Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

LIBERAÇÃO DO CADASTRO DE FÓRMULAS PELO CONFIGURADOR DE TRIBUTOS

Características do Requisito

Linha de Produto:

DATASUL

Segmento:

MANUFATURA

Módulo:

MRE - RECEBIMENTO

Rotina:

Rotina

Nome Técnico

Informe a rotina.

Informe o nome técnico da rotina.

Rotina(s) envolvida(s)

Nome Técnico

Informe a(s) rotina(s) envolvidas.

Informe o nome técnico da(s) rotina(s) envolvidas.

 


Cadastros Iniciais:

Relacione os cadastros necessários que precisam ser preenchidos antes da utilização desse requisito.

Parâmetro(s):

Informe os parâmetros utilizados.

Ponto de Entrada:

Informe o ponto de entrada relacionado (link).

Tickets relacionados

Informe o(s) chamado(s) relacionado(s).

Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado):

 Informe o requisito relacionado (Issue).

País(es):

Informe o(s) Pais(es).

Banco(s) de Dados:

Informe o(s) Banco(s) de Dados utilizado(s).

Tabelas Utilizadas:

Informe as tabelas utilizadas.

Sistema(s) Operacional(is):

Informe o(s) sistema(s) operacional(is) utilizados.

Descrição

O objetivo principal do Configurador de Tributos é permitir que o cálculo dos tributos de uma nota fiscal seja configurado usando de fórmulas. A partir dessa liberação é permitido aos usuários do sistema cadastrar fórmulas para simplificar a implementação das alterações no cálculo de impostos, reduzindo o custo de implementação e o tempo de liberação bem como cadastrar cenários fiscais para calcular esses impostos usando essas fórmulas.


Importante

asdasd asd







Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional   qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No   Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade   Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação   (APCFG60A).
  2. Se não   há Integridade Referencial ativa,   são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas   para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário   qualquer outro procedimento de ativação   ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar   normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa   em todas as empresas e filiais, é   exibida uma mensagem na janela Verificação   de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a   verificação seja concluída, ou;
  4.  Se   há Integridade Referencial ativa   em uma ou mais empresas, que não   na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e   filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em)   integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou   filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para   posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework   para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “iii” ou   “iv”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial,   execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade   Referencial deve ser reativada, SE E   SOMENTE SE tiver sido desativada, através da opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as   informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client (se versão 10), digite o nome do compatibilizador no campo Programa Inicial. Descreva se o compatibilizador deve ter uma data específica ou superior para que a atualização nos dicionários seja efetuada corretamente. Importante: Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a ___/___/____.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é exibida uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado ou é apresentada a janela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa xxxx().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos.
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Nesse log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.


Descreva se há algum procedimento necessário após a aplicação do compatibilizador.

1. CD0751 - Fórmulas do Configurador de Tributos

O programa Fórmulas do Configurador de Tributos (CD0751) possui por objetivo principal permitir ao sistema que sejam cadastradas fórmulas para cálculo de impostos distintos utilizando-se de variáveis previamente definidas pela TOTVS. 

Um ponto importante a ser destacado é que esse programa já existia na base dos clientes, porém com uso restrito a TOTVS. Até essa implementação para a utilização desse programa era exigido um usuário e senha de controle interno da TOTVS e apenas com essas informações que era possível cadastrar novas fórmulas pelo produto padrão, a partir de agora qualquer usuário com permissão de acesso a esse programa poderá implementar suas próprias fórmulas a serem utilizadas pelo configurador de tributos. 

Nesse programa foi implementado o campo "Fórmula Cliente" que servirá para indicar se a fórmula que será utilizada pelo Configurador de Tributos foi liberada pela TOTVS ou foi criada pelo Cliente. 


Por regra, nenhuma fórmula liberada pela TOTVS estará disponível para Manutenção ou Eliminação pelo usuário, nesse caso apenas os botões para Inclusão ou Cópia é que ficarão disponíveis para o usuário utilizar.

Quando a fórmula selecionada estiver marcada como "Fórmula Cliente" os demais campos para manipulação como Manutenção e Eliminação ficarão disponíveis para o usuário utilizar.


Nota
titleIMPORTANTE

Todas as fórmulas liberadas pela TOTVS seguem uma padronização com relação ao nome utilizado porém com a liberação para o cadastro dessas fórmulas pelo cliente, existe a possibilidade do mesmo nome utilizado pelo cliente ser o nome de uma nova fórmula liberada pela TOTVS. Caso isso ocorra ao ser importado as fórmulas da TOTVS o sistema irá manter a fórmula cadastrada pelo usuário e não irá importar a fórmula padrão da TOTVS.

Como sugestão para evitar esse conflito na nomenclatura, o cliente deverá adotar alguma regra no código de suas fórmulas como por exemplo o nome abreviado da empresa no inicio de cada código de fórmula.


Inserindo uma nova fórmula

O programa CD0751 possui três principais blocos para o cadastro da fórmula, sendo a primeira parte o código e descrição dessa fórmula, a segunda parte alguns parâmetros básicos referente a fórmula que está sendo cadastrada e a terceira parte a fórmula realmente que será utilizada no cálculo do imposto correspondente.


Código Fórmula: Permite determinar o código da fórmula que será cadastrada. É possível digitar um código de fórmula com até 50 caracteres alfanuméricos. Não existe regra com relação a nomenclatura das fórmulas porém a TOTVS adotou como boas práticas alguns detalhes.

Normalmente as fórmulas começam com o nome do tributo ao qual se propõem (ICMS, IPI, PIS, COFINS, ISS,...) em seguida uma numeração e/ou letra para separar a característica específica dessa fórmula para o tributo, e por fim uma descrição para facilitar o objetivo dessa fórmula como por exemplo a lei ou algum detalhe pontual.

Exemplo de fórmula cadastrada pela TOTVS: ICMS ST 017a2 - ICMS ST Padrão

Descrição: Esse campo é apenas documentacional e se objetiva a facilitar a identificação da fórmula em questão para o usuário do sistema. Como sugestão ao cadastrar uma fórmula, detalhar ao máximo a que se refere essa fórmula. 

Exemplo de descrição vinculada a fórmula liberada pela TOTVS: ICMS ST Padrão - Mantém a Base de Cálculo c/ ICMS ST zerado - Val Trib

Fórmula Cliente: Conforme regra acima descrita, esse campo sempre ficará desabilitado e indica se a fórmula selecionada foi liberada pela TOTVS (campo DESMARCADO) ou se essa fórmula foi criada ou copiada pelo cliente (campo MARCADO).

Moeda: Indica a moeda principal vinculada a fórmula. Não é obrigatório o preenchimento desse campo e nesse caso o sistema adota a moeda corrente para o cálculo.

Tabela Pauta: Designa, caso existir essa necessidade, uma tabela de pauta que poderá ser cadastrada pelo usuário do sistema para flexibilizar ainda mais o cálculo do tributo.

Perc MVA: Assinala para a fórmula qual será o percentual do MVA que será utilizado durante o cálculo.

Percentual Redução: Aponta o percentual de redução que será fixo nessa fórmula. Se informado esse campo o sistema considera esse valor para o cálculo e desconsidera qualquer indicação feita por exemplo na natureza de operação.

Destino Redução: Caso existir um percentual de redução informado, esse campo fica habilitado para ser indicado qual é o destino dessa redução.

NOTA: Nenhum desses campos é de preenchimento obrigatório para o cálculo que será realizado, porém caso indicar algum valor em um desses campos o sistema passa a ignorar qualquer outra parametrização desses valores e irá adotar esse parâmetro como regra.

Image Added

Fórmula: Nesse quadro será demonstrado a fórmula cadastrada para o tributo selecionado. Esse campo não fica habilitado para edição pelo usuário nessa tela sendo necessário clicar no botão Editar Fórmula para abrir a tela de edição das fórmulas.



Atualizações do Compatibilizador

(Apenas para Microsiga Protheus, versões anteriores à versão 12)

  1. Criação ou Alteração de Perguntas no arquivo SX1 – Cadastro de Perguntes:

Pergunte

(X1_PERGUNT)

Nome

 

Grupo

(X1_GRUPO)

Ordem

(X1_ORDEM)

Tipo

(X1_TIPO)

Tamanho

(X1_TAMANHO)


2.    Criação ou Alteração de tabela no arquivo SX2– Tabelas:

Chave

Nome

Modo

PYME

B04

(X2_CHAVE)

Dente/Região

(X2_NOME)

C

(X2_MODO)

N

(X2_PYME)


3.  Criação ou Alteração de Tabelas Genéricas no arquivo SX5 – Tabelas Genéricas:

Chave

Ex.: AR

Descrição

Ex.: Tabela de IR de Aplicações Financeiras


4.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Campos no arquivo SX3 – Campos:

  • Tabela BGD - Prod x Cob x Proc x Co-Part:


Campo

(X3_CAMPO)

Tipo

(X3_TIPO)

Tamanho

(X3_TAMANHO)

Decimal

(X3_DECIMAL)

Formato

(X3_PICTURE)

Título

(X3_TITULO)

Descrição

(X3_DESCRIC)

Nível

(X3_NÍVEL)

Usado

(X3_USADO) Informe Sim ou Não

Obrigatório

(X3_OBRIGAT) Informe Sim ou Não

Browse

(X3_BROWSE) Informe Sim ou Não

Opções

(X3_CBOX)

When

(X3_WHEN)

Relação

(X3_RELACAO)

Val. Sistema

(X3_VALID)

Help

Descreva o conteúdo informado para Help de Campo no ATUSX


Importante:

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar conforme ambiente em uso.


5.  Criação ou Alteração de Consulta Padrão no arquivo SXB – Consulta Padrão:

  • Pesquisa B05PLS:

Alias

(XB_ALIAS)

Tipo

(XB_TIPO)

Sequência

(XB_SEQ)

Coluna

(XB_COLUNA)

Descrição

(XB_DESCRI)

Contém

(XB_CONTEM)


6.  Criação ou Alteração de Índices no arquivo SIX – Índices:

Índice

AA1

Ordem

6

Chave

AA1_FILIAL+AA1_CODVEN

Descrição

Cod. Vendedor

Proprietário

S


7.  Criação ou Alteração de Parâmetros no arquivo SX6 – Parâmetros:

Nome da Variável

(X6_VAR)

Tipo

(X6_TIPO)

Descrição

(X6_DESCRIC + X6_DESC1 + X6_DESC2)

Valor Padrão

(X6_CONTEUD)


8.  Criação ou Alteração (mantenha somente a instrução correspondente) de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

  • Tabela BD5 – Contas Médicas:

Campo

Informe o conteúdo do (X7_CAMPO)

Sequência

Informe o conteúdo do (X7_SEQUENC)

Campo Domínio

Informe o conteúdo do (X7_CDOMIN)

Tipo

Informe o conteúdo do (X7_TIPO)

Regra

Informe o conteúdo do (X7_REGRA)

Posiciona?

Informe o conteúdo do (X7_SEEK)

Chave

Informe o conteúdo do (X7_CHAVE)

Condição

Informe o conteúdo do (X7_CONDIC)

Proprietário

Informe o conteúdo do (X7_PROPRI)



Procedimento para Configuração

(Estes procedimentos devem ser feitos quando for necessário configurar parâmetros e/ou  rotinas no menu).

 

CONFIGURAÇÃO DE PARÂMETROS

 

  1. No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastros/Parâmetros (CFGX017). Crie/configure (mantenha somente a instrução correspondente) o(s) parâmetro(s) a seguir:
    (É necessário criar uma tabela para cada parâmetro descrito no item Parâmetro(s), da tabela Características do Requisito)

Itens/Pastas

Descrição

Nome:


Tipo:

Informe o Tipo do parâmetro

Cont. Por.:

Informe o Conteúdo padrão

Descrição:


 

CONFIGURAÇÃO DE MENUS

 

2.  No Configurador (SIGACFG), acesse Ambientes/Cadastro/Menu (CFGX013). Informe a nova opção de menu do informe o nome do módulo, conforme instruções a seguir:

Menu

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Submenu

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Nome da Rotina

Informe o Título da rotina

Programa

Informe o Fonte da rotina

Módulo

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Tipo

Informe a Função



Procedimento para Utilização

  • Descreva os procedimentos, passo a passo (caso de uso), que serão realizados pelos usuários para que a melhoria seja visualizada identificando as seguintes informações:
  • Localização da rotina no menu;
  • Localização dos novos campos e/ou perguntas e respectivas pastas de cadastro que são visualizadas pelo usuário;
  • Caso seja necessário ter algum cadastro feito previamente, faça uma observação.

 

 

Exemplo:

       1.            No Plano de Saúde (SIGAPLS), acesse Atualizações / Produto Saúde / Produto Saúde (PLSA800).

O sistema apresenta a janela de produtos cadastrados.

       2.            Posicione o cursor em um produto e clique em Alterar.

       3.            Na pasta Cobertura/Carências selecione a subpasta Tipo de Prestador.

       4.            Dê duplo clique no campo TP Prestador (BCW_TIPPRE).

O sistema apresenta a janela Tipo de Prestador – Coparticipação – Alterar.

       5.            Informe os dados conforme orientação do help de campo e observe o preenchimento do novo campo:

                      Som. p/Compra (BCW_SOMCOM): selecione Sim para indicar se a coparticipação cadastrada será válida somente para efeito de compra de procedimentos ou Não, caso contrário.

       6.            Confira os dados e confirme.



Vídeo

  • Vídeo hospedado no youtube e inserido no template por meio da macro Widget Connector.

** Canal do youtube e software de vídeoem definição.

 

Título do Vídeo:

Disponibilizado pelo Marketing.

Introdução:

Disponibilizado pelo Marketing.

Passo a Passo:

Capturar diretamente do sistema.

Finalização:

Disponibilizado pelo Marketing.



Ponto de Entrada

Descrição:

Informe o Menu em que estará localizada a rotina

Localização:

Informe o Submenu em que estará localizada a rotina

Eventos:

Informe o Título da rotina

Programa Fonte:

Informe o Fonte da rotina

Função:

Informe o Nome do(s) produto(s) a ser utilizado ou “Todos”

Retorno:

Nome

Tipo

Descrição

Obrigatório

 




 




 




 

Exemplo:

#Include 'Protheus.ch'

User Function CN120ALT()

Local aCab:= PARAMIXB[1]

Local cTipo:= PARAMIXB[2]

If cTipo == '1'

    aCab[4][2]:= 'NF' //Validações do usuário

EndIf

Return aCab

...