Histórico da Página
...
- Profissão
- Filial
- Centro de Custo
- Tipo de Logradouro
- Município
- Estado
- Pais
- Código Modelo de Contrato
- Código Regra Vencimento
- Parâmetro de Integração Financeira
- Tipo de Evento Financeiro
- Código do Tipo de Locação
- Índice
- Fórmula de Reajuste
- Fórmula Rescisória
- Relatórios / DIMOB
Para todos os novos cadastros deve ser permitida a criação de campos complementares.
Funcionalidades que NÃO serão atendidas:
- Não está contemplada a documentação detalhada do processo;
- Toda e qualquer solicitação fora do escopo desta proposta deverá ser efetuada mediante nova proposta;
- Não está prevista nesta proposta qualquer atualização de dados específicos ou parametrização de base de dados especificas do cliente que não se refiram ao desenvolvimento em questão;
- Este documento é uma proposta comercial com uma breve descrição do escopo. Caso no momento do detalhamento houver uma discordância muito grande entre o proposto e a necessidade, poderá haver uma nova análise de viabilidade da proposta;
Restrições:
O desenvolvimento será feito através dos padrões de desenvolvimento TOTVS para as condições abaixo:
- Sistema Base – RM TOTVS Incorporação
- Integrado ao Protheus
- Versão de Liberação: última versão do Protheus e TIN a ser disponibilizada na entrega do desenvolvimento.
Novos processos, campos, cadastros ou restrições podem ser criadas em tempo de projeto afim de uma melhor adequação da solução ao produto padrão vigente à época, bem como alteração de nomes de campos e recursos afim de obter melhor usabilidade e aderência ao mercado. Tais alterações serão de critério exclusivo da equipe de desenvolvimento TOTVS.
4 - Metodologia
Para garantir a integridade e visibilidade objetiva do processo e produto, a TOTVS adota algumas das melhores práticas dos modelos de desenvolvimento de software: CMMI (Capability Maturity Model Integration) e MPS.br (Melhoria de processos do software brasileiro), gerenciando desta forma os requisitos dos produtos e acordos solicitados no chamado.
O CMMI e o MPS.br são modelos de gestão de qualidade que, aplicado a processos relacionados ao desenvolvimento de software, institui um caminho evolutivo para eles. A premissa básica dos modelos é que a qualidade de um produto de software em muito depende da qualidade do processo pelo qual ele é desenvolvido. Por isso as ações de melhoria propostas focam os processos de trabalho. A metodologia apresentada desta proposta está baseada nestas premissas.
5 - Fases
Visando facilitar o entendimento do processo de desenvolvimento, o projeto será dividido em fases lógicas e sequenciais. Quando da aprovação dessa proposta, as citadas fases serão detalhadas, sendo apresentado exatamente o escopo de cada uma.
• Fase I: Detalhamento das necessidades levantadas
Consiste na avaliação criteriosa e detalhada de todas as informações levantadas para facilitar o delineamento do projeto, que ocorrerá nas próximas etapas.
• Fase II: Planejamento
Criação do cronograma, definição dos marcos do projeto e prazo de entrega. O prazo de entrega corresponderá à data de liberação do release para clientes, conforme calendário de atualizações dos sistemas da TOTVS.
• Fase III: Elaboração da Especificação
Serão documentadas as apurações da fase anterior e todas as informações necessárias para desenvolvimento do projeto.
• Fase IV: Desenvolvimento
Será iniciado o desenvolvimento do projeto de acordo com a Especificação, respeitando tarefas, prazos e investimentos detalhados nas fases anteriores. Nessa etapa é que ocorrem efetivamente as tarefas de programação, que darão forma ao projeto.
• Fase V: Testes e Validações
Serão realizados testes e validações do projeto, procurando assegurar que tudo o que foi desenvolvido está em conformidade com a Especificação, respeitando os compromissos firmados nas fases anteriores.
• Fase VI: Disponibilização da versão
A entrega da funcionalidade será em release padrão da versão mais atual do sistema e disponibilizada no Portal do Cliente para download. As documentações referentes aos requisitos desenvolvidos serão disponibilizadas no TDN (tdn.totvs.com.br).
• Fase VIII: Encerramento do Projeto
Essa fase compreende a formalização do aceite pelo cliente do projeto elaborado, encerrando e aprovando todo o trabalho executado pela TOTVS.
6 - Premissas
Para que possamos definir com precisão os limites da proposta que está sendo apresentada, é fundamental que consideremos as premissas básicas abaixo tabuladas:
I. O CLIENTE e a TOTVS definem o escopo necessário do projeto. O Produto TOTVS deve servir como base estrutural de desenvolvimento, de maneira a atender às operações do CLIENTE, conforme determinado no período de análise e especificações do projeto, descritos na Fase II.
II. Como trata-se de um desenvolvimento participativo, o desenvolvimento da funcionalidade é disponibilizado no produto padrão e, portanto, o escopo é definido de forma que atenda também aos demais clientes. Qualquer solicitação específica do CLIENTE não entrará no escopo e haverá a possibilidade de encaminhamento para a Fábrica de Software, para elaboração de uma proposta de customização.
III. A TOTVS é responsável pelo desenvolvimento e disponibilidade das rotinas definidas no tópico anterior.
IV. O CLIENTE é responsável pelo fornecimento de todas as informações necessárias para os desenvolvimentos.
V. O CLIENTE é responsável pela garantia de condições materiais e humanas para a homologação e instalação do projeto.
VI. Não é de responsabilidade da equipe de Inovação da TOTVS o treinamento e a capacitação dos usuários responsáveis do CLIENTE nas rotinas desenvolvidas. Eventuais treinamentos de usuários implicarão em investimentos não previstos nesta proposta.
VII. A área de Inovação da TOTVS é responsável apenas pelo projeto e seu envolvimento direto, não tratando qualquer ocorrência ou problema relacionados com o Produto TOTVS padrão e/ou sua implantação. Estas ocorrências devem ser encaminhadas ao Help-Desk ou ao Coordenador de Suporte responsável.
VIII. Após o aceite do escopo da Proposta, toda e qualquer alteração na mesma deverá ser avaliada, podendo acarretar em mudanças nos valores.
IX. Após a aprovação desta proposta, caso o CLIENTE solicite a suspensão ou cancelamento da mesma, a Equipe TOTVS fará a avaliação dos trabalhos já concluídos e, caso o CLIENTE ainda não tenha efetuado o pagamento dos valores proporcionais a estes trabalhos, os mesmos deverão ser quitados para o aceite desta suspensão ou cancelamento.
X. Todas as despesas decorrentes da prestação dos serviços, como as de locomoção (horas de traslado), de viagem (passagens, estadia, refeição, etc.), entre outras, são de responsabilidade do CLIENTE e serão pagas diretamente ou reembolsadas.
XI. A área de Inovação não é responsável por criação/atualização de dados de área teste para disponibilização e homologação deste Projeto pelo CLIENTE.
XII. Todo e qualquer programa desenvolvido pela área de Inovação é de propriedade da TOTVS, cabendo o CLIENTE o direito de uso dos mesmos. Os ajustes e correções nos programas desenvolvidos só poderão ser realizados pela TOTVS.
XIII. As validações, aceites e homologações que envolvem o CLIENTE terão como prazo máximo até 30 dias após a data estipulada no documento. Se não houver a manifestação por parte do CLIENTE, a TOTVS entenderá que os processos estão concluídos e validados.
XIV. Qualquer situação de paralisação ou atraso no projeto e que gere impacto no número de horas apresentado, exigirá a reavaliação dos prazos acordados e o eventual acerto financeiro referente ao número de horas ou dias de espera dos profissionais alocados. Mediante acordo entre o CLIENTE e a TOTVS, estes profissionais poderão ser realocados para outros projetos. Nestas situações, a TOTVS não garantirá a alocação dos mesmos profissionais, na retomada do projeto.
7 - Restrições
Não estão contemplados nesta proposta:
I. Elaboração do manual do usuário (a Especificação não é um manual do usuário e não tem como finalidade o apoio ao usuário final no uso dos sistemas desenvolvidos).
II. Criação e manutenção de usuários do sistema.
III. Desenvolvimento de rotinas ou programas para carga de dados nos demais sistemas que proverão interfaces com o projeto desenvolvido.
IV. Seleção, instalação e configuração de infraestrutura, banco de dados, hardware e ambiente operacional necessário à implementação do projeto desenvolvido, seja em ambiente de testes ou ambiente oficial. Esta atividade de configuração dos servidores TOTVS está contemplada na proposta de implantação padrão do Produto TOTVS.
V. Manutenções em outros Sistemas não descritos na Proposta.
VI. Funcionalidades não contempladas no escopo deste documento.
VII. Procedimentos de backup do sistema ou banco de dados.
VII. Análise da finalidade do desenvolvimento solicitado pelo cliente.
Em atendimento ao disposto no item VII acima, o CLIENTE será o único responsável pelo cumprimento das obrigações legais em decorrência de o desenvolvimento por ele solicitado vier a violar alguma legislação em vigor. Neste caso, responderá integralmente pelos danos causados à TOTVS ou a terceiros, tendo a TOTVS ou qualquer terceiro, direito de regresso contra o CLIENTE pelos prejuízos eventualmente sofridos.
8 - Infraestrutura e Ambiente de Desenvolvimento
O desenvolvimento será efetuado utilizando-se o seguinte ambiente:
• Base de Dados: SQL Server e Oracle
• Sistema Base: RM TOTVS Incorporação
9 - Cronogramas/ Prazos
A partir da aprovação desta proposta, a TOTVS definirá o cronograma do projeto e a data de início dos trabalhos com base na disponibilidade dos recursos necessários para formação das equipes de trabalho. Após o recebimento do aceite da Proposta pelo CLIENTE, a TOTVS entrará em contato em até 15 (quinze) dias.
O cumprimento dos prazos de cada fase ocorrerá somente após o aceite do CLIENTE.
10 - Preços e condições de pagamento
Projeto | Valor sem impostos (R$) |
DESENVOLVIMENTO PARTICIPATIVO | R$ 439.125,00 * |
O Preço respectivo será pago conforme estipulado abaixo:
Percentual da Parcela | Valor sem impostos | Evento de FATURAMENTO | Evento de VENCIMENTO | ||||||
| R$ 109.781,25 | Na aprovação da proposta | 15 dias após emissão | ||||||
25% | R$ 109.781,25 | Na aprovação da proposta | 45 dias após emissão | ||||||
25% | R$ 109.781,25 | Na aprovação da proposta | 75 dias após emissão | ||||||
25% | R$ 109.781,25 | Na aprovação da proposta | 105 dias após emissão |
11 - Condições gerais
os Preços acima são líquidos e serão acrescidos de impostos, taxas, contribuições e quaisquer outros tributos incidentes quando da emissão da nota fiscal respectiva, devendo tais encargos serem quitados impreterivelmente na primeira parcela.
Multas e indenizações - Fica desde já estabelecido entre as PARTES que qualquer indenização, pela TOTVS, ficará limitada ao valor pago pelo CLIENTE em decorrência desta Proposta.
Todo e qualquer Programa de Computador satélite e/ou Especifico, não poderá acessar diretamente as bases de dados dos Produtos Padrão TOTVS. Este acesso somente poderá se dar a partir do Produto Padrão TOTVS e a partir de suas diretivas de segurança, consumindo do Produto Padrão TOTVS, a quantidade de usuários necessários para esse fim, não eximindo o Programa satélite ou Especifico de seu licenciamento especifico, ou seja, os usuários dos Produtos Padrão TOTVS consumidos durante o acesso do Programa Satélite ou Especifico correspondem a um acesso/conexão no Produto Padrão TOTVS, tendo o Programa Satélite ou Especifico a obrigação de estar utilizando as suas licenças próprias de ferramentas de produção, tais como Servidor de Aplicação e Banco de Dados por exemplo."
Esta proposta é válida até 15 dias úteis da emissão. Caso o Cliente aceite a Proposta Comercial, a vigência contratual iniciar-se-á na data do aceite.
12 - Confidencialidade
Para que possamos manter total integridade em nosso relacionamento comercial, solicitamos que esta proposta não seja reproduzida ou divulgada a terceiros, em parte ou em sua totalidade, incluindo seus anexos, por quaisquer meios, sem a autorização formal da TOTVS.
13 - Contrato de cessão de direito de uso de software e prestação de serviços
O Cliente declara que recebeu uma cópia do Contrato, reviu seus termos e condições e apõe sua assinatura abaixo, a fim de consignar sua concordância com os termos e condições do Contrato. Os termos e condições do Contrato, juntamente com esta Proposta, regerão esta contratação.
Declaramos ter lido integralmente o material apresentado nessa oferta comercial número: 866.148 - ver.01.
E por estarem justos e contratados, as partes firmam o presente instrumento em 02 (duas) vias de igual teor e para um só efeito, na presença de 02 (duas) testemunhas.
Cliente: CASA BAHIA COMERCIAL LTDA.
Data da aprovação: ___/__/___
CNPJ: 59.291.534/0001-67
Assinaturas dos Representantes Legais |
CASA BAHIA COMERCIAL LTDA. |
TOTVS S/A |
------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
Nome.: ________________________________________________________ |
Nome.: ________________________________________________________ |
Cargo.: __________________________________ RG.: _________________ |
Cargo.: __________________________________ RG.: _________________ |
------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
Nome.: ________________________________________________________ |
Nome.: ________________________________________________________ |
Cargo.: __________________________________ RG.: _________________ |
Cargo.: __________________________________ RG.: _________________ |
Testemunhas |
------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
------------------------------------------------------------------------------------------------------- |
Nome.: ________________________________________________________ |
Nome.: ________________________________________________________ |
Cargo.: __________________________________ RG.: _________________ |
Cargo.: __________________________________ RG.: _________________ |
OBSERVAÇÃO: imprimir 2 vias desta proposta, o cliente deverá rubricar todas as páginas, preencher e assinar a última página. As duas vias da proposta deverão ser enviadas por correio para o endereço abaixo: TOTVS S/A - Av. Raja Gabaglia, 2664 – Bairro São Bento. Belo Horizonte – Minas Gerais – CEP: 30.350-563.
Anexo I
Controle de Imóvel por Metro Quadrado
O cliente solicita a alteração do sistema para possibilitar o controle de aluguel de imóveis por metro quadrado, no TOTVS Incorporação – TIN.
Serão criados artefatos para inclusão de áreas de imóvel, ocupação de áreas no contrato de locação, tratamento de aditivos de ocupação de área, dentre outros. Estas implementações permitirão um controle de aluguel de imóveis por área em metros quadrados.
Este documento tem como objetivo descrever de forma detalhada a solução a ser implementada no TOTVS Incorporação - TIN. As regras para utilização destes controles serão detalhadas nos requisitos a seguir.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
|
Macroprocesso: Gestão de Locações |
Processo: Contrato de locação | Subprocesso: Controle de itens do contrato de locação por M² |
Complexidade de desenvolvimento: ( ) Alta Média ( ) Baixa |
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
...
Este requisito tem como objetivo implementar um anexo para definição das áreas dos imóveis controlados por M². Para tal, será disponibilizado no TIN – TOTVS Incorporação, menu Aluguel | Imóvel | Anexos | Áreas.
Ao acessar esta opção, caso o campo do imóvel "Utiliza controle por área (M²)" esteja marcado, será exibido formulário (figura 1) com os campos informativos para controle da área total do imóvel e a uma tabela das áreas do imóvel, disponibilizando opção para inclusão, alteração e exclusão de áreas. Caso o campo "Utiliza controle por área (M²)" esteja desmarcado, será exibida mensagem de erro 1.
Os campos para controle da área total do imóvel, trarão um resumo de todas as áreas cadastradas para o imóvel e que estão configuradas para compor saldo de área que permite locação. Os campos serão disponibilizados da seguinte forma:
- M² Total do Imóvel
Campo preenchido automaticamente com o somatório dos valores informados no campo "M² Total" das áreas que estejam com o campo "Compõe saldo de área para locação" marcado.
- M² Locado Total do Imóvel
Campo preenchido automaticamente com o somatório dos valores informados no campo "M² Locado" das áreas vinculadas a contratos ativos.
- M² Disponível Total do Imóvel
Campo preenchido automaticamente com o resultado da operação: _M² Total do imóvel - M² Locado total do imóvel_ (ou somatório dos valores calculados no campo "M² Disponível" das áreas do imóvel).
Todos os campos de resumo para controle da área total do imóvel ficarão desabilitados para edição pelo usuário e serão preenchidos automaticamente.
Abaixo do resumo, o formulário trará uma tabela para inclusão das áreas do imóvel, onde serão listados os seguintes campos:
- Código do tipo da área
- Descrição do tipo da área
- Código da localização
- Descrição da localização
- M² Total
- Valor M²
- Valor total
- Compõe saldo de área para locação
- M² Locado
- M² Disponível
Ao acessar a opção "Incluir" ou "Alterar" da visão de áreas do imóvel, será exibida a tela de cadastro de áreas do imóvel (figura 2) com os seguintes campos:
- Tipo
Lista carregada com os tipos de área cadastrados.
- Localização
Lista carregada com as localizações cadastradas.
- M² Total
Quantidade de metros quadrados da área. Campo informado pelo usuário.
- Valor M²
Valor do M². Campo informado pelo usuário.
- Valor total
Valor total da área. Campo desabilitado para edição pelo usuário e preenchido automaticamente conforme o seguinte cálculo: _M² Total * Valor M²_
- Compõe saldo de área para locação
Indica se a área poderá ou não ser alugada. Por default, o campo virá marcado.
- M² Locado
Quantidade em metros quadrados da área já locada nos contratos de locação ativos. Campo desabilitado para edição pelo usuário e preenchido automaticamente, com os dados informados no anexo de ocupação de área (somatório do campo "M² Locado" de todos os registros de ocupação desta área, em contratos ativos).
- M² Disponível
Quantidade em metros quadrados da área que está livre para ser locada em contratos de locação. Campo desabilitado para edição pelo usuário e preenchido automaticamente conforme o seguinte cálculo: _M² Total - M² Locado._
Os campos "Tipo", "Localização", "M² Total", "Valor M²" serão de preenchimento obrigatório pelo usuário.
Os campos "Valor total", "M² locado", "M² disponível" serão preenchidos automaticamente e ficarão desabilitados para edição pelo usuário.
Se o campo "Compõe saldo de área para locação" estiver marcado, os campos "M² locado" e "M² disponível" serão exibidos na tela com seus valores calculados a partir de dados informados no anexo de ocupação de área. Caso o campo esteja desmarcado, estes campos não serão exibidos.
Ao clicar em "Salvar", para incluir ou alterar um registro no anexo de áreas do imóvel, o sistema irá:
- Verificar se todos os campos obrigatórios estão preenchidos.
Se algum dos campos "Tipo", "Localização", "M² Total", "Valor M²" não estiver preenchido, exibir a mensagem de erro 2.
- Verificar se já existe área cadastrada para o imóvel com o tipo e a localização informados.
Se já existir área cadastrada, exibir a mensagem de erro 3, pois será permitido apenas uma única área com o mesmo tipo e localização para o imóvel.
- Em caso de alteração do campo "Compõe saldo de área para locação", de marcado para desmarcado, verificar se a área alterada está locada em algum contrato de locação que esteja ativo.
Caso afirmativo, será exibida mensagem de erro 4.
Caso não esteja associado ou a alteração seja de desmarcado para marcado, serão atualizados os campos calculados de controle de área do imóvel "M² Total do Imóvel" e "M² Disponível total".
- Em caso de alteração do campo "M² Total", verificar se o valor informado é menor que o valor do campo "M² Locado".
...
Este requisito tem como objetivo implementar um anexo para visualização de dados dos contratos de locação de áreas do imóvel. Para tal, será disponibilizado no TIN – TOTVS Incorporação, menu Aluguel | Imóvel | Anexos | Áreas | Contratos de Locação.
Ao acessar esta opção será exibida visão (figura 1) contendo os dados dos contratos de locação associados a área do imóvel, sem opção pra inclusão, alteração ou exclusão.
O anexo trará as informações dos contratos de locação associados ao imóvel e o percentual da área locada, em relação a área total, por contrato de locação. Serão listados todos os contratos associados à área.
Na visão, serão listados os seguintes campos:
- Código do contrato
Código do contrato de locação associado a área
...
Número do contrato de locação associado a área
- Área locada total em M² do contrato de locação
...
Lista com a descrição do tipo de área e localização, carregada com as áreas cadastradas para o imóvel selecionado, considerando apenas as áreas configuradas para compor o saldo de área para locação e que possuem saldo disponível para locação. O usuário deverá selecionar uma área da lista.
- M² Disponível
Campo informativo, desabilitado para edição e carregado automaticamente com o número de metros quadrados disponível da área selecionada (campo "M² disponível" da área).
- M² Locado
Número de metros quadrados da área selecionada que será vinculado ao contrato.
O usuário informará o valor, que deverá ser maior que zero e menor ou igual ao Saldo disponível.
Os campos "Área/Localização" e "M² locado" são de preenchimento obrigatório.
Ao incluir, alterar ou excluir uma ocupação de área neste anexo, os campos 'M² Locado" e "M² Disponível" da área selecionada deverão ser atualizados:
...
Na inclusão ou alteração, o valor informado no campo "M² locado" do anexo de ocupação deverá ser somado ao campo "M² locado" da área. Na exclusão, este valor deverá ser subtraído.
- O campo "M² Disponível" é preenchido com o valor do campo "M² Total" da área ocupada subtraído do valor do campo "M² Locado" da área.
...
Este requisito tem como objetivo implementar um anexo para criação de aditivo de ocupação de área no contrato de locação. Para tal, será disponibilizado no TIN – TOTVS Incorporação, menu Aluguel | Contrato de locação | Anexos | Aditivo de Ocupação de área.
Ao acessar esta opção será exibido formulário (figura 1) com os campos do Aditivo e uma tabela pra inclusão das informações de ocupação de área. O usuário poderá incluir, consultar, alterar ou excluir um aditivo deste anexo. A exclusão e alteração são permitidas apenas para aditivos não efetivados, ou seja, registros com situação igual "Pendente".
Serão disponibilizados os seguintes campos do aditivo:
- Código
Preenchido automaticamente com um número sequencial
- Data
Preenchido automaticamente com a data corrente
- Situação do aditivo
Preenchido automaticamente com a situação "Pendente" na inclusão do aditivo. Após execução de efetivação do aditivo, a situação será modificada para "Efetivado".
Será exibida uma tabela para preenchimento dos dados de ocupação de área, que será tratado como item do aditivo. Ao clicar em incluir um item, será exibido um formulário (figura 2) para informar os campos do item. O usuário deverá selecionar o imóvel, a área e localização e metragem locada. Será exibido
- Imóvel
Lista preenchida com os imóveis associados ao contrato de locação. O usuário deverá selecionar um imóvel.
- Área / Localização
Lista com a descrição do tipo de área e localização, carregada com as áreas cadastradas para o imóvel selecionado no campo anterior, considerando apenas as áreas configuradas para compor o saldo de área para locação. O usuário deverá selecionar uma área da lista.
- M² Locado anterior
Campo informativo, preenchido automaticamente com a metragem locada da área/localização selecionada neste contrato de locação (valor informado no anexo de ocupação de área, campo M² locado). Caso a área /localização selecionada não esteja associada ao contrato, o valor exibido será zero.
- M² Locado
Número de metros quadrados da área selecionada que será vinculado ao contrato após efetivação do aditivo.
Nos itens do aditivo, poderão ser incluídas novas áreas, que não estejam associadas ao contrato de locação ou áreas que já estejam associadas.
Para as áreas já cadastradas, o campo M² Locado anterior irá mostrar o valor locado atualmente desta área neste contrato. O usuário poderá modificar este valor. Caso o usuário informe o valor igual a zero, significa que esta área não estará mais vinculada ao contrato de locação, correspondendo a uma exclusão de área do contrato.
A inclusão do aditivo não irá validar a existência de M² disponível na área. Neste momento, também não será validado o M² locado da área, já que entre o cadastro do aditivo e sua efetivação, podem ocorrer modificações nestes valores. Esta verificação será feita no momento de efetivação do aditivo, pelo processo de efetivação de aditivo detalhado no Requisito 11.
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
...
Este requisito tem como objetivo implementar um processo para efetivação de aditivo de ocupação de área dos contratos de locação. Para tal, será disponibilizado no TIN – TOTVS Incorporação, menu Aluguel | Contrato de locação | Anexos | Aditivo de Ocupação de área | Efetivar Aditivo.
Ao selecionar um aditivo cadastrado e selecionar esta opção, será exibido formulário (figura 1) onde o usuário deverá informar a data de efetivação do aditivo e uma observação (opcional). Ao clicar em Executar, o processo de efetivação do aditivo será executado. Ele irá efetuar os seguintes procedimentos:
- Alterar o contrato de locação com as informações do aditivo:
As modificações cadastradas nos itens dos aditivos serão aplicadas ao anexo de ocupação de área.
De acordo com os dados do item do aditivo, uma ocupação de área poderá ser incluída ou alterada.
Para novos itens, serão criados novos registros de ocupação de área do contrato de locação.
Para alteração de itens, o "M² Locado" da área / localização será alterado.
Para itens onde o valor informado no campo "M² Locado" for igual a zero, a ocupação de área terá o valor do campo "M² locado" alterado para zero também. A área será desvinculada do contrato mas o registro de ocupação de área não será excluído e será mantido no contrato de locação, a título de histórico.
Todas as regras de inclusão e exclusão de ocupação de área serão tratadas conforme descrito no Requisito 06.
Deverá ser validado se o "M² Locado" é menor ou igual ao campo "M² Disponível". Caso não seja, será exibida mensagem de erro 1 e o processo de efetivação será abortado.
Os campos 'M² Locado" e "M² Disponível" das áreas cadastradas deverão ser atualizados.
Serão atualizados os campos calculados de controle de área do imóvel "M² Total do Imóvel" e "M² Disponível Total".
- Criar registro de histórico de saldo de área com as seguintes informações:
...
Este registro não será exibido em nenhuma tela do sistema, mas ficará disponível para consulta através de relatórios.
- Alterar situação do aditivo para "Efetivado". Desta forma, este aditivo não poderá ser alterado nem excluído.
...
O cliente solicita a alteração do sistema para efetuar cobrança de aluguel sobre faturamento no módulo de Aluguel do TOTVS Incorporação – TIN.
Serão criados artefatos para inclusão de medições de faturamento, aprovação e reprovação destas medições. De acordo com regras pré-definidas, algumas medições irão gerar um aluguel complementar (lançamento financeiro).
Este documento tem como objetivo descrever de forma detalhada a solução a ser implementada no TOTVS Incorporação - TIN. As regras para inclusão, aprovação e reprovação destas medições serão detalhadas nos requisitos a seguir.
Macroprocesso: Cobrança de aluguel sobre faturamento mensal |
Processo: Cobrança de aluguel complementar | Subprocesso: Geração de lançamentos financeiros de aluguel |
Complexidade de desenvolvimento: ( ) Alta Média ( ) Baixa |
|
Âncora | ||||
---|---|---|---|---|
|
...
Figura 1 – Anexo de Medições do Contrato de Locação:
| ||||||||||||
| ||||||||||||
| ||||||||||||
|