Histórico da Página
...
De volta ao ambiente de desenvolvimento, nota-se na paleta de propriedades que a propriedade “Ligação” tem o valor “banco” (o nome da ligação recém criada). Como já foi definida a ligação que será utilizada, deve-se também selecionar qual atributo da ligação será usado por aquele objeto. Isto pode ser feito pressionado o botão ao lado da propriedade nome para executar a janela “Zoom Propriedade Nome”.
Na janela “Zoom Propriedade Nome” seleciona-se o atributo “mgadm.banco.ag-padrao” e fecha-se a janela confirmando a seleção.
Nota se que o objeto na tela do programa mudou. A criação deste objeto está concluída e ele está pronto para ser utilizado.
Após isso deve ser selecionado o segundo objeto para ser alterado.
Este segundo objeto usa a mesma ligação “banco” e utiliza o atributo “mgadm.cta-corrente.ct-ipmf”. Então deve se alterar a propriedade “Tipo Atributo” para “Atributo Consulta”, pressionar o botão ao lado da propriedade “Ligação” para entrar na janela “Zoom Ligações” e selecionar a ligação “banco”.
Depois deve-se pressionar o botão ao lado da propriedade nome para entrar na janela “Zoom Propriedade Nome” para que seja selecionado o atributo a ser utilizado (mgadm.cta-corrente.ct-ipmf).
Para concluir todo o processo é apenas necessário salvar o perfil e começar a utilizá-lo;
Os atributos criados acima só podem ser utilizados para consulta.
O Otimizador de Telas também permite criar objetos de tabelas existentes que permitem tanto consulta como gravação de dados.
Para criar este tipo de campo, a tabela relacionada ao objeto (de onde se deseja buscar os dados) precisa estar em um banco de dados que não faça parte do produto EMS.
Usando o mesmo programa (cd1103) é apresentado abaixo um exemplo de atributo de tabelas existentes para gravação (exclusão e alteração).
Basicamente a forma de criação é a mesma, primeiramente é criado um novo perfil para o programa e depois disso, um novo objeto do tipo campo (fill-in).
Depois, é alterada a propriedade “Tipo Atributo” para “Atrib Tab Específica”. Após isso, deve-se pressionar o botão ao lado da propriedade ligação para executar a janela “Zoom Ligações”.
Na janela de criação de ligações deve-se escolher na página “Tabela” a tabela de um banco especifico que será relacionada a tabela externa (mgadm.cta-corrente), no exemplo, é selecionada a tabela “cta-corrente-ext” do banco de dados “alpha”. Neste tipo de atributo só é possível relacionar duas tabelas: a externa (no caso “cta-corrente”) e a tabela de extensão (no caso “cta-corrente-ext”).
A página relacionamento tem um funcionamento um pouco diferenciado do que foi exemplificado acima. Basicamente deve se escolher os atributos que devem ser semelhantes para estabelecer um relacionamento entre as duas tabelas: a externa e a de extensão. No exemplo foi estabelecido um relacionamento dizendo que os valores dos campos “cod-banco”, “agencia” e “conta-corren” da tabela “cta-corrente-ext” devem ser iguais, respectivamente, aos campos “cod-banco”, “agencia” e “conta-corren” da tabela “cta-corrente” .
O relacionamento entre as duas tabelas deve ser, obrigatoriamente do tipo extensão, ou seja, um para um (1 – 1).
O funcionamento da página “Filtro” é desabilitado para este tipo de ligação e o das páginas “Opções” e “Atributo” são semelhantes aos exemplificados anteriormente. No exemplo foi escolhido o atributo “char1” da tabela “cta-corrente-ext” do banco “alpha” na janela “Atributos Query”. Depois foi digitado o nome “bancoext” para a ligação e a mesma foi salva, fechando a janela.
De volta a janela “Zoom Ligações”, confirma-se a seleção da nova ligação criada. Nota-se que o tipo dela é “Tabela Extensão”, tipo válido para o objeto que está sendo criado.
De volta ao ambiente de desenvolvimento, procede-se da mesma forma que já foi exemplificada, entra-se no “Zoom Propriedade Nome” para que se possa escolher o atributo “alpha.cta-corrente-ext.char1” retornado pela ligação “bancoext”.
Nome Botão | Descrição |
Campo | Descrição | |||||
| ||||||
...