Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Abaixo podemos observar em maiores detalhes o processo completo:




Geração da Base de treinamento e de Teste


Inicialmente é necessário definir o período de interesse que se deseja prever os prováveis evasores. Supondo que nosso período de interesse seja o 1º semestre de 2019 (figura 1):

...

Posteriormente, as informações da base de treinamento serão utilizadas para treinar o algoritmo de inteligência artificial e gerar o modelo preditivo. Já a base de teste será utilizada para validar o modelo preditivo gerado.


Geração do Modelo de Classificação


Neste momento, é necessário identificar algumas informações da vida acadêmica dos estudantes até o período de interesse definido. Estas informações são utilizadas para se realizar uma análise prévia de alguns aspectos acadêmicos e financeiros e identificar os padrões de comportamento destes alunos (figura 2):

...

• Modelo para o agrupamento dos estudantes: agrupa os estudantes com perfis semelhantes, considerando suas características acadêmicas e financeiras.


Validação do Modelo de Classificação


Nesta etapa, o modelo de classificação gerado será aplicado na base de teste. Desta forma é possível avaliar se o modelo possui uma precisão aceitável, pois os alunos da base de teste que abandonaram a instituição já são conhecidos.


Aplicação do Modelo de Classificação


Caso a precisão do modelo de classificação seja aceitável, ele será aplicado aos alunos matriculados no período de interesse.

...