Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Produto:

TOTVS Incorporação

Versões:

12.1.6

Ocorrência:

N/A

Ambiente:

RM

Passo a passo:

N/A

Observações:

N/A


Objetivo

Explicaremos neste documento como utilizar o recurso de Evento Financeiro, do módulo de Aluguel,  para lançamento de Despesas de um Imóvel, como por exemplo:

...

Abaixo descreveremos alguns exemplos aplicados e como parametrizá-los.

Definição da Regra de Negócio

IPTU

O Imposto Territorial Urbano - IPTU, é uma despesa do proprietário do Imóvel, mas é permitida a transferência da cobrança para o locatário quando houver um contrato de locação que regulamente esta transferência de obrigação.

...

O Tratamento para o "Tipo de Cobrança do Evento" (Avulso ou Agregado) é o mesmo do caso anterior.

Restrições 

  • Quando o Imóvel é próprio e não está alugado, não há necessidade de cadastrar o evento financeiro, pois a despesa será lançada no financeiro do BackOffice quando o documento fiscal entrar no sistema. Recomenda-se que seja criado um centro de custo para cada imóvel, pois desta forma será possível apurar as despesas de cada imóvel através de relatórios usando o centro de custo.
  • Se uma despesa for parcelada em vários meses não há como criar um único evento financeiro que cobre do Locador quando o imóvel estiver Vago, e depois passe a cobrar do Locatário depois de alugado. (se houver esta demanda, um ticket de melhoria deve ser criado)