Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Migration of unmigrated content due to installation of a new plugin

MÚLTIPLAS NATUREZAS NO RECEBIMENTO DAS OPERAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA

Linha de Produto:

DATASUL

Segmento:

MANUFATURA

Módulo:

MRE - RECEBIMENTO

Função:

RE1001B2 - Manutenção Item Documento

Requisito:

Ao incluir um documento de Transferência entre Estabelecimentos pelo RE1001 aonde a nota fiscal de saída teve somente uma Natureza de Operação, não é possível incluir Naturezas de Operação diferentes para as sequências dos itens.

Segundo contexto apresentado por alguns clientes, atualmente geram notas fiscais de saída por transferência em um dos nossos estabelecimentos, onde no momento do cálculo possuem itens com alíquota de 4% (FCI) e todos os itens saem na mesma nota com a mesma CFOP. Na entrada dessas mercadorias no outro estabelecimento o usuário precisa separar em duas notas fiscais, onde uma NF terá os itens com alíquota normal e a outra NF os itens com alíquota de 4% sendo que para essa segunda nota existe a necessidade do cálculo referente ao diferencial de alíquotas (DIFAL).

Além dessa demanda, existem outros clientes com situações semelhantes em que para o documento de saída de transferência foi informado apenas uma natureza (CFOP) porém na entrada desse documento no outro estabelecimento existe a necessidade na quebra em operações diferentes e hoje no produto padrão para as notas de transferência não permite gerar duas notas de entrada ou mais.

Implementação:

O objetivo principal desse desenvolvimento é implementar no sistema Datasul a possibilidade da inclusão de múltiplas naturezas de operação na digitação do documento pelo Recebimento nas operações de transferência entre estabelecimentos, quando na emissão da nota fiscal de saída foi informado apenas uma natureza de operação.

IMPORTANTE:

  • Durante o desenvolvimento avaliamos que a melhor solução para o usuário final seria liberar a alteração da natureza para qualquer tipo de documento e não apenas notas de transferência, sendo assim a implementação estará disponível para todos os tipos de documento.
  • Para que essa funcionalidade esteja disponível no ambiente, é necessário ativar a funcionalidade de Multiplas Naturezas no Recebimento. Em caso de dúvidas sobre esse tópico poderá ser obtido maiores informações no link ( DMRE0251 - Como o recebimento trata Múltiplas Naturezas a partir do TOTVS 11? ).

Para atender as necessidades relatadas será necessário alterar alguns objetos e criar um novo. A seguir será detalhado cada uma dessas alterações:

Para atender as necessidades relatadas será necessário alterar alguns objetos e criar um novo. A seguir será detalhado cada uma dessas alterações:

 

1.1 Alteração na Função Manutenção Item Documento (RE1001b2)

A funcionalidade que está disponível a partir dessa liberação é a possibilidade em manipular o campo "Natureza Fiscal" quando se encontra alterando a ocorrência corrente. 

Para a operação de Transferência entre Estabelecimentos, essa é a unica forma para alterar a natureza do item informada na digitação desse documento o Recebimento, já para as demais operações o usuário consegue informar a natureza específica no momento da digitação do item porém mesmo assim o campo ficará disponível para manipulação caso julgar necessário.

Como a Natureza de Operação determina toda a regra de tributação dos impostos e demais regras utilizadas pelo item do documento, ao alterar a natureza que já estava informada o sistema irá apresentar a mensagem 55.292 perguntado se deseja recalcular os impostos do item nesse momento. Caso clicar em SIM o programa irá recalcular os impostos da tela com base nessa nova natureza, e caso o usuário clique em NÃO a natureza será alterada para a nova que foi informada porém mais nenhuma informação desse programa será alterado automaticamente pelo sistema, ficando a cargo do usuário a responsabilidade pelos ajustes manualmente.

 

1.2 Controle do Saldo em Poder de Terceiros

Nas operações de Transferências entre Estabelecimentos, o sistema automaticamente gera o SALDO-TERC com os dados da nota fiscal de saída do Estabelecimento A e ao lançar esse mesmo documento como Entrada no Estabelecimento B esse SALDO-TERC é baixado.

Para evitar qualquer tipo de inconsistência nos registros controlados pelo sistema, mesmo que o usuário altere a natureza de entrada de um ou mais itens no recebimento, a baixa do saldo em poder de terceiros ainda continuará sendo realizada pela natureza principal informada na nota. Abaixo segue exemplo desse processo:

Ao digitar um documento, a natureza fiscal do item na sequencia 20 nesse exemplo foi alterada para "211tr2".

Ao retirar a listagem do controle do Saldo em Poder de Terceiros, será demonstrado a baixa do saldo porém a natureza desse documento de entrada continuará sendo a natureza principal informada no documento:

 

Tickets relacionados:

209800

Requisito:MANMAT01-5194