Conta conta pela exceção.
  • Exceção Carteira do UsuárioUsado para compartilhar a Carteira de Contas do usuário, exemplo: João esta saindo de férias, então podemos incluir a Maria como Exceção da Carteira do joãoJoão. Desta forma a Maria conseguirá atender todas as Contas da Carteira do joão João sem problemas.

Para ativar a Regra de Times é necessário:

  • Marcar o Parâmetro de Regra de Times "Usar Regra de Times?". Este parâmetro está no Menu >> Foundation >> Regra de Times >> Cadastros >> Manutenção Parâmetros Regra de Times.
  • Definir o Tipo de Hierarquia: Por usuários, Região ou Canal de Vendas.
  • Cadastrar e ativar a Hierarquia.
  • Parametrizar os usuários que devem ter acesso restrito, definindo o nível de acesso como específico.
  • Parametrizar os usuários para cada nível da hierarquia, somente usuários com acesso específico podem ser parametrizados na hierarquia.
  • Parametrizar as contas que devem ter acesso restrito, definindo o nível de acesso da conta como específico.
  • Definir os responsáveis de cada Contaconta, separando assim as carteiras de contas do usuário.
Nota
titleImportante

Diferença entre Portal CRM e CRM Metadados na validação da Regra de Times:

O CRM Metadados valida as permissões em tempo de execução, ou seja, para cada processo executado no CRM para liberar ou bloquear o acesso as informações, o CRM Metadados sai consultando consulta e executando executa todo o processo de validação de Regras regras e exceções.

O Portal CRM valida as permissões dos usuários com base numa em uma tabela de permissões que é atualizada via RPW pelo usuário sempre que executar uma alteração que afeta os controles de acesso, ou seja, as validações e regras já estão calculadas e armazenadas, basta consultar essa tabela para validar o acesso do usuário a conta. Para manter essa tabela atualizada é executado um processo RPW periodicamente que refaz o cálculo e atualiza as permissões. Desta forma temos uma performance muito melhor em relação ao metadados.

Objetivo da tela:

Organizar, controlar e liberar as informações corretamente aos usuários, auxiliando e agilizando o dia - a - dia da Empresa.

 

Onde é usado Regra de Times no CRM: 

Ação:

Descrição:

Tarefa

Ao criar uma Nova Tarefa para o usuário o parâmetro "Valida regras de time na inclusão da tarefa?"Quando marcado Indica que o campo de usuário responsável é filtrado pela regra de times, desta forma ao selecionar uma conta o CRM só permitirá que os usuário que possuam acesso a ação da campanha e acesso a conta pela Regra de Times possa ficar como responsável pela Tarefa.

Somente será possível detalhar, editar e executar uma tarefa para a qual o usuário tenha acesso pela Regra de Times.

Ação

O Portal CRM não aplica Regra de Times na inclusão do Registro de ação, somente na visualização do relacionamentode ação.

Somente será possível detalhar um histórico de ação para o qual o usuário tenha acesso pela Regra de Times.

Oportunidade

Ao criar Nova Oportunidade de Venda o CRM valida a Regra de Times deixando salvar a oportunidade somente para usuários que possuam acesso a Conta selecionadae caso exista um usuário centralizador da hierarquia, o mesmo será colocado como responsável da oportunidade, caso não exista um usuário centralizador, então o responsável será o usuário default para cadastro de oportunidades, com base no que foi parametrizado no CRM, se não houver essa parametrização, então o responsável será o mesmo da conta.

Somente será possível detalhar, editar, excluir e suspender uma oportunidade para a qual o usuário tenha acesso pela Regra de Times.

Ocorrência

Ao criar Nova Ocorrência o CRM valida a Regra de Times deixando salvar a ocorrência somente para usuários que possuam acesso a Conta selecionada e que satisfaçam as regras e exceções do fluxo da ocorrência.

Somente será possível detalhar, editar, duplicar e imprimir relatório de uma ocorrência para a qual o usuário tenha acesso pela Regra de Times.

Lead/Prospect

No cadastro do Lead a Regra de Times é aplicada após salvar, ou seja, qualquer usuário pode cadastrar porém após salvar o CRM vai executar

as Regras

a Regra de Times

e somente terá acesso: o responsável da conta ou os usuários em que a Regra ou a Exceção permitir acesso ao Lead/Prospect

.

Somente será possível detalhar e editar um Lead/Prospect para a qual o usuário tenha acesso* pela Regra de Times.

Clientes PJ/PF

No cadastro

de Clientes Pessoa Jurídica ou Pessoa Física

de Cliente a Regra de Times é aplicada após salvar, ou seja, qualquer usuário pode cadastrar porém após salvar o CRM vai executar a Regra de Times.

Somente será possível detalhar e editar um Cliente para a qual o usuário tenha acesso* pela Regra de Times.

Contatos PJ/PF

No cadastro do Contato a Regra de Times é aplicada após salvar, ou seja, qualquer usuário pode cadastrar

,

porém após salvar o CRM vai executar a

Regras

Regra de Times

e somente terá acesso: o responsável da conta ou os usuários em que a Regra ou a Exceção permitir acesso a Conta.

.

Somente será possível detalhar e editar um Contato para a qual o usuário tenha acesso* pela Regra de Times.

 

*Quando uma nova conta é adicionada e a regra de time está ativa, é adicionado na tabela permissões temporárias ao usuário responsável da conta e ao usuário de cadastro. Os demais usuários terão acesso assim que a regra de times for recalculada pelo processo RPW.