Histórico da Página
A rotina de limpeza de base de dados tem como objetivo eliminar os registros das tabelas de movimentação e das tabelas de saldo em períodos já encerrados, ou seja, limpeza de períodos já encerrados que já tiveram seus relatórios fiscais impressos e registrados e que não serão mais utilizados para consultas de base histórica ou para comparativos de exercícios.
A rotina obtém os saldos finais do exercício indicado, efetua cópia de segurança dos lançamentos que serão eliminados, apaga todos os lançamentos e saldos até a última data do exercício indicado (incluindo exercícios anteriores), e gera um lote de lançamentos com os saldos finais do exercício que sofreu a limpeza para manter a integridade dos saldos para exercícios seguintes.
Procedimentos executados pela rotina limpeza de base de dados
- Será apresentado um aviso de que os saldos devem estar atualizados e que o(s) calendário(s) do exercício indicado na rotina devem estar encerrados, ou seja, calendário(s) na condição “Fechado”.
2. São consideradas e transportadas todas as moedas e tipos de saldo cadastradas e amarradas.
3. São obtidos os saldos finais do exercício indicado e os mesmos são gravados em arquivo temporário.
- Os saldos finais serão considerados de acordo com as datas finais identificadas nos calendários. Se houver calendários com datas finais diferentes entre as moedas, estas serão consideradas como data para os lançamentos. Serão gerados documentos diferentes para cada uma das moedas.
Observação:
Não é considerado o saldo orçado para transporte no backup, porém, os saldos orçados também serão eliminados das tabelas de saldo na limpeza (as tabelas de origem do orçamento CV1 e CV2 serão mantidas) tomando por base o conceito de que em períodos “Transportados“ a base não está mais disponível para consulta, a tabela backup mantém uma cópia dos lançamentos gravados na tabela CT2 que serão eliminados.
- Os saldos obtidos (por moeda e por tipo de saldo) serão gravados em arquivo de trabalho (TRB) do diretório “\System” do Protheus com o padrão de nomenclatura “01012004” correspondente à:
01 | Empresa em que está sendo efetuada a limpeza |
01 | Filial onde está sendo efetuada a limpeza |
2004 | Ano/Exercício em que está sendo efetuada a limpeza |
4. Serão copiados os registros de movimentação da tabela CT2 até as datas finais do(s) calendário(s) (considerando cada moeda) para a tabela de backup dos lançamentos (Tabela CV6).
Dica: A estrutura da tabela de backup deve ser a mesma da tabela de lançamentos (CT2), adicionando a coluna CV6_EXERC, caracter com tamanho 4, para identificação do exercício de limpeza no caso de uma posterior restauração. |
5. Os registros de movimentação da tabela CT2 até as datas finais dos calendários serão eliminados, considerando a possibilidade de calendários com datas finais diferentes entre as moedas.
- Caso as datas finais de outras moedas sejam maiores que a data final da moeda 01 somente os registros da moeda 01 entre a data final da moeda 01 e a data final da “outra moeda” serão mantidos.
- Caso as datas finais de outras moedas sejam menores que a data final da moeda 01, os registros na moeda 01 entre a data final das outras moedas e a data final da moeda 01 terão seu valor zerado.
- Caso as datas finais de outras moedas sejam maiores que a data final da moeda 01 somente os registros da moeda 01 entre a data final da moeda 01 e a data final da “outra moeda” serão mantidos.
6. É efetuada a leitura dos saldos finais a partir do arquivo de trabalho (TRB). Esses saldos finais serão gravados no formato de novos lançamentos, separados por documento de acordo com seu tipo de saldo, moeda e datas de calendário na tabela de lançamentos contábeis (serão considerados o número de lote e sub-lote e documento indicados nas perguntas da rotina com incremento seqüencial). Estes lançamentos serão mantidos representando os saldos iniciais para o exercício subseqüente.
7. Gravados os lançamentos com os saldos finais, será executado o recálculo de saldos (reprocessamento) de todo o período que passou pela limpeza, considerando a menor data dos movimentos transportados no CT2 até a maior data final do exercício, mantendo somente os registros de saldo para a data final do período.
8. Após o recálculo dos saldos, será alterado o status do(s) calendário(s) para o status “Transportado”.
9. Ao final do processamento, é apresentada uma pergunta ao usuário para eliminar o arquivo de trabalho (TRB), confirmando o final da execução da rotina.
Observações
- Os lançamentos de saldos finais em outras moedas terão critério 4 (Informado) para os valores em outras moedas (não passam por alterações no caso de execução de atualização de moedas pois trata-se de período encerrado).
- Serão considerados todos os tipos de saldo (exceto o saldo orçado que parte da tabela CV1). Caso haja mais de um tipo de saldo, os documentos serão “quebrados” por tipo de saldo e por moeda.
- No caso de interrupção do processamento após a montagem completa do arquivo de saldos finais (a partir do passo 4), a rotina poderá retomar o processamento a partir do arquivo de trabalho (TRB) já alimentado. O usuário deve certificar-se que o arquivo de trabalho com os saldos finais já foi gravado integralmente para a reutilização do mesmo (evitando o passo de recalcular os saldos finais). Se a rotina for interrompida no passo de transporte dos lançamentos para a tabela backup, pode-se continuar o processamento do ponto em que a cópia foi interrompida, pois é feita a verificação dos lançamentos já transportados para a tabela de backup.