Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Guia de Resumo de Internação via Portal do Prestador

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

Microsiga Protheus

Módulo

SIGAPLS - Plano de Saúde

Segmento Executor

Saúde

Chamado

TVDJUS

País

X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

Outros

 Consultar os seguintes documentos durante o desenvolvimento, pois as tarefas estão ligadas de forma intrínseca:
   

Objetivo

 

Esta especificação visa demonstrar as etapas necessárias para o desenvolvimento da Guia de Resumo de Internação no Portal do Prestador, para que o usuário da prestadora possa lançar o Resumo de Internação no Portal e editá-la conforme suas necessidades, até a finalização da guia.

Ou seja, a prestadora poderá a partir de agora lançar todos os itens de internação da guia de Resumo de Internação, de forma que seja possível o lançamento de acordo com as necessidades operacionais e no final, finalizá-la, indicando que a internação foi concluída e a guia deve ir para faturamento, de forma que possa acompanhar e lançar todos os procedimentos/insumos e demais itens utilizados na internação. O funcionamento dessa guia  no Portal deverá seguir o mesmo funcionamento das demais guias existentes (SADT, Consulta e outras), se diferenciando pela possibilidade de edição dos campos conforme necessidade da prestadora no lançamento das informações. O funcionamento desta guia será semelhante ao que ocorreu com a Digitação Off-Line, pois a guia poderá ser incluída e editada, até que o prestador opte em finalizá-la e gerar a PEG pelo Portal, conforme processo padrão existente.


Definição da Regra de Negócio

 

Conforme Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a guia de Resumo de Internação é o formulário padrão a ser utilizado quando a Internação é finalizada e deve ser faturada. Atualmente, o sistema já consta com o layout da guia de Resumo de Internação no sistema, mas é utilizada apenas no Digitação de Contas (PLSA498/PLSA500), para edição manual da operadora. Ou seja, o prestador preenche a guia e envia para a Operadora, que lança estes dados na guia de Resumo via Digitação de Contas ou então, envia via XML, quando possui sistema preparado para isso.

Assim, devemos criar e disponibilizar a página de guia de Resumo de Internação no Portal do Prestador, para que os prestadores possam preencher esta guia de maneira on-line e de forma prática, pois será possível a inclusão e edição destas guias conforme necessidades da prestadora e quando desejar finalizar, a guia ficará com status Ativa/Pronta e então, poderá ser feito a geração de PEG com estas guias. O funcionamento da inclusão e edição das guias será diretamente nas tabelas de cobrança (BD5, BD6 e BD7), de forma que iremos utilizar um esquema de funcionamento similar ao proposto no Requisito de Edição de Guias no módulo Digitação de Contas Off-Line.


Definição da Regra de Negócio

Abaixo, listamos quais são as necessidades que deverão ser contempladas com esta nova alteração e no item Alterações do Processo, será detalhado de modo técnico as alterações em funções, procedimentos, telas e outros necessários para que as modificações atendam aos itens propostos inicialmente.

  1. O Prestador irá acessar o Portal do Prestador, com seu usuário e senha.
  2. No menu à esquerda, no menu Internação, deve escolher a opção Resumo de Internação.
  3. O sistema irá abrir a tela com os campos da guia de Resumo de Internação;
  4. Todos os campos deverão estar bloqueados para edição, com exceção do campo número 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação.
    1. Isso ocorre pois ao selecionar a guia de Solicitação, alguns campos deverão ser preenchidos de forma automática, como beneficiário, data da internação e outros, conforme ocorre hoje coma guia no remote.
    2. Ao clicar no campo 3 - Número da Guia de Solicitação de Internação, o sistema deverá exibir uma caixa de pesquisa, para que o usuário possa localizar a guia de Solicitação de Internação desejada:
      1. A pesquisa pelas solicitações de internação deverão ocorrer apenas para as guias emitidas pelo prestador;
      2. A pesquisa poderá ser realizada pela matrícula do beneficiário, pelo número da guia de Solicitação de Internação e por Data.
    3. Assim que localizar o registro, o usuário irá selecionar a guia desejada e o sistema irá liberar os campos para edição, preenchendo alguns de forma automática, de acordo com os dados da guia de Solicitação selecionada.
  5. O usuário irá preencher os dados que precisa e no final, quando clicar no botão Confirmar da página, o sistema irá indagar se o usuário deseja finalizar a guia (para ficar com status Ativa/Pronta e disponível para geração de PEG) ou não, para poder editar a guia depois (ficará no status Em Digitação).
  6. Enquanto a guia estiver no status Em Digitação, o usuário pode editar os campos disponíveis até sua finalização.
  7. Quando o usuário finalizar a guia, o sistema mudará a guia para a fase Ativa/Pronta e não poderá ser mais alterada..
  8. Existirá outro item no menu de Internação, que será a página de Consulta Resumo de Internações:
    1. Nesta página, o usuário poderá filtrar os resumos de internações realizados e selecionar as guias que deseja editar no decorrer do processo.
    2. O layout da página de Digitação de Guias Off-Line (PPLDIGGUIAS) deve ser usada como base para esta tela de consulta:
      1. O usuário poderá realizar a consulta pela matrícula do beneficiário, por datas e pelo número da guia de Resumo.
      2. Deverá escolher o status da guia de Resumo (Finalizadas ou Em Digitação).
      3. Após a consulta, deverá ser exibido um grid com as guias encontradas que atendam aos critérios de pesquisa.
      4. No grid, quando o status da guia pesquisada for Em Digitação, o grid deverá exibir um botão, que quando clicado, irá abrir a página para edição da guia selecionada.
      5. OBS: a fim de manter familiaridade e manter um padrão, esta tela deve ter o mesmo layout da tela de Digitação de Guias Off-Line, de modo que o funcionamento será idêntico, com as mesmas funcionalidades no tocante a parte de pesquisa, geração de PEG e edição. Consulte a especificação ER_TVCM79_Alteracao_Guias_Off-Line_Portal_Prestador para maiores detalhes.
  9. Enquanto não for gerada PEG para a guia, o usuário poderá voltar o status da guia para Em Digitação, de modo que a guia fique disponível novamente para edição.

 

 

Alterações no Processo

A guia de Resumo de Internação deverá ser comportar como uma guia de Anexos Clínicos, pois ela será vinculada à uma guia de Solicitação de Internação. Além disso, como ocorre com as guias no Digitação de Guias Off-Line, deverá estar disponível para edição até que o usuário opte em finalizá-la. Outra diferença é que está guia será gravada exclusivamente no Contas Médicas, conforme ocorre hoje no remote, através do Digitação de Contas (PLSA498/PLSA500), onde os dados inseridos serão gravados nas tabelas nas tabelas BD5, BD6 e BD7

A guia de Resumo de Internação deve ser disponibilizada no Portal do Prestador, de forma que possa lançar os dados pertinentes a guia e contar ainda com o recurso de edição, pois por se tratar de uma guia extensa, pode ocorrer de ter vários lançamentos em dias diferentes. Logo, além da criação das funções de carregamento, gravação, mudança de fase e outros, teremos que possibilitar a edição da guia, como se estivesse no ambiente remote do Protheus. Enquanto a guia fica com o status Em Digitação, o usuário pode entrar e realizar alterações diversas e quando terminar sua digitação, deve colocar a guia com status de Ativa/Pronta, além de poder voltar a fase da guia para Em Digitação, enquanto a PEG com esta guia for gerada, bem como realizar a exclusão, em caso de lançamento errado.

Esta funcionalidade será semelhante com a proposta no chamado TVCM79, pois as tabelas, telas de configuração e outras funções serão semelhantes, devendo ser usada como base. No final deste documento, o desenvolvedor encontrará um anexos com os manuais da TISS, para auxilio em suas dúvidas e modelo da guia.


Etapas:

  1. A guia de Resumo de Internação já existe no Wizard da tabela B7B e os campos estão de acordo com o último manual da TISS. Porém, o campo 15, que corresponde ao números de caracteres, está zerado.
    1. Pode-se atualizar estes campos conforme manual, para ficar conforme versão da ANS.
    2. No Protheus, a guia de Resumo de Internação é corresponde ao código '05'.
    3. Para verificar campos e demais informações, acesse a tela de Tipos de Guias (PLSA496)
  2. Necessário manter o legado de geração de páginas dinâmicas conforme TISS, como ocorre hoje com as outras páginas de guia via Portal. o legado da geração de pa´ginas dinâmicas das guias enÉ necessário manter o legado das páginas iguais as existentes hoje no Atendimento, ou seja, a montagem das páginas será igual a versão existente hoje, mantendo todas as validações.
  3. Essencial que todas as guias sejam do tipo Autorização(Execução), jamais Solicitação.
  4. Será necessário alterar os fontes que trabalham com as macros (nomes das funções) e campos da tabela BCL, pois será necessário diferenciar quando se trata de uma guia normal ou quando estamos trabalhando com as guias da Digitação Off-line, para personalizar inserida no remote ou via Portal, para personalziar as funlções de acordo com o ambiente acessado e suas particularidades:
    1. Todas as funções de gravação, edição, entrada e saída, mudança de fase e outras
    conforme necessidade atual
    1. (BCL_FUNGRV - PLSA720GRV, BCL_FUNEDT -
    PLSA720EDT
    1. PLSA092EDT, BCL_FUNSAI -
    PLSA720SAI
    1. PLSA092SAI, BCL_FUNINI -
    PLSA720INI
    1. PLSA092INI, BCL
    ->BCL_FUNMFS e outras necessárias). 
    1. _FUNMFS - PLSA720MF e outras) deverão ser reaproveitadas ou adaptadas para funcionar com a parte WEB, permitindo a inclusão e edição destas guias como se fosse no remote.
    2. O fonte onde configuramos as guias é o PLSA496. (Extrema cautela ao manusear as informações da tela, pois alterações aqui prejudicam todo o sistema).
    3. Ainda na configuração de guias, necessário inserir dados sobre a página WEB e as funções web que serão utilizadas para Load, Gravação e outras na parte WEB. 
      Image Added

    4. As funções existentes (descritas nestes camposacima) poderão ser reaproveitas ou alteradas de forma que atendam as necessidades da guia Off-Line no portalde resumo, respeitando que deverá ser mantida a questão performática dos acessos, bem como a facilidade em manutenções futuras, visto que a maioria atende exclusivamente funções do atendem apenas o remote, como grids, objetos e outros, sendo necessário alterar para funcionar com a tecnologia Web ADVPL.
  5. Na inclusão da guia, devemos verificar se existe PEG aberta para o prestador, verificando:
            1. Código da Operadora;
            2. Código da RDA;
            3. Código do local de digitação de Guias Off-Line, conforme parâmetro MV_PLSDIGP;
            4. Situação da PEG (deverá estar Ativa - BCI_SITUAC igual a 1);
            5. Tipo de Guia - de acordo com a guia que o prestador deseja inserir no sistema.
          1. Caso não exista PEG em aberto, será necessário criar uma PEG para o prestador, com as informações acima descritas.
          2. A função para criação de PEG é PLSIPP (fonte PLSXMOV).
          3. Para atualizar uma PEG, a função é PLSATUPP (fonte PLSXMOV).
        1. Verificar os fontes PLSA498 / PLSA500, pois são os fontes principais com relação ao módulo de Digitação de Conta no remote do Protheus.
        2. A função PLSA500MOV é a função inicial para a inclusão de guias com status Em Digitação.
          1. Será necessário alterar a função ou criar função semelhante em novo fonte, pois em vários pontos, a PLSA500MOV chama os campos da tabela BCL, sendo que temos que controlar as alterações exclusivamente para as guias de Digitação Off-line, conforme item 1.
          2. Logo, as funções existentes hoje terão que ser reaproveitadas, alteradas ou reescritas, para que funcionem de forma idêntica para o Portal, pois atualmente, da forma que funciona no remote, inserindo a guia manualmente no Digitação de Contas, já atenderia a parte On_line, com suas devidas ressalvas pela tecnologia Web.
        3. Na tela de digitação, o usuário poderá realizar a inclusão dos dados desejados de forma normal, conforme ocorre hoje no atendimento.
        4. No momento que o usuário clicar no botão Confirmar da página, será necessário exibir um alerta (modalBS no arquivo jsuser.js ou outro componente visual), para que o usuário informe se deseja finalizar a Guia (se sim, deverá seguir as etapas do item 13 em diante) ou se não, de modo que a guia fique em modo de edição.
          1. Conforme item 1 e 6, as funções de gravação deverão ser exclusivas para as guias off-line via portal, de modo que seja possível a edição futura e não altere as demais existentes no portal.
          2. A guia deverá ser salva com o status como Em Digitação (BD5_FASE = "1") e situação Ativa (BD5_SITUAC = "1").
        5. Com a possibilidade de edição da Guia, será necessário alterar o grid referente a exibição dos resultados das guias encontradas, pois será necessário incluir uma coluna com um botão para reabrir a guia para edição. Ou seja, ao buscar as guias que estão com o status Em Digitação no combo Status Digitação, o grid deverá apresentar as informações existentes mais a coluna com o botão, que quando clicado, deverá reabrir a guia para edição, com os dados previamente preenchidos
    1. O fonte onde configuramos as guias é o PLSA496. (Extrema cautela ao manusear as informações da tela, pois alterações aqui prejudicam todo o sistema).
    2. Nas tabelas B7B, será necessário verificar quais campos estarão disponíveis para edição, pois partimos do pressuposto que todas as guias lançadas pelo Digitação Off-Line serão Autorizações(Execução) e enquanto a guia estiver como Em Digitação, os campos serão alterados pelo prestador.Desta forma, será necessário verificar nas tabelas e fontes relacionados uma forma de permitir a edição dos dados quando se tratar de uma Digitação Off-Line, de modo que preserva as funcionalidades existentes e contemple a atual
        1. .


 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.