Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Campo:Descrição:

Data Início

Inserir a data de corte inicial da manutenção.

Data Término

Inserir a data de corte final da manutenção.

Manutenção Parada

Quando o plano for por faixa de tempo, a periodicidade deve ser coerente com a frequência dos períodos de parada.

Define se o plano de manutenção obedecerá a um plano de parada na geração das ordens de manutenção (OM).

Planos de paradas possuem períodos pré-definidos, onde ocorrerão paradas programadas de áreas, setores ou ainda de uma planta da empresa.

A manutenção de parada permite a reprogramação das datas das ordens de forma Antecipada, Prorrogada ou ainda Parada + Próxima.

  • Antecipada: se a data de início da OM calculada não cair no início da parada, o sistema tentará antecipar a data de início da OM. Se não houver um período da parada que atenda a antecipação a OM será postergada, caso contrário a OM não será gerada.

  • Plano de parada: vinculação a um plano de parada (Período de Parada).

  • Prorrogada: se a data de início da OM calculada não cair no início da parada, o sistema tentará prorrogar a data de início da OM. Se não houver um período da parada que atenda a prorrogação a OM será postergada, caso contrário a OM não será gerada.

  • Parada + Próxima: se a data de início da OM calculada não cair no início da parada, o sistema verificará qual o período de parada mais próximo antes do início da OM e verificará também o período mais próximo após a data de término da OM. A parada mais próxima é que será considerada.

Verificará o número de dias úteis entre os dois períodos e a data de início da OM escolherá o período com menor número de dias no intervalo.

Exemplo:
Utilização de Planos de Paradas

Períodos de paradas existentes no plano de Parada:

Image Added

Temos uma ordem de manutenção com data prevista de início para o dia 28/11/1997.

Data corrente (hoje): 10/11/1997.

1º Antecipada:

O sistema verifica o primeiro período de parada com data de início maior ou igual à data corrente e data de início inferior a data da OM. Esta busca é feita tomando-se a data de início da OM como base, e retrocedendo-se as datas, busca-se o primeiro período anterior. Neste caso ele encontrará o período de parada compreendido entre o dia 15/11/97 e 30/11/97, bem como atualizará a data de início da OM para 15/11/1997.

No caso de não existir um período que atenda a OM, o sistema não permitirá a sua geração.

2º Prorrogada:

O sistema verifica o primeiro período de parada com data de início maior ou igual à data corrente e data de início superior a data da OM. Esta busca é feita tomando-se a data de início da OM como base, e de forma crescente de datas, busca-se o primeiro período posterior. Neste caso ele encontrará o período de parada compreendido entre o dia 15/12/97 e 30/12/97, bem como atualizará a data de início da OM para 15/12/1997.

No caso de não existir um período que atenda a OM, o sistema não permitirá a sua geração.

3º Parada Mais Próxima:

O sistema verifica o primeiro período de parada com data de início maior ou igual à data corrente e data de início inferior à data da OM. Esta busca é feita tomando-se a data de início da OM como base, e retrocedendo-se as datas, busca-se o primeiro período anterior.

O sistema verifica o primeiro período de parada com data de início maior ou igual à data corrente e data de início superior à data da OM. Esta busca é feita tomando-se a data de início da OM como base, e de forma crescente de datas, busca-se o primeiro período posterior.

Se existirem dois períodos de parada que atendam a OM, o sistema calcula o número de dias úteis (de acordo com o calendário do equipamento) entre a data de início da OM e a data de término do período anterior e o número de dias úteis entre a data de início da OM até a data de início do período posterior. O sistema escolherá para atender a OM, o período com o menor número de dias calculado.

Se existir apenas um período que atenda a OM, este será o escolhido.

No caso de não existir um período que atenda a OM, o sistema não permitirá a sua geração.

Flex Antec

Determina o número de dias corridos em que uma OM tem a flexibilidade de ser antecipada. Serve para determinar a data de início mais cedo da OM.

Exemplo:
Óleo de 1 carro: tem de trocar a cada 3000 Km, mas posso trocar com 2.700 Km.

Flex Prorr

Determina o número de dias corridos em que uma OM tem a flexibilidade de ser prorrogada. Serve para determinar a data de início mais tarde da OM.

O sistema sugere valor inicial como 999 dias de flexibilidade.

Exemplo:
A manutenção deve ser feita a cada 30 dias, podendo em caso de contratempos, ter flexibilidade de prorrogação de 2 dias. Neste caso posso iniciá-la até dois dias após a data prevista de início.

Duração Manutenção

Inserir (em número de dias) o tempo necessário para a execução da manutenção. Deve se usar o tempo mínimo de um dia (mesmo que o tempo estimado seja de uma ou duas horas), pois essa informação é utilizada no Cálculo do Planejamento de Manutenção.

Gera Manut Preditiva

Este campo somente estará habilitado quando o usuário cadastrar um Tipo de Manutenção Preditiva e em seguida criar um Plano de Manutenção para este Tipo de Manutenção.

Considera Duração Manutenção

Considera a duração da Manutenção:

Define que os dias da duração da manutenção (mínimo de um dia) estão sendo considerados dentro da faixa de tempo estipulada. A faixa de tempo definida compreende o intervalo entre a data de término de uma OM e a data de término da próxima OM. Veja exemplo:

Faixa de tempo: 15 dias

Data implant. do Plano: 01/11/1997

Duração: 2 dias

Tipo de dias: corrido

Data de Validade do Plano: 31/12/9999

Simulação:

Image Added

 Manutenção Padrão – Pasta Página 3

...