Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Apropriar Custos de Apontamentos
Este processo efetua a apropriação de custos para o projeto, dos Ciclos de Transporte que foram obtidos via apontamentos de coletores móveis.
A apropriação de custos se dá acessando o anexo de "Apontamentos Conciliados" disponivel disponível em Cadastros|Mobilidade|Ciclos de Transporte, selecionando os registros (apontamentos) que se deseja efetuar a apropriação e acionando o processo "Apropriar Custos de Apontamentos".
O sistema verifica se dentre os registros selecionados existe algum com a situação de "Apropriado" ou "Pendente" e, em caso afirmativo, emite mensagem explicativa, abortando o processo. Em caso negativo, o sistema exibe no primeiro passo do processo a data e hora do último cálculo da curva ABC e a opção para cálculo da curva ABC. Caso a opção de cálculo seja selecionada a curva ABC será recalculada. O processo solicita que seja informado a obra/etapa/tarefa para os apontamentos. No lookup de tarefas somente serão exibidas tarefas que possuam como recurso (direto ou indireto) o insumo relacionado ao Ciclo de Transporte. Além disso, as tarefas exibidas deverão respeitar o parâmetro de projeto "Permite apropriar apenas serviço". Se o parâmetro estiver selecionado, poderão ser selecionadas apenas tarefas de último nível. Caso contrário, etapas e obras também poderão ser escolhidas. Com os dados informados, o sistema efetua os cálculos e faz a apropriação, o status dos registros apropriados são alterados para "Apropriado" e estes apontamentos não poderão mais ser alterados ou apropriados.

Atenção:

A apropriação não é um passo obrigatório e pode ser desabilitada via perfil e este deve ser o procedimento adotado caso deseje trabalhar somente com estatísticas (tiradas dos apontamentos dos coletores ou então dos apontamentos conciliados).
Caso algum apontamento não possa ser apropriado devido a alguma regra interna de apropriação então o sistema não o processará, mas continuará o processamento do próximo registro. Tais apontamentos que apresentaram erro serão listados ao final do processo com suas respectivas mensagens de erro.
O valor para a apropriação será calculado utilizando a distância do ciclo, preço do insumo, capacidade do bem, conforme previamente parametrizado no cadastro do ciclo. A seguinte fórmula será utilizada: DISTÂNCIA (QUANTIDADE DO CLICO) * PREÇO DO INSUMO * CAPACIDADE DO BEM
A forma de acompanhamento do Ciclo de Transporte pode variar, dependendo da forma como o serviço foi contratado. Sendo que, em alguns casos, a capacidade do bem ou a distância podem não serem consideradas no cálculo do valor a ser apropriado. Esta definição será feita no cadastro do Ciclo. A capacidade do bem/equipamento está no Manutenção de Ativos e, via sincronização, será enviada ao Corpore/Bens. Qualquer alteração necessária na capacidade do bem deve ser feita no Manutenção de Ativos do Protheus e será refletida no Corpore.
Atenção:

Caso não se deseje utilizar a capacidade de carga do bem no cálculo da apropriação, deve-se cadastrar o ciclo desconsiderando este campo. A mesma regra é válida para os casos em que não se deseja utilizar a distância no cálculo.

Observação:

Os apontamentos conciliados de Ciclos de Transporte aptos a terem seus custos apropriados ao projeto deverão estar com o status "Validado" o que indica que o mesmo já foi conferido e os valores de seus campos estão consistentes para gerarem a apropriação.
Ao final do processo de apropriação será exibida uma mensagem ao usuário informando o sucesso ou erro na execução.