Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Composition Setup
import.css=/download/attachments/327912/newLayout.css
Portuguese

Pagetitle
Novidades
Novidades

Documento: Novidades


Data: 21/11/2011 – FCONT - 2011 - DUVIDAS FREQUENTES

Com a ajuda do Help Desk, levantamos algumas dúvida e suas possíveis soluções.

  • A conta referencial informada não está vigente no período da escrituração definido no registro 0000(Ver tabela de plano de contas referencial).

Informar o cliente que existem contas no plano de contas referencial, disponibilizado pela Receita Federal, que não podem mais ser utilizadas no período executado. Portanto o cliente terá que fazer a manutenção no plano de contas referencial de modo que não utilize essas contas.

  • ERRO THREAD (fesouza, WKS2741)   14/11/2011 11:35:38 variable does not exist CPAISLOC on UPDSIGACTB(CTB.PRW) 31/10/2011 09:54:14 line : 76

Atualizar todo o ambiente do Protheus (Build, LIB, Upd e patchs)

  • Mensagem informando que não  foi possível criar, executar ou excluir determinada procedure

Alterar o parâmetro MV_CTBSPRC para .F. Caso não tenha o parâmetro, efetuar a criação conforme boletim técnico do ECD (Chamado: SCOXI2)

  • Como proceder para converter o arquivo TXT do plano de contas referencial (disponibilizado pela Receita Federal) em CVE?

A alteração do plano de contas referencial tal como o preenchimento do campo CVD_TPUTIL, devem ser efetuados somente através da rotina Plano de contas referencial (CTBA025). Devida às alterações realizadas pela Receita Federal no Plano de contas referencial, aconselhamos importar o novo plano de contas referencial que a receita disponibilizou, onde  já contem a informação se a conta é Societária ou Fiscal ou Ambas.

Ao Baixar o Validador, localize o arquivo "contasref-srf.txt" em: Arquivos de programas SPED > Spedfcont2011 > Tabelas Externas. (Este caminho pode variar de acordo com a versão do Sistema Operacional).

Esse arquivo (TXT) deve ser passado para a estrutura da tabela CVN e depois convertido para o formato CVE para a importação no sistema Protheus, através da rotina CTBA025.

Para efetuar a importação do novo arquivo do plano de contas referencial, faça:

 - Baixe o arquivo contasref-srf.txt do site da Receita;

- Em seguida acesse o Protheus, rotina CTBA025 (Plano de contas referencial);

- Exporte um plano referencial clicando em “Exp.Plano Ref.”;

- Compile as informações do arquivo contasref-srf.txt para a estrutura do arquivo exportado do Protheus;

- Converta o arquivo para a extensão CVE (obs.: não utilize o Excel, pois ele elimina os zeros e espaços à esquerda);

- Acesse o Protheus, rotina CTBA025 (Plano de contas referencial);

- Importe o arquivo CVE no Protheus clicando em “Imp.Plano Ref.”.

Ao importar o arquivo com extensão CVE para no sistema, será necessário realizar a amarração de todas as contas ANALÍTICAS através da rotina CTBA020 (Plano de Contas) e neste momento o campo CVD_TPUTIL será preenchido AUTOMATICAMENTE. Não será necessário o preenchimento manual deste campo, uma vez que a receita já informou o tipo de utilização no arquivo disponibilizado/importado.

  • Campo Tipo Livro (CS0_ECDREV) não encontrado. Verifique!

Executar o compatibilizador U_UPDCTB

  • ERRO THREAD (br_pmo, WBBR0122)   16/11/2011 09:22:52 invalid field name in Alias SCGN000010->CVB_FILIAL on VALIDPARTIC(CTBSVLD.PRW) 21/09/2011 13:45:02 line : 740

Não conformidade encontrada na pré-validação, já existe um chamado aberto (TE2912). Vale salientar que o problema não impede a geração do arquivo.


  • Não existe compatibilidade entre os saldos iniciais dos registros M025 e I155 para a conta e centro de custo, contabilizados os lançamentos do tipo IS

Pagina 05 do Manual do FCONT – 2011 (http://tdn.totvs.com/display/softwaregestao/Manual+FCONT+-+2011+--+114300)

O Cliente não teve movimento para todas as contas com centro custo no exercício anterior (2009), por esse motivo o saldo inicial do exercício atual não bate com o saldo final do exercício anterior ou o cliente gera o FCONT sem centro de custo, ou o cliente gera o registro do tipo IS (Saldo inicial). 
 

  • Total dos débitos diferente do total de créditos no período informado nos registros de Saldos Periódicos. - REG I150

 

O usuário deverá verificar se os saldos de receita e despesa foram zerados corretamente no momento da apuração de resultados (exercício 2010).
Se os saldos das contas de receita e despesa estiverem zeradas, o usuário deverá verificar os lançamentos de expurgo, que provavelmente estarão com total maior que o valor à ser expurgado.

  • A soma das partidas do lançamento a debito difere do valor informando no registro do lançamento contábil i200.

Página 52 – item 12 do Manual do FCONT – 2011 (http://tdn.totvs.com/display/softwaregestao/Manual+FCONT+-+2011+--+114300)


  • O registro I150 ultrapassou o limite previsto de 4 ocorrência(s) por arquivo.

Esta mensagem refere-se a escolha da forma de escrituração do cliente. Se a regra de negocio implantada no cliente refere-se a apurações trimestrais (ZERANDO AS CONTAS DE RECEITAS E DESPESAS) deve-se criar um calendário contábil contendo apenas 4 períodos, conforme abaixo:

 

Calendário 20xx:

1º período: de 01/01/20xx até 31/03/20xx

2º período: de 01/04/20xx até 30/06/20xx

3º período: de 01/07/20xx até 30/09/20xx

4º período: de 01/10/20xx até 31/12/20xx

 

O usuário deve fazer uma apuração de resultados (SEM CONTA PONTE) para cada data que encerra o período, ou seja:

Tem que fazer uma apuração de resultados (SEM CONTA PONTE) em 31/03/20xx, outra em 30/06/20xx, outra em 30/09/20xx e outra em 31/12/20xx. Dessa forma o FCONT será validado trimestralmente.

 

Obs.: Caso o cliente não tenha um calendário com essa configuração trimestral, mas tem as apurações de resultados trimestralmente (ZERANDO AS CONTAS DE RECEITA E DESPESA), basta criar um novo calendário conforme exemplo acima (sem amarrar às moedas) e informá-lo no momento da geração do FCONT.



 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

Data: 11/11/2011 – FCONT - 2011 - DISPONIBILIZAÇÃO DA PATCH


PACOTE LIBERADO AS 18:30 FAVOR ACESSAR O PORTAL DO CLIENTE OU PELOS CHAMADOS: TDXNDY (PROTHEUS 10), TDXNEF (PROTHEUS 11)

 

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Data: 31/10/2011 – FCONT - 2011 - PATCH, MANUAL e INFORMAÇÕES



J
á liberamos as ferramentas para efetuar o ajuste de base. Para quem ainda não efetuou os ajustes e amarrações do novo plano de contas referencial (O TXT está dentro da pasta do validador) segue os chamados:

Versão 10: TDVWVI
Versão 11: TDVZVT

É extremamente importante efetuar os ajustes antes da geração do arquivo, pois toda regra de amarração e ajustes de expurgo e inclusão é de responsabilidade do cliente.

As regras de expurgo/inclusão fiscal podem ser encontradas no site da RFB ou no manual para escrituração do FCONT que está disponível aqui no TDN (http://tdn.totvs.com.br/kbm#114300).

Os chamados contendo o pacote completo para a geração do arquivo ainda está na fase de homologação e documentação dos boletins técnicos. Como surgiram problemas documentados no dia 19/10 o prazo final para homologação fica para o dia 11/11/11, podendo sair antes desta data.

Este novo pacote será somente para liberação da nova funcionalidade na central de escrituração, todos os procedimentos deverão ser efetuados antes da aplicação deste pacote, conforme citado acima.


________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: 19/10/2011 – FCONT - 2011 - TIPO DE UTILIZAÇÃO DA CONTA REFERENCIAL
 


Surgiu uma necessidade de classificar as contas referenciais pelo Tipo de Utilização (F - Fiscal ou S – Societário ou A – Ambos).

Devido a isto, estaremos liberando um update para a criação deste campo dentro da tabela de relacionamento plano de contas x plano de contas referencial (CVD).

Assim que liberarmos, estaremos divulgando o número da FNC com o boletim para a criação do campo. Com esta implementação, o usuario deverá classificar as contas referenciais conforme o plano de contas referencial disponibilizado pela RFB no validador do FCONT 4.0 (contasref-SRF.txt).

Cabe salientar que esta funcionalidade já está embutida no validador. Não é impactante no momento da geração do registro, pois o validador poderá recuperar os saldos das escriturações anteriores.

Está nova funcionalidade está relacionada ao Registro M025: Saldos Iniciais das Contas Patrimoniais Recuperados/Preenchidos.


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: 19/10/2011 – FCONT - 2011 - Indicador do Tipo de Lançamento

Segue os tipos de lançamentos que devem ser lançados. O procedimento para utilização é o mesmo do ano passado, por tipo de saldo.

Código

Descrição

X

Informar somente os lançamentos da escrituração comercial que devem ser desconsiderados para apuração do resultado em conformidade com a Lei no 6.404/76, vigente em 31.12.2007. Os lançamentos devem conter as mesmas informações da escrituração contábil, ou seja, inclusive o indicador de débito e crédito do registro I250. O FCONT se encarregará de fazer o expurgo.

F

Informar somente os lançamentos contábeis não efetuados na escrituração comercial que devem ser considerados para apuração do resultado em conformidade com a Lei no 6.404/76, vigente em 31.12.2007.

TR

Lançamento de transferência da diferença entre saldos fiscais e societários no caso de implantação de um novo plano de contas. Neste caso considera-se que o saldo societário da conta contábil do plano de contas extinto foi transferido por meio de um lançamento contábil para a nova(s) conta(s) contábil(eis).Este lançamento tipo TR refere-se apenas a transferência da parcela do saldo fiscal que não foi transferida pelo lançamento contábil, ou seja, transfere-se apenas a diferença entre o saldo fiscal e societário. Para efetuar esta transferência deve ser utilizado apenas um lançamento por conta contábil / centro de custo / conta referencial para cada grupo conta contábil / centro de custo extinto.

TF

Transferência de saldo fiscal para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem.

TS

Transferência de saldo societário para uma conta referencial devido à extinção da conta referencial de origem.

EF

Lançamento de encerramento fiscal para ajuste do saldo fiscal ao saldo societário.

IF

Lançamento para alteração do saldo inicial fiscal, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.

IS

Lançamento para alteração do saldo inicial societário, quando a forma de tributação do período anterior não for por Lucro Real.

 

Observações:
I - Para toda conta de resultado o somatório dos lançamentos EF deve ser igual ao inverso do somatório dos lançamentos do tipo “F” e “X”: Caso o somatório de F e X seja zero não são necessários lançamentos do tipo EF.

II - Os lançamentos EF são utilizados para transferir os lançamentos de ajuste do tipo F e X nas contas de resultado para as contas de encerramento do resultado e, finalmente, para as contas do patrimônio líquido. Considera-se que os saldos societários das contas de resultado já foram transferidos através dos lançamentos de encerramento do exercício na contabilidade societária.

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Data: 04/10/2011 – FCONT - 2011 - PREVEW DA NOVA TELA DO FCONT 2011

Clique aqui
________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________


Data: 13/09/2011 – FCONT - 2011 - PREVISÃO DE ENTREGA DA SOLUÇÃO PROTHEUS

 

O prazo de entrega do FCONT para o ano de 2011 (base 2010) é de 30/11/11. Mediante esta data e como ocorreram alterações de layout do FCONT (publicação do novo layout no inicio do mês de setembro), o Protheus será adequado para a geração do arquivo até o final de Outubro/2011.

Obrigado

________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Data: 12/09/2011 – FCONT - 2011 - Disponibilizada para download a versão 4.0

 

Disponibilizada para download a versão 4.0 do FCont 2011, com as seguintes funcionalidades nova

I - Classificação das contas do Plano de Contas Referencial em Fiscal, Societária e Ambas (Societária e Fiscal).
II - Substituição da denominação do lançamento de expurgo de "N" para "X".
III - Alteração na utilização dos lançamentos tipo "F" e tipo ?X? (expurgo).
IV - Criação dos lançamentos do tipo ?IS?, ?IF?, "TS", "TF", ?TR? e "EF".
V - Substituição do centro de custos fictício por registros.
VI - Recuperação de saldos local.
VII - Geração automática do registro M025.
VIII - Novos relatórios.

 


________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Data: 14/06/2011 –
FCONT - 2011 - NOVA DA LIMITE DE ENTREGA

SECRETARIA DA RECEITA FEDERALDO BRASIL

INSTRUÇÃO NORMATIVA No-1.164, DE 13 DE JUNHO DE 2011

Altera a Instrução Normativa RFB nº 967, de 15 de outubro de 2009, que aprova o Programa Validador e Assinador da Entrada de Dados para o Controle Fiscal Contábil de Transição (FCONT).

O SECRETÁRIO DA RECEITA FEDERAL DO BRASIL, no uso da atribuição que lhe confere o inciso III do art. 273 do Regimento Interno da Secretaria da Receita Federal do Brasil, aprovado pela Portaria MF nº 587, de 21 de dezembro de 2010, e tendo em vista o disposto na Lei nº 6.404, de 15 de dezembro de 1976, nos§§ 2º e 3º do art. 8º do Decreto-Lei nº 1.598, de 26 de dezembro de1977, e nos arts. 15 a 17 e 24 da Lei nº 11.941, de 27 de maio de 2009, resolve:

Art. 1º O art. 2º da Instrução Normativa RFB nº 967, de 15de outubro de 2009, passa a vigorar com a seguinte redação:


"Art. 2º
....................................................................................................................................................................................§

4º Excepcionalmente para dados relativos ao ano-calendário de 2010, o prazo a que se refere o caput será encerrado às23h59min59s (vinte e três horas, cinqüenta e nove minutos e cinqüenta e nove segundos), horário de Brasília, do dia 30 de novembro de 2011.§ 5º Para os casos de cisão, cisão parcial, fusão, incorporação ou extinção ocorridos em 2010 e em 2011, até o mês de junho de 2011, a apresentação dos dados a que se refere o art. 1º deverá ocorrer no mesmo prazo fixado no § 4º." (NR)Art.

2º Esta Instrução Normativa entra em vigor na data de sua publicação.

CARLOS ALBERTO FREITAS BARRETO


http://www.in.gov.br/visualiza/index.jsp?data=14/06/2011&jornal...

 

Data: 21/06/2010 - Alterações no layout do arquivo.

Foi disponibilizado pela receita federal o novo validador do FCONT 3.2. Segue as alterações:

Alterações versão 3.1

·         Atualização dos relatórios de demonstrativos dos ajustes nas contas de resultado - Contas Referenciais.

Alterações versão 3.2

·         Ajustes na opção Verificar Pendências.

·         Ajustes no relatório de Demonstrativo do Resultado Contábil e FCONT Antes do Encerramento Visão Fisco.

Conforme verificado, não há a necessidade de liberação de um novo .ini (PATCH) para a geração. O ini 3.0 contempla as alterações vigentes.

 

Data: 25/06/2010 - FCont - prazo prorrogado para 30.07.10

Publicada Instrução Normativa RFB nº 1.046/2010 (D.O.U. de 25/01/2010), prorrogando o prazo para entrega dos dados do FCont para o dia 30/07/2010. A prorrogação se aplica, inclusive, aos casos de cisão, fusão, incorporação ou extinção das pessoas jurídicas obrigadas à apresentação das informações, quando ocorridos entre 01.01.2009 e 30.06.2010.

 

Data: 23/06/2010 - Disponibilização da FNC.

Segue o numero da FNC para acompanhamento e download do pacote do FCONT. FNC: 000000114132010.

O pacote está no passo de homologação.

 

Data: 21/06/2010 - Alterações no layout do arquivo.

PRINCIPAIS MODIFICAÇÕES


Registro I155 – Saldos Periódicos

             O registro teve seu conceito alterado, passando a ter o mesmo significado da Escrituração Contábil Digital – ECD. Devem ser informados os saldos considerando todos os lançamentos contábeis, inclusive os de encerramento. Devem ser informadas somente as contas patrimoniais (Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido).

Registro I350 e I355 – Saldo das contas de resultado antes do encerramento

          Registros incluídos com o mesmo conceito da ECD. Devem ser informados os saldos das contas de resultado na data da apuração do IRPJ. Se trimestral, os registros devem ser informados por trimestre.

Obs. Os registros I155 e I355 passam a coexistir, sendo que:
Registro I155 permite apenas natureza 1,2 e 3.
Registro I355 permite apenas natureza 4.

Registros M155 - Detalhes dos Saldos Periódicos FCONT

          Registro incluído, de uso interno do sistema, para controle dos saldos das contas considerados os lançamentos de expurgo e inclusão, não havendo necessidade de compor o arquivo de entrada. Se existente no arquivo de entrada, será sobreposto no processo de criação do arquivo a ser enviado.

Registros M160 - Ajustes FCONT Recuperados

          Registro incluído, de uso interno do sistema, para controle dos saldos iniciais das contas do Fcont, não havendo necessidade de compor o arquivo de entrada. Se existente no arquivo de entrada, será sobreposto no processo de criação do arquivo a ser enviado.

Mediante a esse novo layout, somente iremos adicionar os registros I350 e I355. Os demais registros o protheus já atende.

O prazo de termino da programação ainda está mantido.

 

Data: 16/06/2010 - Liberação do novo validador de ajustes para o FCONT

Foi liberado na data de ontem o novo validador de ajustes do FCONT para o exercício 2009 (2010). Seguem as alterações do PVA

Novo leiaute e validações;
Consolidação e armazenamento dos lançamentos de ajustes do último período entregue;
Recuperação dos lançamentos de ajustes consolidados para utilização no novo período;
Autenticação do responsável legal para recuperação dos lançamentos de ajustes consolidados;
Calculo e geração de Multa para escrituração entregue em atraso;
Registro da notificação da Multa;
Visualização/impressão da Multa junto ao recibo;

Ajustes nos seguintes relatórios:

  • Balancete FCONT com base no plano de contas societário;
  • Balancete FCONT com base no plano de contas referencial;

Novos relatórios:

  • Demonstrativo de Cálculo de Saldo inicial FCONT com base no plano de contas societário;
  • Demonstrativo de Cálculo de Saldo inicial FCONT com base no plano de contas referencial;
  • Demonstrativo do Resultado Contábil e FCONT antes do encerramento com base no plano de contas societário;
  • Demonstrativo do Resultado Contábil e FCONT antes do encerramento com base no plano de contas referencial;

Com a liberação do validador, estimamos que no maximo em 10 dias o pacote com os ajustes já estejam disponíveis para os clientes.

 

Data: 20/04/2010 - Liberação do novo pacote.

Segue a numeração das FNCs para atualização do pacote do FCONT

FNC:000000076432010
Plano: 000000076302010

O pacote está em fase de homologação com a equipe de qualidade.

 

Data: 08/04/2010 - Nova adequação no INI

De acordo com a ultima liberação do PVA da Receita Federal (Versão 2.0), está previsto para a proxima semana a liberação de um novo ini com as seguintes adequações:

- Possibilidade de escriturar o FCONT com o mes/ano quebrado. Agora poderá se escriturar os meses em que ocorrerão fatos especiais na empresa.

- Possibilidade de ignorar os saldos de receitas e despesas. Essa funcionalidade é para atender empresas que não conseguiram fechar a apuração de anos anteriores. Funciona igual ao balancete modelo 1

 

Data: 25/11/2009 - Disponibilizado novo INI no portal e roteiro de averiguação

Foi disponibilizado no portal do cliente o novo ini de geração do FCONT. Esse ini já trata as alterações efetuadas pela receita nos PVA's de versão 1.1, 1.2 e 1.3.

Foi disponibilizado também, um roteiro (Chek-list) para averiguação dos dados/ambiente. O roteiro pode ser encontrado no link http://tdn.totvs.com/hometdn#24273

 

Data: 23/11/2009 - Lançado validador 1.3 do FCONT

Foi lançado a nova versão do PVA do FCONT. Nessa nova versão foram corrigidas os seguintes itens:

- Ajuste na assinatura com alguns certificados;
- Corrigida a informação no plano de contas referencial Cosif sobre as contas analíticas.

Devido a essa nova liberação da receita, efetuaremos novos testes de geração com base no mesmo. A previsão de liberação do novo INI fica para dia 26/11/2009

 

Data: 18/11/2009 - Problemas na validação do arquivo.

Encontrado problemas no validador com relação a validação de contas sinteticas com o plano referencial. Esse problema está relacionado a liberação do validador 1.2 do FCONT.

Encontrado problema com relação a data de existencia das contas, na geração do arquivo 1.0 ainda não está sendo tratado. A equipe de desenvolvimento já está trabalhando nesta questão e o ajuste será efetuado na versão 1.2 a ser liberado na proxima semana.

 

Data: 17/11/2009 - Liberação dos pacotes 8.11 no portal

Efetuado a disponibilização do pacote para geração do FCONT versão 1.0 do Protheus 8.11.


Data: 13/11/2009 - Novo pacote disponibilizado

Efetuado a disponibilização do pacote para geração do FCONT versão 1.0 do Protheus 10. O pacote estará disponível pela FNC 00000026582/2009 ou no próprio portal do cliente.

Sobre novos validadores:

A RFB está em constante melhoria do processo de validação dos arquivos, por esse motivo a RFB ainda está desenvolvendo novas funcionalidades para o validador do FCONT. Devido essas novas funcionalidades, algumas já existentes podem parar de funcionar.

A TOTVS está em acompanhamento com essas funcionalidades e irá liberar novos pacotes a cada nova versão do validador.

Encontram-se em desenvolvimento as seguintes funcionalidades para o validador do FCONT:
  

·  Implantação de rotinas de retificação (substituição);

· Elaboração de balancete com das visões: plano de contas informado no registro I050 (da empresa) e plano de contas referencial;

· Incorporação do livro ao projeto do e-Lalur