Histórico da Página
...
Este documento tem objetivo de reunir e disseminar as boas práticas de testes no desenvolvimento, para podermos elevar o nível de qualidade das nossas entregas, diminuindo índice de retrabalho na homologação e o , índice de reabertura, tornando assim nossas entregas mais assertivas e sem transtornos para o cliente.
Cobertura de Fonte
Devemos criar . Devemos criar e incentivar o hábito de testar, sempre que concluirmos o desenvolvimento realizar uma bateria de testes, garantindo que o que foi alterado ou implementado será processado dentro do esperado, eliminando diminuindo assim o risco liberações com erros.
Cobertura de Fonte
É recomendável que nessa bateria de testes seja executada a Cobertura de Código, que consiste em executar todas as linhas do código fonte alteradas pelo menos uma vez, passando por todas as decisões de Verdadeiro e Falso envolvidas, todos os laços envolvidos, testando a execução do laço uma vez, mais de uma vez, e a hipótese de não executar o laço.
Nosso IDE oferece uma ferramenta que nos apoia com a cobertura de código. Basicamente ela destaca as linhas de códigos que foram processadas no Debug, mostrando de forma clara o trecho de fonte que foi processado. Com a cobertura de código conseguimos perceber se nosso teste realizado foi suficiente para abranger todas as linhas alteradas, caso não tenha sido suficiente, devemos então elaborar mais testes. Abaixo temos um exemplo:
Check list ao Concluir a Codificação
...
