Páginas filhas
  • 2. Conversor do EAI 1.0 para 2.0

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Tempo aproximado para leitura: 00 min

01. Apresentação

O conversor do EAI 1.0 para 2.0 tem por finalidade disponibilizar acesso às novas rotinas de integração, convergir os pacotes de integração para aplicativos integrados, migrar as informações presentes na base para o novo modelo de dados e realizar os ajustes de base de dados necessários para cada pacote de integração instalado no EAI.


02. Acesso ao conversor

O acesso ao conversor de integrações é restrito a bases de dados que possuem o parâmetro de liberação, pois até o presente momento (fevereiro de 2019) ainda existem pacotes de integração não migrados para o EAI 2.0.

02.01. Análise de compatibilidade

A análise de compatibilidade do cliente com o EAI 2.0 deve ser realizada pelo consultor de implantação ou analista de suporte, que deve considerar as características:

    1. Todos os pacotes de integração utilizados pelo cliente devem estar disponíveis no EAI 2.0
    2. Caso haja planejamento de implantação de novos pacotes de integração, deve-se garantir que estes estejam disponíveis no EAI 2.0 até o prazo da implantação pois a conversão da base de dados é irreversível
    3. Verificar se o cliente possui customizações em suas Transformações XSLT ou nos SourceCodes
      1. Todas as customizações de integração do EAI 1.0 deverão ser re-codificadas pois o modelo de customização do EAI 2.0 não é retro-compatível.

02.02. Script de liberação

Caso após a análise acima seja constatado que o cliente é compatível com o EAI 2.0, deve-se solicitar ao suporte o script de liberação de acesso ao conversor. Sem a execução deste script o menu de acesso não é invisível ao cliente.

02.03. Caminho do menu

O processo de conversão está disponível no contexto de integrações, na árvore de menus de Mensagem Única.

Image Added 

03. Processo de conversão

O processo de conversão passa por 3 passos, melhor descritos nas sub-sessões a seguir.

03.01. Avisos e confirmação

A primeira etapa do processo de conversão de conversão é declarar-se ciente dos riscos e procedimentos de segurança.


 Image Added

03.02. Parâmetros de execução

Ao passar do primeiro para o segundo passos o conversor tentará obter automaticamente (vide imagem abaixo) a informação do SourceApplication de cada pacote integrado a partir do envio de uma mensagem única WhoIs para o WebService parametrizado no pacote.

Image Added


Logo após a consulta automática será apresentada a tela de parametrização da conversão, disponibilizando a lista de integrações a serem convertidas e a parametrização de mensagens a migrar para as novas tabelas.

Image Added


Podemos observar que na imagem acima o pacote de integração não teve seu SourceApplication identificado automaticamente, devendo assim ser parametrizado de forma manual através do botão "Atualizar por Sistema Integrado".

O SourceApplication pode ser identificado a partir de uma Mensagem Única trafegada via EAI 1.0, copiando o conteúdo de uma Tag de mesmo nome.

Image Added


A rotina de conversão não migrará mensagens com sucesso para a nova estrutura de tabelas, ficando a cargo do consultor no momento da conversão definir se deve-se ou não importar as mensagens de erro. É aconselhável que todas as análises do ambiente 1.0 sejam realizadas previamente, tornando assim a conversão das mensagens de erro desnecessárias.

03.01. Execução dos conversores por pacote de integração

Após a finalização da conversão por parte do EAI


03. Processo de conversão


03. Processo de conversão