Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:Descrição:

Origem

É o preço calculado com base no tipo de preço selecionado e que servirá para atualizar o Preço Destino. Poderá ser utilizada uma das seguintes alternativas para cálculo do Preço Origem:

Médio Batch: Representa o último custo médio mensal e cuja valorização ocorre no cálculo do preço médio.

Médio On-Line: Consiste no último custo on-line obtido para o item.

Custo Padrão: é o custo padrão estabelecido para o item x estabelecimento.

Média dos Médios Batch: é a média dos custos médios entre estabelecimentos, calculado com base no último médio calculado.

Média dos Médios On-line: é a média dos custos on-line entre estabelecimentos, calculado com base no último custo on-line calculado.

Média dos Custos Padrão: é a média dos custos padrões entre estabelecimentos.

Média das Últimas Reposições: O programa calcula a média das últimas reposições realizadas do item a fim de atualizar o preço de destino.

Média das Últimas Entradas: o programa calcula a média das últimas entradas do item a fim de atualizar o preço de destino.

Preço Última Entrada: é o preço da última transação de entrada do item em questão.

Preço Reposição: é o preço firmado na última aprovação da cotação de compra do item.

Nota
titleNota:

Se os módulos de Pedidos e Cotação estiverem implantados, o preço e' convertido da moeda corrente para a moeda padrão de variação, na data do pedido ou da confirmação da cotação.

Quando não mais forem encontradas ordens que atendam às datas, o programa calcula a média e converte o valor da moeda padrão de variação para a moeda corrente, na data atual.

Ressalte-se que o programa acumula os valores com ou sem impostos, de acordo com a informação do pedido ou da cotação, levando em consideração se a compra é destinada a consumo ou a industrialização.

Preço Base: O programa utiliza o Preço Base do Item para atualizar o Preço de Destino.

 Preço Fiscal: O programa utiliza o preço fiscal do item para atualizar o Preço Destino.

Estabelecimento

Inserir o estabelecimento cujo preço origem será considerado. É o código do estabelecimento de alocação do item para atualização dos preços.

Destino

É o preço atualizado pelo Preço Origem, que por sua vez, foi calculado com base em um dos preços existentes como opção de cálculo.

As opções para atualização do Preço Destino são:

Médio Batch (somente itens físicos)

Médio On-line (somente itens físicos)

Custo Padrão

Preço Última Entrada

Preço Reposição

Preço Base

Preço Fiscal

Nota

Nota
titleNota:
Os conceitos para cada uma das opções de preços citadas acima, são idênticos aos documentados no campo “Preço Origem”.

Moeda

É a Moeda utilizada para valorizar o preço de origem calculado, quando selecionado as opções de médio batch, médio on-line ou custo padrão.

 

Nota
titleNota:

Para as opções de preço base, reposição, ult entrada e médio das últimas reposições o campo “Moeda” não é habilitado pelo sistema. O usuário poderá selecionar para o preço de origem, uma das três moedas parametrizadas pelo Estoque.

Correção

É a correção dos valores dos preços da data correspondente a última atualização para o dia da geração do relatório.

Quando assinalado o campo “Correção”, os valores são convertidos na data da efetivação, utilizando a moeda padrão de variação informada para o item  no módulo de Estoque (ver detalhes manual de Referência Estoque – Processo Preparação das Informações – Função Função Manutenção de Itens (CE0106) e os mesmos valores reconvertidos para a moeda corrente na data atual.

Importante   Para a perfeita correção dos valores é necessário que existam cotações diárias cadastradas para a moeda padrão de variação para evitar erros na realização do cálculo.

Quando não assinalado o campo “Correção”, os valores são apenas acumulados e ponderados não havendo qualquer tipo de correção.

Última Entrada – Quando assinalado o campo “correção”, a cada movimento realizado o valor é convertido na data para a moeda padrão de variação. Ao final da movimentação, os valores acumulados são calculados pela média e então convertidos, na data atual, da moeda padrão de variação para a moeda corrente.

Reposição – Com as cotações e os pedidos confirmados, o preço é convertido da moeda corrente para a moeda padrão de variação, na data do pedido ou da confirmação da cotação. Quando não mais forem encontradas ordens que atendam as datas, o programa calcula a média e converte o valor da moeda padrão de variação para a moeda corrente, na data atual.

Nota   O programa acumula os valores com ou sem IPI/ICM, de acordo com o pedido ou cotação, determinado pelo destino da compra (consumo ou industrialização).

Base - O preço base é convertido para a moeda padrão de variação na data base e em seguida, é convertido para a moeda corrente na data atual.

Dt Padrão

 Representa a data da atualização do preço padrão do item

Observação:
Esse campo somente estará habilitado quando no campo “Destino” tiver sido selecionado preço padrão.

 

Índice(%)

 Identifica um índice a ser aplicado sobre o valor de origem para obtenção do valor destino.

Recalcular Utilizando Estrutura

Quando utilizado a opção Preço de Destino = Base ou Padrão, o programa habilita o campo “Recalcular Utilizando Estrutura” para que o usuário possa determinar se o cálculo destes preços sejam feitos utilizando a estrutura do produto, onde o cálculo é realizado a partir da matéria-prima da estrutura e do processo (operações), atualizando o Preço Base ou Padrão de todos os itens amarrados a esta.Notas

 

Nota
titleNota:

Ao assinalar o campo “Recalcular Utilizando Estrutura”, as opções da pasta "Seleção" ficam sem efeito.

Para itens comprados o preço origem simplesmente será copiado para o preço destino; para os fabricados o sistema irá acumular o preço origem dos itens do primeiro nível da estrutura.

 

Imprime

Quando assinalado este campo, são listados os valores que se destinam a atualizar os preços dos itens, caso contrario, serão atualizados apenas os preços não listados dos itens.

 

Atualiza Preço Operações Externas

Determina se o sistema deve ou não atualizar o preço das operações realizadas externamente.

 

 

Atualiza Data do Preço Destino

Quando assinalado, determina que a data do preço receberá a data de execução do cálculo.

Nota:   O O campo somente é habilitado quando no campo "Destino" for selecionada uma das seguintes opções:·          Reposição

  • Reposição
·          Base
  • Base
·          Última
  • Última Entrada ou
·          Fiscal
  • Fiscal

Custo Operação

É o custo considerado para as operações utilizada na apuração dos preços Base ou Padrão dos itens da estrutura de produtos.

Ao utilizar a função Recalcular Utilizando Estrutura o sistema habilita o campo Custo Operação para que o usuário possa selecionar a forma de custo para a operação, se Total, Previsto ou pelo Padrão.

Método Cálculo de Custos

Ao utilizar a função Recalcular Utilizando Estrutura o sistema habilita o campo Método Cálculo de Custos para que o usuário possa selecionar a melhor opção de cálculo, se pelo método das UP´s ou RKW (ver detalhes Processo Apêndices – Funções Método RKW de Absorção de Custos e Método das UP´s).

Data Transação

Define a faixa de datas para considerar os preços cotados e confirmados na atualização dos preços dos itens:

Data Inicial - É informada uma data “a partir de quando” o programa deve considerar os preços confirmados ou cotados, se os da opção "Última Entrada" ou "Reposição" do campo “Preço Origem”.

Data Final - É informada uma data “até quando” o programa deve considerar os preços confirmados ou cotados, se os da opção "Última Entrada" ou "Reposição" do campo “Preço Origem”.

...

Campo:Descrição:

Dt Corte Estr / Oper

É a data de corte da estrutura para consideração das operações na atualização dos preços dos itens pertencentes a esta.

Refugo no Custo Total

É o custo do refugo incorporado no cálculo do custo total da operação para atualização dos preços dos itens da estrutura.

Custo Prep. Na Fabr/Acum

É o custo da preparação da operação incorporada no processo de fabricação do item. Este custo pode ser considerado de várias formas:

Sem Custo Preparação: Neste caso não são considerados os custos de preparação da operação, somente o custo homem.

Preparação Ordem: Considera o tempo total de preparação para fabricar a quantidade da ordem de produção.

Preparação x Número Lotes: Considera o tempo de preparação e o número de lotes produzidos.

Preparação Unitário x Quantidade: Considera o tempo de preparação unitário e a quantidade de itens fabricados.

Preparação x Quantidade: Considera o tempo de preparação da operação e a quantidade total produzida.

Considera Custos GGF

Quando assinalado, considera o custo do GGF na atualização dos preços dos itens.

Considera Custos Mão-de-Obra

Quando assinalado, considera os custos com mão-de-obra na atualização dos preços dos itens.

Considera Custos Operação Externa

Quando assinalado, considera os custos com operações externas na atualização dos preços dos itens.

Considera Estabelecimento Item Filho

Esse campo só tem validade se na pasta Parâmetros tiver sido selecionada a opção “Recalcular Utilizando Estrutura”.

Se o item pai tiver associação com um estabelecimento e um dos seus componentes possuir uma operação, associada a um grupo de máquinas relacionado a outro estabelecimento, pode ser selecionado o parâmetro “Considera Estabelecimento Item Filho”. Assim, serão considerados os valores de GGF para o componente. Caso esta opção não seja selecionada será considerado o estabelecimento padrão do item pai para todos os níveis da estrutura.

Atualiza Custo do Item

Quando assinalado, habilita os campos Data Custo e Tipo Custo. Não confundir este campo com o Preço do Item (mensal, on-line, etc). Este campo não funciona como cadastro.

O usuário deve informar o Tipo Custo (1 a 99) e a Data Custo. Estas informações serão atualizadas na tabela “custo-data”, e podem ser visualizadas nos programas Evolução dos Custos do Item (CS0207) e Função Gráfico Variação do Custo do Item (CS0710).

Data Custo

É a data de atualização do preço base ou padrão.

Situação

Permite selecionar a situação, em relação a obsolescencia, dos itens que serão considerados para o cálculo. Permite ao usuário escolher quais os códigos de obsolescencia que serão considerados. As opções disponíveis são:

1 – Ativo

2 – Obsoleto Ordens Automáticas

3 – Obsoleto Todas as Ordens.

4 – Totalmente Obsoleto.

 

Informações
titleImportante:

O parâmetro possui ação comulativa, isto é, o valor escolhido inclui os valores anteriores.

Exemplo: Se o usuário escolher a opção 3 (Obsoleto Todas Ordens), o programa considera os itens com código de obsolescência 1, 2 e 3.

Tipo Custo

É o tipo de custo utilizado na atualização de preços dos itens(custo-data).

...