Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

Digitação de Guias no Portal do Prestador

Características do Requisito

Linha de Produto:

Microsiga Protheus

Segmento:

Saúde

Módulo:

SIGAPLS

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

PPLDIGGUIAS

Digitação de Guias no Portal

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

PLSA090

Rotina de Atendimento

WSPLSXFUN 

WebService
WSPLSXMOVWebService

Cadastros Iniciais:

Definição de regras em Usuários do Portal

Parâmetro(s):

MV_PLSDIGP

Requisito (ISSUE):

PCREQ-5316

País(es):

Brasil

Banco(s) de Dados:

Todos relacionais homologados.

Tabelas Utilizadas:

BSO - Usuario Portal x Prestador
BCI - Protocolo de Entrega de Guias 
BD5 - Processamento de Contas
BE4 - Internações 

Sistema(s) Operacional(is):

Windows® / Linux®

Versões/Release:

12.1.7
Versão Expedida:

12.1.7

Descrição

Criação de nova rotina no Portal do Prestador, onde é possível a realização de digitação de guias retroativas, ou seja, de guias de atendimento já realizados.

Contudo, nos casos onde é necessário haver liberação - como guias SADT e Internação - ainda é necessário previamente realizar a liberação no portal e lançar posteriormente a autorização.

 

Procedimento para Configuração


CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Configure o seguinte parâmetro:

Itens/Pastas

Descrição

Nome:

MV_PLSDIGP

Tipo:

Caracter

Cont. Por.:

 

Descrição:

Informe o local de digitação que deverá ser usado quando a guia for lançada pelo módulo de Digitação de Guia retroativa.

 

Procedimento para Utilização 

Usuários do Portal - Definição de Acesso

  1. Primeiramente, o parâmetro MV_PLSDIGP deverá estar com o valor desejado para o local de digitação, que é um número composto de 4 dígitos. Este número deverá ser algum não utilzado pela organização. Para o correto funcionamento, é obrigatório o preenchimento deste parâmetro com o valor desejado pela organização, como por exemplo, com o valor 7585 (isto é apenas um exemplo).

  2. Primeiramente, necessitamos definir para quais usuários e RDAs devemos liberar a possibilidade de cadastro retroativo de guias no Portal. Assim, no Protheus, acesse: Atualizações / Portal / Usuários de Portal.

  3. O sistema irá exibir o browser com todos os usuários cadastrados que possuem acesso ao portal. Aqui, selecione o usuário que deseja verificar as autorizações e após, clique no botão Alterar.


  4. Caso o login seja usado para vários prestadores, será necessário definir individualmente para cada um a possibilidade de digitar uma guia retroativa, bem como a quantidade de dias retroativos (ou seja, o limite de dias que pode lançar uma guia, por exemplo, caso tenho o valor 30 e tente lançar uma guia com mais de 30 dias, o sistema irá barrar essa possibilidade).
  5. Para definir o acesso e dias retroativos, basta dar duplo-clique no nome do prestador - aba Prestador -  e em seguida, indicar se pode ou não lançar guias (campo Inc. Guia Ret,) e a quantidade de dias (campo Quantos Dias), conforme imagens abaixo.

    Aba Prestador -> Prestadores atrelados ao login. A permissão é individual e deverá ser realizado para cada prestador desta grid.

    Campos onde definimos se o prestador poderá digitar guias retroativas no portal e a quantidade de dias.

  6. Após o preenchimento destes campos, definimos para quais prestadores é possível o lançamento de guias retroativas, bem como o período desta retroatividade. Desta forma, para cada RDA é possível definir o acesso e quantidade de dias, tornando o sistema mais prático e eficaz nestes controles.

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Inclusão


  1. O usuário do portal deve acessar a página do prestador em seu Browser, efetuar o login - digitando seu usuário e senha.
  2. Após o acesso, deverá clicar em Principal / Digitação de Guias.

     

  3. O sistema irá abrir a tela referente a digitação de guias (desde que o usuário possa acessar a rotina). Nesta tela, é possível a inserção de exames, consulta e geração de PEGs - Protocolo de Entrega de Guia.
  4. Para inserir uma guia, basta selecionar a RDA desejada no combo Prestador, Local de Atendimento e Regime de Atendimento, selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia e por fim, inserir a matrícula do beneficiário para qual a guia será digitada.

  5. A tela é a mesma do atendimento, não mudando em nada a sistemática de lançamento de informações. A diferença é no campo da Data da Solicitação, que fica aberto para edição, respeitando a quantidade de dias que pode retroagir, conforme cadastro de Usuário no Portal no item anterior. 
  6. No restante, o lançamento de informações é idêntico ao processo existente hoje, bastando apenas entrar com os dados solicitados.
  7. No final do processo, a guia estrá com o status de Finalizada, pois sua digitação já foi realizada.
  8. Contudo, existem diferenças para a Guia SADT e Internação.
    1. Como a Guia SADT prevê uma liberação para após ocorrer a execução dos procedimentos solicitados - devido as regras contratuais e outras da Operadora - o prestador deverá obrigatoriamente lançar a liberação no ato do atendimento e armazenar o número da liberação, pois após este processo, dentro do prazo, poderá lançar a autorização normalmente pela Digitação de Guias.
    2. Caso o prestador não siga este procedimento, poderá realizar uma série de procedimentos que o beneficiário não tem acesso ou já atingiu o limite de uso ou demais situações definidas no plano. Logo, para evitar estes transtornos, quando o atendimento dor SADT, executar o atendimento normal da liberação, pois terá certeza de quais estão liberados para o beneficiário.
    3. No tocante a Guias de Internação, sempre é necessário executar a internação no Portal, para considerar que o paciente está internado. Como no caso da SADT, será necessário lançar a guia de Internação, executar a Internação e depois, com o número de autorização, lançar demais itens da evolução na digitação de guias.
    4. No caso da SADT e Internação, com o número de autorização em mãos, basta apenas seguir de 2 a 5 presentes neste tópico. Ou seja, deverá clicar em Digitação de Guias, selecionar a RDA, o tipo de Guia (SADT ou Internação) e entrar com a matrícula do beneficiário e após, clicar em Incluir. De acordo com a guia selecionada, será exibido o layout da guia em tela e no campo Nro Guia Prestador, entrar com o número de autorização gerado no processo de liberação.
    5. O sistema irá buscar os dados da solicitação e basta apenas entrar com os dados da execução. O mesmo ´processo que ocorre hoje no Atendimento.

Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Exclusão

  1. Caos o prestador digite uma guia e depois veja que cometeu algum equivoco, é possível Excluir a guia digitada.
  2. Para isto, na tela de digitação de guias, deverá filtrar as guias digitadas da seguinte maneira:
    1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
    2. Selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
    3. Definir os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação como Finalizadas. 
    4. Todas as guias digitadas por este módulo ficam no status de Finalizadas. Logo, o filtro deverá ser de guias Finalizadas.
    5. No final, clicar no botão Listar Guias.


  3. Caso existam guias com os parâmetros informados, o sistema irá retornar no grid as guias encontradas. Note que existe um campo do tipo checkbox, que serve para marcar as guias de forma individual.
  4. No caso, marque a guia que deseja excluir e após, clique no botão Voltar para Digitação.

  5. Agora, será necessário selecionar no combo Status Digitação a opção Em Digitação. Após, clique no botão Listar Guias.
  6. Note que agora o botão de Excluir está visivel no campo. Basta apenas clicar no botão Excluir (em formato de "X") que o sistema irá providenciar a exclusão desta guia.



Utilização da Rotina no Portal do Prestador - Gerar Protocolo de Entrega de Guia (PEG)


  1. Como o local de digitação para as guias lançadas neste módulo é diferente do padrão do sistema, é necessário gerar o Protocolo de Entrega de Guia na própria tela de Digitação.
  2. Para isto, as guias devem estar no status de Finalizadas. Para gerar o protocolo, faça:
    1. No combo Local de Atendimento e Regime de Atendimento, deverá selecionar a RDA para qual a guia foi digitada (obrigatório);
    2. Selecionar o tipo de guia no combo Tipo de Guia (obrigatório)
    3. Definir os parâmetros de pesquisa no fieldset de Parâmetros de Pesquisa, podendo filtrar as guias por data, número da guia e deverá selecionar o Status de Digitação como Finalizadas.
    4. No final, clicar no botão Listar Guias.
  3. Caso existam guias com os parâmetros informados, o sistema irá retornar no grid as guias encontradas. Note que existe um campo do tipo checkbox, que serve para marcar as guias de forma individual. Caso deseje selecionar todas as guias filtradas, basta marcar o checkbox que está no cabeçalho da grid. 
  4. Após a seleção das guias, clique no botão Gerar Protocolo para Operadora. Ao clicar neste botão, o sistema irá gerar a PEG e emitirá um alerta em tela, informando que a consulta da PEG poderá ser realizada no módulo de Consulta de Protocolos, existente no caminho TISS / Protocolos.
    OBS:
     Essa funcionalidade é idêntica a existente hoje de gerar protocolos, mudando apenas o caminho utilizado.




     
  5. Após acessar TISS / Protocolos, clique na aba Consultar Protocolos Gerados, entre com as informações solicitadas desta tela (prestador, data e tipo de guia) e depois, clique no botão Exibir.