Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Otimização de Setup - DBAPI104

Visão Geral do Programa

...

 

 

É pré-requisito para a execução desta função:

 

Carga Máquina (DB0201)

O processo de otimização de setup é utilizado em determinadas máquinas onde o tempo de preparação (setup) é significativo no processo se comparado com o tempo de processamento. Neste caso, deve-se fazer uma preparação e realizar operações com o mesmo critério de agrupamento reduzindo o tempo gasto com setup, este processo é utilizado por indústrias com processo de injeção, móveis, têxtil, pintura etc.

Fazer a preparação de máquina é o tempo necessário para  deixá-la pronta para realizar determinada operação. Este tempo poderá variar de alguns segundos até algumas horas ou mesmo dias. É um dos maiores vilões do chão de fábrica e se configura num grande obstáculo ao processo de redução de lotes de fabricação. Os programas de melhoramento contínuo enfocam com grande ênfase os métodos empregados para reduzi-los. Eliminar o tempo de preparação ou minimizá-lo, é, com certeza, a situação ideal e programas desse tipo deveriam ser conduzidos de forma altamente prioritária por parte da direção da empresa. Reduzindo este tempo,  será possível diminuir drasticamente o tamanho dos lotes de produção, reduzindo, dessa forma, os tempos de obtenção dos produtos. Isto permite não somente flexibilizar o mix de produção como também entregar produtos em menor prazo. Em resumo, você melhora o ganho e se torna mais competitivo.

...

Quando uma preparação está relacionada a um recurso com capacidade infinita, não haverá maiores problemas. Por outro lado, a preparação em uma máquina de capacidade finita e que seja restrição ao processo poderá comprometer prazos de entrega já que consome capacidade produtiva, coisa que não temos de sobra. Assim sendo, agrupar operações gerando lotes de produção com o intuito de economizar o tempo de preparação pode, em muitos casos, ser altamente benéfico no sentido de disponibilizar mais capacidade nas máquinas.

...

Informações

...

titlePré-requisito:

É pré-requisito para a execução desta função:

Carga Máquina (DB0201)

...

O processo de otimização de setup será aplicado quando o parâmetro “Apenas Redução de Setup” estiver desmarcado nos programas de Manutenção Grupo de Máquina (DB0107) e Cadastro Cenário de Planejamento (DB0101). Nessa situação serão considerados os parâmetros selecionados no folder “Otimização de Setup” destes programas. O processo de otimização de setup não é uma maneira de explorar o centro de trabalho (após sequenciamento), mas uma regra de sequenciamento para ocupação dos centros de trabalho. Neste processo continuará válida a opção para sequenciamento pela tela do Gantt (DB0414) e Sequenciamento Manual (DB0414M).

...

  1. Para o início do processo, quando não existem operações alocadas, será iniciado o critério cadastrado no centro de trabalho (DB0124) no Folder Exec. Atual.
  1. O(s) parâmetro(s) cadastrado(s) nesta tela poderá(am) não ser o agrupamento inicial, pelos seguintes motivos:
    • Parametrizado alocar o critério em único centro de trabalho e este critério já esta alocado em outro centro de trabalho.
    • Não existem operações com o critério informado ou essas já foram sequenciadas em outro centro de trabalho.
    • Se este cadastro for conflitante com o de centro de trabalho válido. Por exemplo, um item/operação cadastrado para execução inicial em um centro de trabalho não válido.
    • Data de liberação das operações do critério cadastrado for superior a data/hora de referência do cenário. Neste caso será gerado agrupamento do próximo critério de acordo com a data de liberação minimizando o tempo ocioso do centro de trabalho. Com isso, quando há mais de um centro de trabalho para o mesmo grupo de máquina, podem ocorrer situações em que a alocação não é realizada da maneira mais otimizada.
    Exemplo: no CT-01 é informado o redutor Verde, e no CT-02 é informado o redutor Azul. O cálculo iniciou pelo CT-01, mas não existia nenhuma operação com redutor Verde. Assim, foi alocada outra operação no CT-01, de redutor Azul. Ao sequenciar o CT-02, não havia mais operações de redutor Azul, assim foi alocada uma operação de redutor Cinza. Desta forma, não ocorreu o cenário mais otimizado, que seria sequenciar a operação Azul no CT-02.

Se não for cadastrado nenhum critério de agrupamento, o primeiro será definido de acordo com a regra de despacho FIFO, ou seja, menor data de liberação.

Se já existir operações no centro de trabalho, o próximo agrupamento será o mesmo critério da última operação sequenciada.

  1. A alocação do centro de trabalho sempre será uniforme, este procedimento é necessário, pois em um agrupamento poderá ser constituído de item/operações com diferentes centros de trabalhos prioritários. Por exemplo, uma operação com código redutor “amarelo” possui como centro de trabalho prioritário o centro CT1 e outra operação com o mesmo código redutor possui o CT2 como mais prioritário. No momento da geração do agrupamento, será selecionado o centro de trabalho que possuir a menor carga já sequenciada independente da prioridade do centro de trabalho da operação.

  2. A operação base será a operação que possuir a maior prioridade de sequenciamento de acordo com a regra de despacho.

  3. O tamanho do agrupamento é calculado de acordo com as informações da operação base (tempo de preparação e tempo máquina) se for o caso. O tamanho do agrupamento considera o parâmetro selecionado: peso preparação, % preparação, tempo total ou conforme cadastro de código redutor.

  4. Serão consideradas operações liberadas para a geração do agrupamento onde:

  • Tempo máquina menor que o tamanho do agrupamento.

  • Possuir o mesmo critério da operação base.

  • Possuir a data menor que o horizonte de busca calculado anteriormente. Esta data será a data de liberação se o agendamento for “data mais cedo” ou a data de início mais tarde se o agendamento for “data mais tarde”.

  1. A janela de programação identificará o início/fim conforme cálculos anteriores (disponibilidade, tamanho do agrupamento etc.) e identificará esta janela para sequenciamento do critério selecionado.

  2. Irá executar o processo de sequenciamento padrão, ou seja, avaliará disponibilidade de recurso secundário, janela de programação (somente a criada no item 8 do fluxograma), grupo de máquina alternativo, centro de trabalho válido (se for o caso).

  3. Após o sequenciamento das operações selecionadas, deverá ser avaliada a liberação da janela de programação não utilizada permitindo assim que outro critério ocupe este espaço.

Operações com tempo de processamento total (tempo de preparação + tempo de máquina) iguais a zero serão agrupadas de acordo com o critério a que pertencem, não serão avaliadas para operação base de um agrupamento, assim como o sequenciamento tradicional não atualizará a janela de programação e não avaliará o recurso secundário.
Se o tamanho do agrupamento for “Peso preparação” ou “% Preparação”, não poderá existir operações com tempo de preparação nulo (zero). Esta situação será avaliada no processo de explosão de demandas e informado por intermédio da Consulta de Mensagens (DB0666) quais operações estão com esta inconsistência. Esta inconsistência irá bloquear a realização dos processos seguintes.