Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Principais Rotinas Envolvidas

Cadastros Básicos

A seguir, listamos as principais rotinas dos Cadastros Básicos do processo de Originação.

OGA010 - Entidades

Essa rotina possui como finalidade o cadastro de Entidades, que pode ser realizado tanto para produtores de grãos Pessoas Físicas, como também, para produtores de grãos Pessoas Jurídicas, por meio de uma identificação única em que é utilizado o código do CPF ou o código do CNPJ.

Nota
titleNota:

Lembrando que antes de cadastrar a Entidade, é necessário que seja cadastrado o Cliente e o Fornecedor.

OGA040 - Tipos de Reserva

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Reserva. A Reserva trata-se de uma garantia de pagamento.

Informações
titleExemplo:

Caso um produto seja Geneticamente Modificado, será gerada uma dívida de Royalts, então, no momento da entrega desse produto ao armazém é realizada uma reserva, tal qual, servirá de garantia de pagamento de Royalts se esse produto ao ser analisado for avaliado como Geneticamente Modificado.


Nesse cadastro é permitido informar uma Entidade Terceira padrão para o Tipo de Reserva. Essa entidade será utilizada para criar Reservas Automáticas a partir de resultados de análises, e para trazer como padrão na inclusão de Reservas Manuais.

As Reservas Automáticas podem ser utilizadas como exemplo para o controle e avaliação das entregas à Retenção e Avaliação de Royalts.
A partir do momento em que a Reserva Automática for gerada, ela poderá ser avaliada, e assim mantida ou liberada se o fornecedor tiver crédito.

AGRA030 - Tipo de Classificação

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Classificação.
Os armazéns têm por finalidade receber a produção e conservá-la em perfeitas condições para que não ocorra a sua deterioração até a venda para a indústria.
A produção agrícola é periódica, enquanto a sua demanda para as indústrias é ininterrupta, portanto, os armazéns permitem estocar os produtos e utilizá-los de acordo com o consumo da indústria.

Informações
titleExemplo:

Os grãos de milho e trigo recebidos são armazenados para venda posterior, e os grãos de soja e canola para a produção de óleo comestível.


Classificação do Produto


No término da safra, ao receber os produtos colhidos, os armazéns realizam sua classificação com base em uma série de fatores que afetam a sua qualidade comercial. De acordo com o percentual de incidência do fator de qualidade, será determinado um desconto que será aplicado sobre o seu peso total. Assim, o produtor não receberá pelo peso total, pois será descontado um percentual conforme a tabela de classificação das amostras avaliadas.
O objetivo deste cadastro é identificar os tipos ou fatores de qualidade que poderão acarretar em descontos sobre o peso da safra entregue aos armazéns.
Após a definição dos Tipos de Classificação, deverão ser criadas as Tabelas de Classificação com as faixas de percentuais que serão aplicadas sobre o peso entregue ao armazém.

Exemplo de Análise e Classificação da Soja:

Image Added


Informações
titleImportante:

Os dados do cadastro de Tipo de Classificação serão utilizados na rotina de Tabela Classificação - AGRA035.