Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Estornar Item Não Recebido
O processo do movimento "Estornar item não recebido" tem a função de reabrir uma cotação e a solicitação de compras relacionada à esta cotação, a partir de uma ordem de compra parcialmente recebida.
Este processo poderá ser usado tanto para movimentos gerados pelo módulo de cotação quanto no faturamento normal de movimentos.
O propósito deste processo é que ao acessar um movimento de ordem de compra que deverá estar com o status "parcialmente recebido", e executá-lo, a solicitação que gerou esta ordem será reaberta com o status de pendente, e, se no caso, se tratar de uma solicitação que gerou uma cotação, a cotação também será reaberta.
Observações: -

  • É preciso dar permissão ao perfil do usuário para ter acesso a este processo na visão de movimentos através da aba "acesso a menus" no cadastro de perfis. - Para o correto funcionamento do processo é preciso que o módulo de cotação esteja parametrizado para que a cotação permita gerar ordem de compra parcialmente cotada.

...

  • Para executar o processo é preciso que o movimento esteja com o status parcialmente recebido. Exemplo: O processo de cotação é definido da seguinte forma: Solicitação de compra

...

    • Cotação

...

    • Ordem de Compra

...

    • Nota Fiscal.

Quando uma cotação gera uma ordem de compra e esta é faturada, a cotação fica com o status de concluída e a ordem com status recebido. Porém se ao faturar a ordem é feito o faturamento parcial, a ordem fica com o status parcialmente recebido.
Neste caso, se for executado o processo "estornar item não recebido" no movimento de ordem de compra, esta ordem mudará o status para recebido.
A solicitação que gerou a cotação ficará com o status pendente, assim como a própria cotação.
É importante frisar que esta solicitação que foi reaberta, assim como a cotação, só possuirá os itens e quantidades que não foram faturados.
No caso de ser um processo de compra direto (Solicitação de compra – Ordem de Compra – Nota Fiscal) a ideia é a mesma.
A ordem na qual o processo foi executado foi executado fica com o status recebido e a solicitação fica como pendente e somente com os itens e quantidades que ainda não foram faturados.