Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Importação Genérica de Tabelas

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus

Segmento:

Serviços

Módulo:

SIGAGPE - Gestão de Pessoal

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

RHIMPGEN

Importação Genérica

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 

 

Cadastros Iniciais:

Tipos de Ausências / Processos / Roteiros de Cálculo

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Chamados Relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito (ISSUE): Informe o requisito relacionado (Issue).

Descrição

Visando auxiliar no processo de implantação dos módulos de Recursos Humanos, bem como na importação de dados provenientes de outros sistemas, foi desenvolvido esta rotina de importação genérica, que pode ser configurada de acordo com as necessidades de cada implantação.

 

 

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) deste chamado.

  1. Aplique o patch do chamado e execute uma vez a rotina RHIMPGEN
  2. Será aberta uma tela com todos os layouts de importação criados, caso nenhum tenha sido definido, a tela estará vazia. Em ações relacionadas existirá três opções:

    Manutenção de Layouts:
    Nesta opção será possível incluir ou alterar um layout previamente definido. Ao acessar esta opção será exibida uma tela onde o layout poderá ser definido de duas maneiras:
    1 - Informando uma tabela: Todos os campos são carregados no grid e é possível definir a posição deles dentro do arquivo de importação. No grid é exibido o nome do campo, se é obrigatório, a posição (o padrão é carregar a ordem do SX3), se deve efetuar DE-PARA automático e a Fórmula. Apenas os últimos três podem ser editados. Todos os campos obrigatórios devem possuir uma posição diferente de zero ou uma fórmula definida. Todos os campos que não existam no arquivo devem ter a posição alterada para ZERO. Pode ser criado apenas uma layout por tabela. No campo fórmulas pode ser utilizado strings, funções protheus e funções de usuário. 
    O Campo "De Para Automático" pode ser preenchido para todos os campos, porém só irá gerar registros de DE-PARA automaticamente para campos chaves pré-definidos, são eles: PJ_DI, Q3_CARGO, QB_DEPTO, R6_TURNO, RA_MAT, RB6_FAIXA, RB6_NIVEL, RB6_TABELA, RBR_TABELA, RCE_CODIGO, RJ_FUNCAO, RV_COD, CTT_CUSTO.
    Sempre que for feita a importação do Layout da tabela SRA, o valor do txt referente ao campo RA_MAT será validado na tabela de DE-PARA, se existir correspondente, ele será utilizado, se não existir e o campo DE-PARA automático do RA_MAT estiver definido como "Sim", um novo registro baseado na numeração automática será gerado e gravado, tanto na tabela de DE-PARA quando na tabela SRA. Se o  De-Para automático estiver definido como "Não", é gravado o valor recebido no arquivo de importação. Quando qualquer outra tabela que possua campo relacionado com o RA_MAT for importada é feita a mesma busca na tabela de DE-PARA, porém, ao contrário do primeiro caso, se o registro não for encontrado, ele não é criado automaticamente, independente do conteúdo do campo "DE Para Automático".

    2 - Informando um Modelo: Ao informar um modelo padrão RHIMP, apenas os campos chaves são carregados no grid, e será possível apenas definir uma fórmula ou se deve ser feito o DE-PARA automático (que já vem preenchido com "sim" no padrão e deve ser alterado caso os registros já estejam corretos no arquivo de importação). A documentação sobre os modelos RHIMP estão amplamente divulgadas e podem ser localizadas no TDN.


    Manutenção De - Para:

    Nesta opção é possível incluir novos registros de DE-PARA dos campos chaves disponíveis ou ainda alterar os registros previamente cadastrados manualmente ou automaticamente. No caso de tabelas exclusivas, deve sempre ser informado a filial antes do valor, seguido por pipe ("|"), em tabelas compartilhadas o uso da filial é desnecessário.

    De-Para Filial:
    Nesta opção é possível definir o relacionamento entre a filial do sistema de origem e o protheus. Este processo é necessário apenas se a filial do sistema de origem (definida no arquivo de importação) for diferente da filial do protheus. Caso o arquivo já esteja com a filial correta, não é necessário a criação do DE-Para.

    Gerar Excel:
    Nesta opção será possível gerar uma planilha com os campos definidos no layout, que poderá seu usada para imputar dados pelo cliente e posterior importação. Esta opção é válida apenas pra os layouts genéricos, não esta disponível para modelos RHIMP.

    Importante:

              O arquivo de importação deve ser delimitado por pipes ("|") tanto no modelo RHIMP quanto no modelo genérico.



 

 

Procedimento para Utilização

  Após a definição de todos os layouts necessários, na tela principal da integração, deverá selecionar os itens para importação e clicar em "Confirmar".

Será solicitado o diretório onde os arquivos de importação estão armazenados. Após informar, uma nova tela é aberta onde será possível ver o log de importações anteriores e iniciar a importação em cursodefinir alguns parametros para posteriormente  iniciar a importação.

Parâmetros:

  • ExecAuto: Se marcado com "Sim", a importação de algumas tabelas será feita via rotina automática. A vantagem deste método é que serão feitas todas as validações necessárias para inclusão do registro, a desvantagem é que o tempo de processamento é maior. Se marcado com "Não", nenhuma rotina automática é executada, tornando o processamento mais rápido, porém, a maioria das validações não são feitas e por este motivo podem ser incluídos registros sem integridade garantida.Esta opção é válida apenas para layouts genéricos, modelos RHIMP pré-definidos não sofrem interferência.
  • Erro no Final: Se marcado com "Sim", durante a importação, caso seja encontrado erro em determinada linha, o processo de importação continua para as demais linhas. Se marcado com "Não", ao constatar uma inconsistência, a leitura do arquivo é abortada imediatamente.

Todos os layouts selecionados são processados na ordem em que foram definidos, portanto, convém cadastrá-los de forma que as dependências entre cadastros sejam atendidas, por exemplo, deve ser importado o cadastro de centro de custos antes do cadastro de funcionários, do contrário a rotina retornará erros de integridade devido a execução por MsExecAuto.

Ao final do processo, na ocorrência de problemas, estes serão exibidos no log de importação.

 

Pré-Requisitos


Os seguintes cadastros devem existir previamente para que as importações ocorram corretamente:

  • Cadastro de Processos
  • Cadastro de Roteiros 
  • Tipos de Ausências (Pode ser cadastrado após a importação de Verbas, pois é dependente deste)

    Em alguns casos é executado rotina automática para efetuar a importação, estas rotinas poderão validar o relacionamento de outros cadastros não definidos aqui e que já deveriam ter sido criados no processo de implantação. Neste caso, proceder com o cadastramento dos dados reclamados pela MsExecAuto.