Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

No final do Exercício Social a Contabilidade confronta Receita x Despesa para Apurar o Resultado do período (lucro ou prejuízo). O Resultado acresce (no caso de lucro) ou reduz (no caso de prejuízo) o Patrimônio Líquido.

Painel
borderStylesolid
titleUtilização dentro do ERP
Expandir
titleConceito

A rotina de apuração de resultados efetua o levantamento e cruzamento dos valores de receitas e despesas em um determinado período (exercício, mês, ano) obtendo destes lançamentos contábeis o resultado que pode ser de lucro ou prejuízo.

O programa permite a apuração a qualquer tempo, sendo o mais comum no período mensal ou anual.

A apuração de resultados utiliza o conceito Movimento que opera com períodos pendentes de encerramento sem causar impacto entre as apurações.

Para incluir esta rotina no menu do Contabilidade Gerencial, por meio do Configurador, o parâmetro MV_CTBLPV, deve estar com conteúdo igual a 211.

Dica

Em situações em que existam saldos não encerrados em períodos anteriores e observando que o lançamento de apuração se dará no valor do movimento do período, nesta situação, ocorrerão contas/ entidades que não terão o saldo encerrado.

Os filtros de entidades que não são utilizados, é necessário deixar em branco.  Para apuração anual não se utiliza de informações de conta ponte

O parâmetro MV_CTAPMVZ configurado com .T. faz o sistema considerar, na apuração do resultado, as contas com saldos zerados.

Caso após a apuração de resultados for identificada alguma diferença nos totais de saldos, não se deve utilizar a rotina Lançamentos Contábil Automático. Para isto, deve-se estornar a apuração em Estorno Apuração de Resultados e, em seguida, acessar Refaz Saldos/Reprocessamentos e, efetuar novamente a Apuração de Resultados.

Procedimentos

...

Expandir
titleParâmetros
ParâmetroDescriçãoValor Padrão
MV_CTBLPVDefine a versão da rotina apuração de resultados211
MV_CTAPMVZDefine a versão da rotina de Apuração de Resultado considera as contas cujos saldos de debito e credito no período de apuração estejam zerados.T.
Expandir
titlePráticas Recomendadas

Os passos abaixo compõem um procedimento de verificação altamente recomendável para garantir que a rotina de Apuração de Resultados seja executada corretamente.

1º Passo - Verificação de apurações anteriores incorretas

Caso a rotina de Apuração tenha sido executada anteriormente na data que será apurada e nestas execuções anteriores o resultado obtido foi incorreto, devem ser verificados os seguintes pontos:

...

  • Caso após a apuração de resultados for identificada alguma diferença nos totais de saldos, não se deve utilizar a rotina Lançamentos Contábil Automático. Para isto, deve-se estornar a apuração em Estorno Apuração de Resultados e, em seguida, acessar Refaz Saldos/Reprocessamentos e, efetuar novamente a Apuração de Resultados.
  • A rotina de apuração de resultados pode ser executada em outra empresa / filial, porém é necessário obter o controle sobre a execução em modo multifilial para que não seja possível realizar a apuração de resultados na mesma filial por usuários diferentes, é exibida a mensagem: Não foi possível excluir o arquivo: "+ "_LP" + EMPRESA + FILIAL + “AA” (ano com 2 dígitos) Erro - Arquivo em uso ou travado. Enquanto a rotina de apuração de resultados esteja sendo processada, não será possível digitar movimentos contábeis, pois é necessário obter os saldos estáticos no momento da apuração.
  • Não podem haver registros na TABELA SX5 – LP com a mesma data que será apurada.
  • Não podem haver registros nas tabelas de saldos com os campos CQx_LP preenchido com “S” e com “Z”, sendo que os registros com “S” seriam os do exercício que estará sendo apurado e os registros com “Z” os saldos apurados na data desejada.
  • Não podem haver lançamentos de apuração no CT2 com a data que será apurada.
  • A apuração incorreta anteriormente efetuada deve ter sido estornada pela rotina Estorno da Apuração de Lucros e Perdas (CTBA215)

2º Passo - Reprocessamento e conferência de saldos

É recomendável que antes da execução da Apuração de Lucros e Perdas seja executado um reprocessamento do mês que será apurado, para conferência dos saldos anteriores e finais deste mês.


3º Passo - Parâmetros da Rotina de Apuração

Para cada entidade contábil utilizada, deve haver uma entidade de apuração cadastrada, ou seja:

Se utilizar: Conta Contábil, Centro de Custo, Item Contábil e Classe de Valor, deverá haver uma Conta de Apuração, Centro de Custo de Apuração, Item Contábil de Apuração e Classe Valor de Apuração.

Estas entidades de apuração devem ser válidas, ou seja, devem existir em seus respectivos cadastros, e não podem ter sido utilizadas em outras movimentações / lançamentos.


4º Passo  - Encerramento do exercício

Após a apuração de resultados é altamente desejável o bloqueio do calendário a fim de não permitir digitação de lançamentos contábeis retroativos nas contas de resultado e da conta de apuração, uma vez, que as contas de resultados já foram zeradas.

Expandir
titlePerguntas Frequentes

1) Como saber se estou usando a rotina correta para realizar a apuração de resultados?

Acesse a rotina pressione SHIFT+F6, clique em Avançar e verifique se a rotina em uso é a CTBA211, caso não seja, será necessário alterar o parâmetro MV_CTBLPV de 210, para 211.

2) Como criar um histórico padrão para ser utilizado na rotina de apuração de resultados?

É necessário utilizar a rotina Cadastro de histórico inteligente (CTBA070), disponível no menu de cadastro do modulo Contabilidade Gerencial.

3)  Durante a apuração é exibida a mensagem: "Não foi possível excluir o arquivo: "+ "_LP" + EMPRESA + FILIAL + “AA” (ano com 2 dígitos) "Erro - Arquivo em uso ou travado."

Essa mensagem e um controle do semáforo para não permitir apuração de resultados por 2 instâncias na mesma empresa / filial.

A rotina de apuração de resultados pode ser executada em outra empresa / filial, mas o usuário deverá ter controle sobre a execução em modo multifilial para não solicitar na parametrização filial de / até a mesma faixa de filiais já em execução em outra instância, uma vez que não existe um controle automático sobre a filial que está sendo processada.

Enquanto a rotina de apuração de resultados esteja sendo processada, não será possível digitar movimentos contábeis, pois é necessário obter os saldos estáticos no momento da apuração.

4) Como parametrizar a rotina para zerar as contas de Receita e Despesa na contabilidade

Importante: Antes de executar a rotina de apuração de resultados, execute o reprocessamento de saldos(CTBA190) e então acesse a rotina APURAÇÃO DE RESULTADOS(CTBA211) e siga o CheckList abaixo:


Expandir
titleExemplo - Apuração para controle gerencial (Conta Ponte) e Encerramento

1) APURAÇÃO MENSAL , BIMESTRAL , TRIMESTRAL até mês 11 ( Sem encerrar, ou seja sem zerar os saldos das contas de despesas e receitas ), em Dezembro executar o Item II.

  • Considera Entidades: Rotina de Apuração
  • Conta Ponte : 5.1.1.01
  • Conta Apuração de Resultado : 5.1.1.02
  • Conta De: 3 Até : 41103
  • Considera entidade ponte = Sim.
  • Data : Posicione-se no último dia do mês, bimestre ou trimestre para rodar esta rotina.

Observação: O sistema considera no saldo conta a conta de Despesas e Receitas, e realiza um lançamento deste saldo na Conta Ponte 51101 contra a conta de Apuração de Resultado 51102.

Execute este processo até o mês de Novembro.

Ao trabalhar com apuração Mensal, Bimestral ou Trimestral deve-se trabalhar com Conta Ponte.


2) APURAÇÃO ANUAL - Zerando as contas de DESPESAS , RECEITAS e Ponte (5.1.1.01). No mês de Dezembro realize o procedimento:

  • Considera Entidades: Rotina de Apuração
  • Conta Ponte: Não informar nada
  • Conta Apuração de Resultado : 5.1.1.02
  • Conta De: 3 Até : 5.1.1.01 (Conta ponte) Se fez apuração (Mensal, Bimestral ou Trimestral), caso seja anual informar até a Conta 41103
  • Considera entidade ponte = Não
  • Data : Posicione-se no último dia do mês para rodar esta rotina.

Observação: Nesta etapa de apuração anual o valor do resultado estará contido na conta de Apuração de Resultado transitória 5.1.1.02. Desta forma não são gerados lançamentos na conta do Patrimônio Líquido, por exemplo: Grupo 2.


3) APURAÇÃO ANUAL - Zerando a conta transitória Apuração de Resultado (5.1.1.02)

Realize este procedimento no final do exercício anual, o sistema utiliza o saldo da conta transitória de Apuração de Resultado 5.1.1.02 e realiza um lançamento na conta de Resultado. 2.2.2.01

  • Considera Entidades: Rotina de apuração
  • Conta Ponte : não informar nada
  • Conta Apuração de Resultado: 2.2.2.01 (Conta de resultado)
  • Conta De: 5.1.1.02 Até : 5.1.1.02 (Transitório de apuração de resultado)
  • Considera entidade ponte = Não
  • Data: Posicione-se no último dia do mês para rodar esta rotina.

Regra para executar o procedimento de Encerramento na Contabilidade Gerencial:

Caso seja utilizada a conta Ponte: Execute os Itens 1,2 e 3.

Ou

Caso não seja utilizada Conta Ponte: Execute os itens 2 (Informando nos parâmetros Conta De / Até as contas de Despesas até a última conta de Receitas) Neste Caso: Conta De : 3 Até : 41103 e item 3.

Observação: O Encerramento do exercício CTBA400, fecha somente o calendário contábil, impedindo após o encerramento novos lançamentos contábeis neste período encerrado , porém os relatórios são emitidos normalmente.

Expandir
titleExemplo - Apuração Trimestral : Apuração Sem conta PONTE

Neste cenário as contas são zeradas, ou seja  zerar os saldos das contas de despesas e receitas )

1º trimestre

Período 01/01 a 31/03

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração; Conta do patrimônio


2º trimestre

Período 01/04 a 31/06

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração; Conta do patrimônio


3º trimestre

Período 01/07 a 31/09

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração ; Conta do patrimônio


4º trimestre

Período 01/10 a 31/012

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração; Conta do patrimônio


- Verifique que a rotina CTBA007 ou na tabela CW0, o sistema gera quatro registros

- 20140331Z

- 20140631Z

- 20140931Z

- 20141231Z

Obs. : Para apuração trimestral não deve utilizar conta ponte não são gerados registro com a letra Z

Expandir
titleExemplo - Apuração Anual : Apuração Sem conta PONTE

Neste cenário as contas são zeradas, ou seja  zerar os saldos das contas de despesas e receitas ) 

Período 01/01 a 31/12

Da conta: Receita

Até: ultima Despesa

Conta apuração ; Conta do patrimônio


- Verifique que a rotina CTBA007 ou na tabela CWO, osistema gera um registro

- 20141231Z