Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.
Comentário: Esclarecimento MFLUIG-4063

...

Índice
maxLevel4
outlinetrue
exclude.*ndice
stylenone

 


Objetivo

O objetivo deste guia é auxiliar o suporte e desenvolvedores da plataforma a ativar o controle de log por usuário. Os tópicos a seguir irão demonstrar como ativar essas mensagens e farão uma breve descrição do seu funcionamento.

...

O log de usuário tem por objetivo registrar as ações executadas por determinados usuários, com a finalidade de auxiliar no diagnóstico de situações que estejam prejudicando o uso da plataforma.

 


Ativando o Controle de Log por Usuário

...

A partir desta tela é possível selecionar quais usuários terão este recurso ativo, bem como o período que este permanecerá ativo, que pode ser de até 7 dias corridos. Este período corresponde ao tempo que as ações do usuário serão registradas em um arquivo de log específico à partir do próximo login, sendo que, uma vez registradas, permanecerão no arquivo até que o mesmo seja removido ou alterado manualmente.

Este arquivo ficará na pasta configurada para persistência dos logs (por padrão em <fluig>/appserver/domain/servers/<servername>/log/user-logging/<login>.log). A limpeza deste arquivo não é feita de forma automática, para permitir a avaliação das informações mesmo após o período de ativação. Para facilitar a análise, no início de cada registro é informada a data e a hora, no formato "yyyy-MM-dd HH:mm:ss,SSS".

Além disso, esta página também é possível efetuar permite efetuar o download do arquivo "server.log" através da opção Baixar log do servidor, e filtrar pelo nome dos usuários ou pelos usuários que possuem o controle de log ativo.

Nota
titleAtenção

Se o usuário já estiver autenticado na plataforma, a ativação não terá efeito até o próximo login. Nesse caso pode-se solicitar que o mesmo efetue logoff e login novamente.


 

 


Ambiente de Alta Disponibilidade - Cluster

O recurso de controle de log de usuário - quando em um ambiente de alta disponibilidade - tem seu acesso com usuário de perfil administrador. Para que este funcione adequadamente em ambientes com múltiplas instâncias, é necessário que ambos os acessos (usuário e administrador) sejam executados diretamente de um dos servidores, e não pelo endereço de balanceamento de carga (load balancer).

 


Exemplo


Vamos considerar o seguinte cenário:
  • Acesso principal (load balancer)
    http://minhaempresa.fluig.com

  • Servidor 01 no seguinte endereço
    http://servidor1.fluig.com:8080

  • Servidor 02 no seguinte endereço
    http://servidor2.fluig.com:8082

 


E que o Servidor 02 seja escolhido como controle de log para o usuário João Carlos, sendo assim:

  • Administrador deve fazer download dos logs do usuário João Carlos em http://servidor2.fluig.com:8082
  • Usuário João Carlos deve acessar o fluig pelo endereço http://servidor2.fluig.com:8082