Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

O Boleto representa uma estrutura de dados, que permite estabelecer o histórico de Boletos por Lançamento sem restrição por segmento, ou seja você poderá selecionar Lançamentos gerados por quaisquer segmentos da linha RM e gerar Boletos, desde que este Lançamento seja compatível com o processo.

 
Em consonância com o novo modelo de Baixas, um Lançamento baixado parcialmente não gera um novo Lançamento. Logo, se um Boleto for baixado parcialmente, este Lançamento poderá gerar um novo Boleto com um novo Nosso Número, Código de Barra e IPTE. Além disto, o sistema permite que sejam inseridos novos Lançamentos ao Boleto em aberto e que ainda não tenha o código de Barras/IPTE gerados. 
 

Os Boletos serão gerados a partir da visão de Lançamentos | Processos. Para garantir maior flexibilidade, o sistema disponibiliza as seguintes opções:

Um Boleto para cada Lançamento

...

Esta opção permite que seja gerado um boleto para cada Lançamento Financeiro selecionado.

Um Boleto para cada Cliente/Fornecedor

...

Nesta opção será gerado um Boleto pelo valor total dos Lançamentos a receber agrupados pelo Cliente/Fornecedor.

Um Boleto para cada Cliente/Fornecedor e data de vencimento

...

Esta opção permite que sejam agrupados vários Lançamentos a receber do mesmo Cliente/Fornecedor e data de vencimento em um único boleto. A data de vencimento do Boleto será a mesma data de vencimento dos Lançamentos selecionados. Neste caso, o valor do boleto (agrupado por Cliente/Fornecedor e data) será a soma dos valores líquidos dos Lançamentos na data do vencimento.

Observações:

O valor do Boleto será calculado na geração do Código de Barras porque o sistema permite que outros Lançamentos compatíveis sejam agregados ao Boleto. Para gerar o código de barras acesse o menu: Contas a Pagar | Receber | Boletos | Processos. Após a geração do Código de Barras nenhum dado que afete o valor líquido do Boleto poderá ser alterado.

...

Os campos de Usuário de criação, data de criação, usuário de alteração e data de alteração estão disponíveis na visão geral de boleto e podem ser usados na montagem do filtro da visão. 

Baixa de Lançamentos com Boleto

Para Lançamentos que tenham Boleto não será permitida a baixa pelos Lançamentos. A baixa deverá ser realizada através do respectivo Boleto (menu: Contas a Pagar / Receber | Boletos), podendo ser parcial ou total, manual ou por importação de arquivos de retorno.
 
Baixa parcial de Boleto

...

Ao incluir dois lançamentos que possuam "um boleto para cada lançamento" logo em seguida realizado a baixa com extrato agrupado e informando dois meios de pagamento "dinheiro e cheque por exemplo", ao cancelar a baixa de um dos dois lançamentos com a flag "Não gerar outro boleto para o lançamento após a baixa parcial" desmarcada o sistema deverá:
 
1º) Cancelar

  1. Cancelar as duas baixas do lançamento selecionado, e a baixa em cheque do outro lançamento deverá ser cancelada pois a mesma estava agrupada. Deixar o lançamento que não foi selecionado, parcialmente baixado.

...

  1.  Ao cancelar a baixa do lançamento o sistema deixa o boleto "Em Aberto". O outro lançamento que está parcialmente baixado deixa um boleto com STATUS "Baixado" e deve ser criado um outro boleto com o STATUS "Em Aberto" com o restante do valor.
  2. O lançamento deve possuir somente um extrato de caixa referente ao item de baixa. 


ObservaçãoObs.:


O boleto com o status "Em aberto" somente será criado quando a flag "Não gerar outro boleto para o lançamento após a baixa parcial" estiver desmarcada. Caso a Flag esteja MARCADA o sistema irá alterar o status do boleto criado de "Baixado" para "Baixado parcialmente".3º) O lançamento deve possuir somente um extrato de caixa referente ao item de baixa. 
 

Validações para o processo de inclusão de Boletos:

  • Os lançamentos não podem ter um Boleto Em Aberto;
  • Os lançamentos devem ter a mesma Conta Caixa;
  • A conta caixa deve estar ativa;
  • Os lançamentos devem ter o mesmo Convênio;
  • O convênio deve estar ativo;
  • A conta caixa deve ser compatível com o Convênio;
  • Os lançamentos devem estar Em Aberto;
  • Os lançamentos não podem ter sido faturados;
  • Os lançamentos não devem estar vinculados com Cartão de Crédito;
  • Os lançamentos não podem estar bloqueados;
  • Os lançamentos não podem ser Previsões;
  • Os lançamentos não podem ser Baixas Pendentes;
  • Os Lançamentos não podem ser do tipo Crédito de Adiantamento.

...

Durante o processo de geração de Boletos, o NOSSO NUMERO será gerado automaticamente, conforme definições no cadastro do Convênio. Já o Código de Barras e o IPTE deverão ser gerados através da visão de Boleto, Processos/ Geração de Código de Barras. Esta opção foi criada porque antes da geração do código de barras/IPTE o sistema permite que outros Lançamentos sejam inseridos ao Boleto. Após a geração do Código de Barras e IPTE não será permitida nenhuma alteração que afete os dados do Boleto.
 

Obs.:ervações

Para boleto do tipo Débito Automático não será possível gerar código de barras, com isso ao editar o boleto o botão de geração do código de barras estará desabilitado.

...