Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Rateio e Revaloração de Mão de Obra
O processo de Rateio e Revaloração de Mão de Obra têm como objetivo:
Realizar o rateio da diferença de horas entre o total de apontamentos originados do coletor e o total folha de ponto registrado pelo funcionário em um período;
Realizar a revaloração das apropriações de acordo com o custo do funcionário e horas trabalhadas no período.

Nota

Atenção:

...

 Antes de efetuar o Rateio e Revaloração será necessário: - Ativar a integração com folha de ponto e pagamento; - Importar e apropriar todos os apontamentos do período; - Fechar a folha de ponto do período; - Fechar a folha de pagamento do período; - Validar o parâmetro "Motivo de Improdutividade"

...

disponível em Opções|Parâmetros|

...

Totvs Obras e Projetos|Projetos|Mobilidade
Para

...

realizar o Rateio e Revaloração de Mão de Obra o usuário deverá primeiramente informar o mês/ano e selecionar as tarefas para processamento.

Informações

Observação:

...

 O mês/ano não poderá ser igual ou superior ao mês e ano corrente.
O período de processamento será compatível com o período da folha de  ponto.
Serão processados todos os membros que compõe a(s) equipe(s) do projeto e que são funcionários. Não haverá rateio para membro que se encontra inativo, somente ocorrerá a revaloração.
Quando não houver apropriações, as horas da folha de pagamento serão apropriadas na totalidade como produtivas. A apropriação da totalidade de horas da folha de ponto como produtivas, visa apropriar as horas dos funcionários que compõe as equipes administrativas e financeiras.
Antes de realizar a inclusão das apropriações e a atualização do preço unitário com o valor do ticket médio, deverão ser excluídas todas as apropriações realizadas pelo processo de rateio. Desta forma fica permitida a execução por mais de uma vez. Estas atualizações de apropriações serão consideradas no projeto após o recalculo.
No final do processo deverá ser exibido ao usuário o LOG e o status da execução informando se houveram erros, restrições ou sucesso.


Processo de Simulação
Este processo visa exibir ao usuário uma prévia dos rateios que serão realizados para os membros das equipes do projeto no período.
Após informar o mês/ano e clicar em "avançar", o sistema realizará a simulação do rateio. Caso não haja horas a ratear o sistema deverá exibir uma mensagem ao usuário informando que não existem horas a ratear e orientar ao usuário que poderá mesmo assim realizar a revaloração, para isto é necessário que o usuário dê continuidade ao processo.   Com as informações da simulação do rateio, o usuário poderá avaliar o resultado é optar por efetivar ou não. Para isto deverá marcar a opção "Executar o processo?" e clicar em "avançar".
Processo de Rateio
Consiste em realizar o rateio das horas calculadas que é a diferença entre as horas registradas na folha de ponto e as horas apropriadas.

Informações

Observação:

...

 Não será realizado rateio para membro inativo na equipe.
As horas apropriadas serão obtidas da tabela de apropriações. Considerando para cada membro, a soma da quantidade de apropriações realizadas dentro do período. Serão consideradas as apropriações de todos os projetos da coligada, ou seja, não haverá filtro por projeto, pois entendemos que o contexto para os cálculos deste processo é o funcionário.   As horas registradas na folha de pagamento serão obtidas através de integração com o Sistema de folha de ponto, que trata da busca de horas apontadas no período.
Após obter a diferença entre as horas do ponto e as horas apropriadas, será realizada a apropriação da diferença, somente se esta diferença for positiva. Deverá ser gerada a apropriação conforme descrito abaixo.
A data de apropriação será a do último dia do período. 
Quando o parâmetro do projeto "Mobilidade|Ratear horas improdutivas para a tarefa" estiver marcado, o TOP deverá gerar a apropriação na tarefa definida no parâmetro de mão de obra.
Quando o parâmetro não estiver marcado, o TOP deverá ratear entre as tarefas das apropriações do membro dentro do projeto e no período informado.
Quando o parâmetro não estiver marcado e houver necessidade de gerar apropriação para um membro que possui registro na folha de ponto, mas não possui nenhuma apropriação no período, o TOP identificará a tarefa através da planilha de atividades, pesquisando pelo insumo do membro na equipe e o centro de custos retornado da folha de ponto, pegando a primeira tarefa obedecendo à hierarquia do cadastro. 
Caso não seja possível identificar nenhuma tarefa pelas regras acima, o processo deverá gerar um LOG informando que não houve apropriação, explicando o motivo.

...



Processo de Revaloração
O objetivo é atualizar o preço de todas as apropriações geradas no período a partir do preço padrão do insumo.
O TOP irá realizar a atualização do preço unitário de cada apropriação do respectivo membro, em que a data de apropriação esteja dentro do período de processamento. O preço utilizado será o valor do ticket médio, que é o resultado do valor pago no período, dividido pela a quantidade de horas registradas na folha de ponto do período.
As horas registradas na folha de pagamento serão obtidas através de integração com o sistema de folha de ponto, que trata da busca de horas apontadas no período.
O valor pago para o membro deverá ser obtido através de integração TOTVS Folha Pagto x Mobilidade x Mobilidade, que trata da busca do custo do funcionário na folha de pagamento.
O ticket médio é obtido através da divisão do valor pago no mês para o funcionário pela a quantidade de horas registradas na folha de pagamento.
Caso o cálculo da Folha seja desfeito e a Folha seja calculada novamente no período, a revaloração deve ser executada novamente para atualizar as apropriações com os valores corretos.
Detalhamento de Cálculos
Cálculo do Ticket médio = (Valor pago no período / Número de horas do ponto no período). Calculo das horas improdutivas = (Horas do ponto - horas apropriadas nas tarefas)

Informações

Observação:
Esta funcionalidade não deverá estar disponível para projetos globais.


A partir da release 12.1.11, Apropriação de Mão de Obra Indireta também será realizada a partir do processo de revaloração, nos processos da apropriação de serviços/insumos, deixando de ser manualmente ou por importação.