Histórico da Página
Introdução
A conciliação de recebimentos com cartão visa verificar se a transação realizada via cartão foi paga pela operadora e compensar o extrato gerado por esse recebimento no momento da efetiva entrada do valor na conta corrente da empresa. Para realizar esse processo, o sistema irá confrontar os dados relacionados a baixa pelo meio de pagamento cartão contidas no TOTVS Gestão Financeira com o extrato eletrônico disponibilizado pelas operadoras de cartão.
- Permite a realização da conciliação financeira de forma automatizada
- Maior agilidade e eficiência operacional.
Formato do arquivo Cielo
O Extrato Eletrônico é disponibilizado pela Cielo. Nele, as informações são transmitidas de forma padronizada sem intervenção manual por meio do canal EDI (Eletronic Data Interchange). O processo de conciliação irá tratar o arquivo do tipo de extrato eletrônico 04 (Pagamentos) que permite conferir origem do pagamento recebido (tipo de venda, bandeira e cliente/estabelecimento que efetuou a venda) e conciliação com a conta corrente. O arquivo poderá conter informações dos valores pagos na conta corrente no dia do envio do Extrato e transações compensadas, já antecipadas ou cedidas anteriormente e pagamentos de parcelas em aberto. Em relação ao conteúdo, o arquivo do tipo 04 é formado pelos seguintes registros:
- 0 - Header
- 1 - Detalhe RO
- 2 - Detalhe CV
- 9 - Trailer
Parametrização do processo de conciliação
No parametrizador do Totvs Gestão Financeira em Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito, deverá ser configurada a conta/caixa de depósito do valor recebido da operadora, bem como o diretório dos arquivos de conciliação.
Baixa de lançamentos com meio de pagamento cartão. No caso de baixas realizadas através do Portal Educacional ou do TEF pelo módulo de caixa, as informações necessárias para a conciliação serão gravadas automaticamente pelo próprio sistema. Para as baixas manuais com esses meios de pagamento, o usuário deverá informar alguns dados necessários para a conciliação:
- Bandeira do cartão;
- NSU (número sequencial único gerado no PDV ou POS);
- Código da autorização;
- Número da parcela.
Essas informações serão armazenadas nos extratos gerados nas respectivas baixas. A baixa com o meio de pagamento cartão deverá ser realizada em uma conta/caixa específica para esse meio de pagamento para que seja transferida durante o processo de conciliação para a conta/caixa onde o valor foi efetivamente recebido.
Interface da conciliação
Disponível em Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito/Débito | Conciliação.
Nesta visão serão exibidas todas as conciliações existentes da coligada, permitindo o uso de filtros para seleção. Vinculadas a esta tela existe o anexo com as operações de venda e os processo de importação de conciliação, conciliação automática, conciliação manual e desfazer conciliação.
Tabelas envolvidas:
FCONCILCARTAO: Conciliação de operações de vendas com cartão de crédito
FCONCILIACAOGRPOPER: Resumo de Operações de venda
Importação dos dados para Conciliação
Cielo:
Processo para a importação do arquivo de extrato eletrônico com detalhamento de CV. Esse arquivo será disponibilizado pela Cielo e caberá ao cliente baixar o mesmo para uso.
O sistema armazenará os dados de conciliação para todos os casos. Os campos serão preenchidos de acordo com as informações contidas no arquivo importado e nos dados retornados pela conciliação.
Importante:
Em Perfil | Acesso a Menus, será listado o menu [03.05.03.01] Importação do Arquivo de Conciliação para habilitar o acesso ao processo.
SiTef: O arquivo de importação do SiTef é enviado pelas operadoras que autorizam a transação de pagamento organizando os arquivos em um modelo único para importação. Os arquivos serão gerados no formato CSV, ou seja, os campos são separados por ponto e vírgula (“;”).
Em relação ao conteúdo, o arquivo é formado pelos registros:
- 0 - Header
- 1 - Detalhes Venda
- 10 - Detalhes Crédito
- 9 - Trailer
Processo de Conciliação
O campo "Status conciliação cartão" (STSCONCILCARTAO) no extrato de caixa, referente ao armazenamento da conciliação do cartão de crédito não é editável e será composto das opções:
- Previsto (0);
- Pago (1);
- Rejeitado (2).
O campo não será editável e será visível somente quando o Meio de Pagamento conter um dos seguintes Tipos Primitivos:
- Cartão;
- Cartão de Débito.
A conciliação poderá ser feita automaticamente através das informações gravadas no extrato gerado pela baixa com meio de pagamento cartão. Caso não seja encontrado um registro correspondente no sistema será possível realizar a conciliação manualmente. Se a transação de venda (CV) retornar como rejeitada, o campo "Status de Conciliação do Cartão" no extrato ficará como "Rejeitado". Do contrário, caso a conciliação retorne o status do pagamento como "Agendado", "Enviado para o Banco" ou "A Confirmar" o campo "Status de Conciliação do Cartão" será alterado para "Previsto". Caso venha como "Pago" o Status de Conciliação do Cartão será alterado para "Pago".
Para os registros pagos, o extrato será compensado e a data de compensação será a data prevista de pagamento informada no registro de RO (Resumo das Operações). Além disso, serão gerados no sistema novos extratos de caixa vinculados ao extrato original que contém o valor correspondente ao lançamento financeiro recebido. O primeiro será feito uma transferência do valor efetivo pago pela operação na venda (descontada a taxa) com um novo tipo "Saque / Depósito Transferência na Conciliação com Cartão", gerando um extrato de saque na conta caixa do cartão (a mesma do extrato original) e um depósito na conta caixa de banco (conta caixa informada nos parâmetros da conciliação). O segundo será um saque na conta caixa cartão, criando um extrato com novo tipo "Saque Taxas Adm. Cartão" para o valor descontado como taxas e comissões sobre a operação. As transações existentes nos dados da conciliação que não forem conciliadas serão armazenadas na tabela FCONCILCARTAO e poderão ser conferidas pela empresa posteriormente. Ao final do processo será gerado um log com todos os itens conciliados com ou sem sucesso.
A imagem abaixo exemplifica o processo de maneira resumida:
Conciliação Manual
Para a correta execução do processo é necessário que uma importação de arquivo de conciliação tenha sido realizada previamente.
Para os extratos não conciliados automaticamente, o processo de conciliação manual permitirá ao usuário selecionar o registro de conciliação já importado, para que o sistema exiba os extratos ainda não conciliados.
Para a execução do processo, basta selecionar um registro na visão de conciliação. Na interface de conciliação manual, localizada em Movimentações Bancárias | Cartão de Crédito/Débito | Conciliação | Processos | Conciliação Manual, serão apresentados todos os extratos ainda não conciliados, conforme os arquivos selecionados.
O sistema possui uma flexibilização de filtros, além de possuir três modelos de visão além da visualização padrão. O usuário deve selecionar os itens correspondentes e solicitar a conciliação.
O usuário pode também, vincular vários registros e conciliar somente ao final do processo, facilitando a operação com vários extratos ao mesmo tempo.
O processo de conciliar os registros selecionados manualmente pelo usuário obedecerá todas as regras da conciliação automática.
Contabilização do processo de conciliação
Ao realizar o processo de conciliação dos extratos de caixa com os dados do cartão, existe a possibilidade de realizar a contabilização dos extratos gerados de Saque Transferência e também para o extrato referente ao saque manual da taxa. Será necessário que nos parâmetros de Integração Contábil, na etapa Contab. Extrato, o campo 'Default Contábil no Extrato' esteja configurado como 'Contábil'.
Para definir o evento acesse os parâmetros do financeiro | Contas a Receber | Baixas | Cartão de Crédito/Débito, na etapa Conciliação, seja definido o campo 'Evento contábil default para extratos da conciliação'.
Processo de Desfazer Conciliação
O processo de Desfazer Conciliação tem como objetivo descompensar e cancelar os extratos criados pela conciliação, garantindo que a movimentação das contas/caixas envolvidas sejam desfeitas. Também serão cancelados todos os extratos gerados na baixa do lançamento que foi compensado à conciliação.
Para desfazer uma conciliação é necessário selecionar um registro de conciliação na visão de 'Conciliação do Cartão' que esteja com status 'Conciliado', vá em 'Processos' => 'Cancelar Conciliação'. É necessário clicar 'Sim' para que o processo prossiga ou 'Não' caso queira abortá-lo. Quando o processo é executado com sucesso o status da conciliação muda para 'Não conciliado'.
Informações Complementares